Para conhecer o projeto “50 OBRAS REVOLUCIONÁRIAS” clique AQUI!
- 50 - Les Nuits d’eté (1840-56) – Berlioz
A mélodie é a canção de arte francesa, equivalente ao lied alemão, mas com um estilo próprio. Berlioz foi o primeiro de seus grandes compositores, e Les Nuits d’eté, o ápice de sua obra.
Ele compôs estas seis canções em 1841, sobre versos de Theophile Gautier, originalmente para a voz de mezzo (voz feminina situada entre a contralto e a soprano), ou tenor, com acompanhamento de piano.
Posteriormente, orquestrou a canção “Absence” para Marie Recio, sua amante e futura esposa; depois, em 1856, orquestrou todas as seis, tendo em mente um cantor diferente para cada uma delas, dedicadas a cada um deles. Foi só bem depois que o ciclo se tornou exclusivo dos mezzos, que geralmente transportaram as canções para diferentes tonalidades. A importância do ciclo Les Nuits d’eté está em sua originalidade, não apenas na sensibilidade e no exotismo românticos que se tornaram características da canção francesa, mas também por ser o primeiro grande ciclo de canções com orquestra, antecipando Wesendonck Lieder de Wagner.
Influenciados: Gustav Mahler; Richard Strauss; Benjamin Britten.
Gravação Recomendada: Kasarova (RCA)
Fonte: Revista Classic CD nº 19
Posts relacionados:
AUDIÇÃO
Com Anne Sofie Von Otter
Les Nuits d’eté
01 – Villanelle
02 – Le Spectre de La Rose
03 – Sur Les Lagunes
04 – Absence
05 – Au Cimetieri
06 – L’ille Inconnue
1 comentários:
Oi primo, seu blog tá bombando hein rsrsrs..
O meu continua em constante mudança, credo como enjoo rápido dos layouts...não sei se te passei o novo endereço então anota aí...
http://blogdapipres.blogspot.com/
Beijos
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!