Karlheinz Stockhausen |
- 13 - Ylem (1972) - Stockhausen
Ylem foi o ápice da evolução das partituras de notação estrita à música que existe apenas na execução, e o conceito de composição começou a parecer irrelevante. Em Aus den Sieben Tage (1968), a "partitura" compreende instruções verbais: pede-se aos executantes que jejuem por quatro dias "em completo silêncio... durmam o mínimo possível... fechem os olhos/apenas ouçam." Os músicos devem interpretar as palavras de Stockhausen segundo suas próprias personalidades e experiências. Ele ampliou esta técnica de risco para a orquestra com Ylem. A partitura convida os músicos, reunidos em torno de um teclado, a tocarem uma nota do centro da extensão de seus instrumentos, para em seguida se afastarem do centro, em termos sonoros e fisicamente, espalhando-se pelos limites físicos do local da execução até que, ao ouvirem uma sílaba gritada, retornem gradativamente ao ponto de partida. Pode-se dar crédito a ele enquanto compositor? Bem, os músicos contam como são fortes suas orientações, e as execuções são sempre inquestionavelmente stockhauseanas. Você decide.
Influenciados: Cornelius Cardew, Miles Davis, Beatles, etc.
Gravação recomendada: Stockhausen Verlag 21
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
AUDIÇÃO
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