Charles Ives |
- 47 – The Unanswered Question (1906) – Ives
Inteligentemente descrito por Aaron Copland como “um gênio no deserto”, Charles Ives via a música apenas como uma parte (e de pouca importância) de sua vida, acreditando que “todas as coisas são Uma”. Agente de seguros por profissão, em seu “tempo livre” ele produziu uma incrível série de obras-primas “brutas” que não apenas antecipam as complexidades rítmicas de Stravinski e Bartók e as audácias harmônicas de Schoenberg, mas tambem apontam para os surrealismos poliestilísticos da escola francesa do entre-guerras, além das liberdades formais da vanguarda do pós-guerra.
Cordas | Madeiras | |
X |
The Unanswered Question (Pergunta sem resposta) parece englobar toda a problemática de se encontrar uma direção para a música na era pós-romântica, com suas sedutoras harmonias nas cordas questionadas por figurações das madeiras que não mantêm qualquer relação com o material das cordas e, gradativamente, aumentam em urgência. No final – outra das pequenas revoluções de Ives – , se não há qualquer sensação de resolução, quanto mais de terminalidade.
Influenciados: Cowell, Grainger
Gravação Recomendada: Chicago SO/Michael Tilson Thomas (Sony)
Texto extraído da Revista Classic CD, nº 19
AUDIÇÃO
The Unanswered Question
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!