Claude Achilles Debussy |
- 7 - Prélude à l'après-midi d'un faune (1895) - Debussy
Quando começou a música do século XX? Provavelmente em 1895, ano em que o Prélude de Debussy foi ouvido pela primeira vez. O compositor Gordon Jacob esteve presente à primeira execução na Inglaterra poucos anos depois. Ele lembra que, depois dos últimos compassos sonolentos e brilhantes, houve um silêncio total na platéia, que estava simplesmente perplexa demais para reagir de qualquer outra forma. Não se tratava tanto da impecável perfeição formal da obra, nem de sua admirável invocação do poema de Mallarmé ou de seu mundo sonoro único e ultrapessoal. O feito de Debussy fora conseguir articular uma nova percepção de como a música clássica ocidental podia realmente funcionar. O desenvolvimento do Prélude flui sem esforço, mas sua sensibilidade e abordagem técnica operam de forma muito diferente daquela da tradição clássica ou romântica. Suas frases sucedem-se de um modo cuja conexão é elíptica e não linear; embora se trate de música tonal, ela opera em uma tonalidade que se relaciona com as claves tradicionais de maneira estranha e sutil. Por exemplo, a frase sinuosa e flutuante tocada pela flauta e que inicia a obra é, a princípio, ouvida sem acompanhamento; depois, ouvimo-la de maneira idêntica, mas suavemente acompanhada pelas cordas da orquestra em ré maior; em seguida, tocada novamente de maneira idêntica, desta feita acompanhada em mi maior. Nenhuma versão soa mais definitiva ou imaginada de maneira menos bela que as outras. O jovem Debussy as vezes falava de seu apaixonado desejo de libertar a música das sufocantes convenções da tradição acadêmica. Seu Prélude mostrou exatamente o que ele queria dizer com isso.
Influenciados: quase todos os grandes compositores do século XX
Gravação recomendada: Jordan (Erato)
Texto extraído da revista Classic CD nº 20
AUDIÇÃO
Prélude - Debussy - conduzido por Boulez
Baixe AQUI!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!