No final dos anos 70, o rock seguia basicamente duas tendências: havia o progressivo, super elaborado e pesado do Rush e do Yes e, em resposta, o punk: cru, também pesado e fadado ao esgotamento. Eis que em 1977, Mark Knopfler, um ex-jornalista e professor, juntamente com seu irmão David, que era assistente social e mais dois malucos: John Illsley e Pick Whiters, resolvem formar uma banda de rock, mas com uma proposta totalmente diferente do que estava na moda.
Para atingir esse objetivo, eles buscaram nas raízes do rock a base para a inovação pretendida. Esses quatro ingleses optaram por uma sonoridade mais leve e muito arraigada no blues, no country, no folk e no rock tradicional. Surgia assim a banda Cafe Racers.
Mark Knopfler aprendeu guitarra sozinho, e por isso desenvolveu uma forma incomum, mas eficiente para tocar: utiliza apenas três dedos na mão direita. Isso impede um certo virtuosismo, mas dá uma sonoridade diferente à sua execução e a torna original e criativa; tanto que muitos o consideram um guitar hero.
Um belo dia, quando a banda estava reunida, o baterista Pick Whiters, observando a precariedade dos equipamentos, roupas e condição financeira; resolveu rir da situação e falou que a banda, na verdade deveria se chamar “Dire Straits” (que em inglês é uma gíria usada para designar algo ou alguém em situação financeira muito ruim), o que vendo hoje é uma ironia, pois a banda foi uma das mais bem sucedidas da história da música e Mark Knopfler é um dos músicos mais ricos do planeta; todos riram na época e resolveram adotar esse novo nome.
Em 1978, um empresário do selo Vertigo, resolveu apostar nos caras e contratou o Dire Straits para gravar. O álbum é o que analiso hoje. Como remavam contra a maré musical vigente, o tal do empresário foi muito corajoso em lançar esse disco e quebrou a cara, ele foi totalmente ignorado na Inglaterra.
Então o grupo foi tentar a sorte nos Estados Unidos e acabaram sendo contratados pela gigante Warner Brothers, que, encurtando o caso, fez uma divulgação legal e eles estouraram; inclusive na Inglaterra.
Claro que a história continua. Não perca mais sobre o Dire Straits em posts futuros!
Dire Straits (1978)
Curiosidades do álbum:
- Sultans of Swing, foi o primeiro single e é até hoje um dos maiores hits da banda.
- Foi lançado 6 meses depois do single, ficando entre os 5 primeiros das paradas
- Nos Estados Unidos ficou entre os 3 mais vendidos e levou um disco de platina duplo.
Faixas Comentadas
01 – Down To The WaterlineUma beleza de abertura com a guitarra em evidência. Quando a banda entra, mostra a característica típica do som do Dire Straits. Mark Knopfler canta muito parecido com Bob Dylan e seus solos com a guitarra limpa são ótimos!
02 – Water Of LoveUm rítmo bem praiano que lembra alguma coisa do Lulu Santos. A voz vem dobrada. A harmonia é simples mas muito agradável.
03 – Setting Me UpA pegada fica mais para country, a guitarra recebe reverb e o rítmo é dançante.
04 – Six Blade KnifeTranquila na harmonia e forte na letra. Blueseira! Destaque para os contra-cantos da guitarra.
05 – Southbound Again
Não sei, não gosto do acompanhamento da guitarra base, acho que o timbre dela não me agrada.
06 – Sultans Of SwingO que dizer desta? É destaque e pronto! Super-inspirada! Quem nunca ouviu deve ser de outro planeta.
07 – In The GalleryOutra que bebe no country e no blues. Sincopada e com rítmo moderado.
08 – Wild West EndA base é com um banjo, a bateria usa a lateral da caixa; uma balada.
09 – LionsAgradável, relaxante, bluseira.
Comentários e adaptação do texto: Rodrigo Nogueira Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
2 comentários:
Dire Straits é demais.Walk Of Life e Brother In Arms são maravilhosas,ótimo post !!!
Dire Straits realmente é muito bom
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!