SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA:
STAN GETZ
Stanley Gayetsky, nasceu na Filadélfia em 2 de fevereiro de 1927 e morreu em Malibu, Califórnia em 6 de junho de 1991.
Foi um saxofonista estadunidense de jazz. Fez parcerias com João Gilberrto e Tom Jobim, tornando-se um dos principais responsáveis em difundir o movimento musical brasileiro conhecido como bossa nova pelo mundo.
Nos anos 50, Stan Getz tornou-se famoso como intérprete do cool jazz, tocando com Horace Silver, Johnny Smith, Oscar Peterson entre outros. Os seus dois primeiros quintetos incluíam nomes como o baterista de Charlie Parker, Roy Haynes, o pianista Al Haig e o contrabaixista Tommy Potter. Em 1958, Getz muda-se para Copenhagen com o objetivo de deixar seu vício em drogas.
No regresso aos EUA, em 1961, Getz torna-se uma das principais figuras da bossa nova. Junto com Charlie Byrd, que tinha regressado de uma turnê no Brasil, Getz grava “Jazz Samba” , em 1962, que se torna um sucesso. A faixa principal era uma adaptação de “Samba de Uma Nota Só” (escute no player abaixo), de Tom Jobim. Stan Getz ganha o Grammy de Melhor interpretação de Jazz, em 1963, com “Desafinado”
Grava com Tom Jobim e João Gilberto e com Astrud Gilberto (então esposa de João). A sua interpretação de “Garota de Ipanema”, dá-lhe mais um Grammy. Esta música tornou-se uma das canções mais conhecidas do jazz latino de todos os tempos. O álbum Getz e Gilberto , ganhou dois Grammys (Melhor Álbum e Melhor Single), superando so Beatles, em “Hard Day’s Night”. Em 1967, Getz grava com Chic Corea e Stanley Clarke.
Nos anos 70 e 80, é influenciado pelo jazz fusion e pelo electric jazz, utilizando um Echnoplex no seu saxofone. Os críticos não gostaram da nova experiência, o que levou Getz a desistir desta sonoridade, regressando ao jazz mais tradicional e acústico. A partir dos anos 80, gradualmente, Getz deixa a bossa nova e opta por um estilo menos tradicional, mais esotérico.
EM AÇÃO!
AUDIÇÕES
S-h-i-n-e
Stan mostra que também tem agilidade e capacidade de improviso. Uma peça em andamento rápido.
Body And Soul
O timbre suave e aveludado: características marcantes de Getz
Jordu
Oito minutos de improviso do mestre!
‘té mais!
3 comentários:
Valeu acompanhar-me, Rodrigo. Tou aqui tbm.
Abraços!
Pô Sergio, teu blog é bem legal, acompanharei com prazer!
E obrigado pela presença!
Só uma palavra: Sensacional!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!