Claudio Monteverdi |
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- Nº 45 - Vésperas (1610) - Monteverdi
A grande coleção de Monteverdi de obras litúrgicas intitulada , por amor à brevidade (o título completo tem 22 palavras), As Vésperas é, sem dúvida, a maior coleção de música sacra do século XVII de um único compositor. Estranhamente, pouco se sabe sobre a ocasião para a qual a obra foi composta, embora evidências internas sugiram que, na verdade, ela se destinava a ser executada em uma única sequência, da mesma forma que os motetos são colocados entre os salmos das vésperas. Se assim for, deve ter sido um serviço muito longo, pois há mais de 90 minutos de música, sem o segundo Magnificat (ninguém sabe por que Monteverdi publicou dois deles).
A importância dos 13 diferentes itens é a forma pela qual eles estabelecem, e às vezes combinam, a velha polifonia do século XVI com a "nova prática" do XVII. Na verdade, alguns dos itens são até mesmo chamados de concertos, empregando ritornellos instrumentais. Existem até mesmo empréstimos da ópera no uso, por exemplo, nos efeitos de eco. Esta relação entre a música religiosa e a operística vai surgir repetidamente na história subsequênte da música, até mesmo no Réquiem de Verdi.
Influenciados: Grandi, Cavalli, Schutz
Gravação Recomendada: La Capella Reial; Coro del Centro Musica Antica di Padova/Jordi Savall (Astrée Auvidis)
Texto extraído da Revista Classic CD, nº 19
AUDIÇÃO COMENTADA
Vésperas com Jordi Savall
Trecho: "Laetatus Sum" - Início
Laetatus Sum é o Salmo 122, "Alegrei-me quando me disseram", uma oração a Jerusalém e uma comemoração a ela. O salmo é musicado segundo a avançada moda da época, usando um grupo de instrumentos de metal (contínuo) como base principal sobre a qual seis vozes solos se entrelaçam.
00:00 - A figura caminhante do início é usada como refrão ao longo de toda a composição (retornando pela primeira vez em 01:10).
01:15 As duas vozes de tenor tendem a se juntar no início de cada seção, para depois se unirem aos dois sopranos, que cantam de maneira notavelmente floreada em 01:44. Esta é uma música altamente avançada e expressiva.
02:01 As vozes enfatizam a construção seccional que segue o poema com grande fidelidade. O cantochão é delicadamente incorporado à textura.
03:41 O ritmo se desacelera um pouco, à medida que os tenores, seguidos pelas outras vozes, reverentemente oram pela paz de Jerusalém.
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