Catedral de Milão
Perusio é mais comumente conhecido pela versão italiana de seu nome, Matteo da Perugia, principalmente devido ao fato de suas poucas obras que sobreviveram existirem em manuscritos italianos, e também por ele ter trabalhado em Milão, onde conheceu a fama. Ele foi, a princípio magister capellae e o único cantor na ainda incompleta Catedral de Milão, de 1402 a 1407 e de 1414 a 1416. Ele também é um dos muitos compositores medievais cuja existência póstuma fica por um fio, visto que quase tudo do pouco que restou está em um único manuscrito. Um incêndio e ele deixaria de existir.
Perusio é uma fascinante voz do século XV, que ocupa aquele período anterior à invasão da Europa pelas melodiosas consonâncias do contraponto inglês. Como a de Cicconia, seu contemporâneo, sua música é intimista, erudita e preucupada mais com as estruturas internas que com a expressão externa ou a beleza sonora. Perusio, contudo, é original em seu uso particular dos ritmos, da textura e, ocasionalmente, de uma inesperada dissonância.
Seu estilo sacro é brilhante e quase jazzístico, bem como sua expressão secular é mais sombria, do que as composições de seus contemporâneos, quase introvertida.
AUDIÇÃO E ANÁLISE
Gloria: Spiritus et alme - Perusio
Este é o Glória da Missa a quatro vozes. O texto tradicional recebeu seis versos extras, quatro dos quais são em louvor à Virgem Maria.
00:00 – Como dde costume, as palavras iniciais são entoadas em cantochão, e a escrita vocal começa com “et in terra pax” (00:09). O tempo todo, duas intrincadas vozes mais agudas dançam uma em torno da outra, acima das duas vozes mais graves, que se movimentam com mais lentidão. O foco principal recai sobre as intrincadas vozes mais agudas, plenas de enérgicas explosões rítmicas. Tudo é cantado com rapidez, embora haja alguns momentos mais lentos, como o belo “Domine Deus” (01:40).
02:52 – O Glória atinge o momento dos louvores a Maria, e a música assume um caráter arrebatado até chegar ao “cum sancto spiritu”, quando se desacelera por alguns instantes.
A partir de 03:49 a única palavra musical é o “Amen”, o que dá a Perusio uma última oportunidade de deixar que suas vozes mais agudas girem uma ao redor da outra, em uma gloriosa orgia de vocalizações em compasso ternário.
Texto extraído da revista Classic CD, nº 21
‘té mais!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!