Public Enemies (2009)
Diretor: Michael Mann. Com Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cotillard.
Anos 30, grande depressão estadunidense. John Dillinger é o galante assaltante de bancos que é perseguido pelo recém criado FBI que estabelece uma força tarefa apenas para capturar o chamado “Inimigo Público Nº1”.
Um filme muito bem produzido e dirigido que mostra de forma romântica a vida de um assassino e assaltante de bancos.
Acho biografias de criminosos, em geral entediantes. Uma vida de riscos, sempre andando no fio da navalha e encontra seu fim não por ter cometido algum deslize, mas por ser traído por alguém, ou seja, são “super-heróis” perfeitos e tudo teria dado certo se dependesse só deles, mas não, sempre tem os invejosos ou os chantageados que acabam entregando de bandeja o bandido herói.
Outro clichê desse tipo de filme é o fato dos policiais serem despreparados e idiotas. Felizmente isso não acontece aqui. Christian Bale interpreta um agente epenhado e profissional que vê sua caçada como um bem para a sociedade e não mede esforços para obter sucesso, demonstrando em muitos momentos mais sangue frio que o próprio contraventor.
Há um certo perigo no roteiro pois sugere uma inversão de valores na relação entre policial e criminoso, ou seja, ficamos mais atraídos com o segundo do que com o primeiro e torcemos para que ele se dê bem. Pessoas com pouca firmeza ética podem ser influenciadas negativamente com este contexto. Entretanto, ao final fica claro que o crime não compensa.
Marion Cotillard faz o papel da mulher de malandro e sua atuação (assim como a dos demais), não causa grandes impactos.
Seguindo essa mesma linha de filmes que narram os passos de bandidos famosos, sugiro também a produção recente francesa, dividida em duas partes, Inimigo Público Nº1.
Com ótima interpretação de Vincent Cassel, o filme tem como diferencial e atrativo o ótimo desenvolvimento no roteiro e na interpretação da personalidade de Mesrine, um criminoso real que aterrorizou a França nos anos 60 e 70 e que foi friamente assassinado pela polícia.
A primeira parte é eletrizante já a segunda é bem lenta e cansativa, mas no geral, a caracterização de Mesrine, não que seja melhor, mas é mais interessante que o Dillinger de Johnny Depp.
Veja os trailers:
‘té mais!
3 comentários:
Link real book (acho que está escrito em C):
http://avaxhome.ws/ebooks/music/the_real_book_volume1_2_3.html
Valeu Salsa, vou lá conferir!
Sou fã de Star Trek, então não gostei de vê-lo em 15º mas tá valendo. Só a aparição de Leonard Nimoy já valia o 10º
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!