Banda irlandesa formado em 1969 por Phil Lynott (baixo e voz), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra). Como várias bandas até os dias de hoje, o Thin Lizzy começou tocando covers em clubes e aos poucos incluía no repertério algumas composições próprias.
Depois de conseguirem contrato com a gravadora Decca, gravaram dois discos com seu som que misturava folk e blues. À partir do terceiro, Vagabonds of Western World, mudaram seu estilo e optaram por composições mais pesadas o que acabou lhes trazendo o sucesso, principalmente com os singles Whiskey in the Jar e The Rocker.
Em 1973, a banda é remodelada: Eric Bell sai da banda e entram, o futuramente ícone do blues “branco”, Gary Moore (foto) , o escocês Brian Robbertson e o americano Scott Gorhan.
Em 1976, estouram com o memorável álbum Jailbreak e seu conceito é elevado para “super banda”. A consagração definitiva vem em 1978 com Live and Dangerous, álbum que trato neste post. Daqui em diante, o Lizzy passa a ter problemas e vários membros são substituídos, além do líder Phil Lynott piorar vertiginosamente com seu problema com drogas.
O último álbum de estúdio foi lançado em 1982 e, 1983 ficou marcado por sua turnê de despedida, pois logo em seguida, a banda acabaria.
Phil Lynott tenta seguir adiante formando uma nova banda: Grand Slam, mas seu consumo excessivo de drogas o debilitou e, em 1986, o negro, filho de pai brasileiro e mãe irlandesa, morre. Todo ano, no dia 4 de janeiro (dia de sua morte) é realizado um show em sua homenagem.
Live & Dangerous (1978)
Download: Live & Dangerous: Parte 1/Parte 2
CURIOSIDADES DO ÁLBUM
- Um dos melhores álbuns ao vivo da história
- É uma coleção dos melhores momentos e não um único show corrido (como a maioria dos discos “ao vivo”)
OUÇA AS FAIXAS:
MEUS DESTAQUES EM VERMELHO
- Jailbreak
- Emerald
- Southbound
- Rosalie/Cowgirl's Song
- Dancing in the Moonlight (It's Caught Me in Its Spotlight)
- Massacre
- Still in Love With You
- Johnny the Fox Meets Jimmy the Weed
- Cowboy Song
- The Boys Are Back in Town
- Don't Believe a Word
- Warrior
- Are You Ready
- Suicide
- Sha La La
- Baby Drives Me Crazy
- The Rocker
Adaptação do texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipedia
Curiosidades:1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
2 comentários:
Parece bem interessante. Estou baixando o cd. Confesso que nunca tinha ouvido falar deles, mas se tocam blues misturado com qualquer coisa fica bom. Na pior das hipóteses ouve-se apenas a parte do blues! rsrsrsrsrs
Parabéns pelo blog! Bjks!!
Obrigado menina!
Eles tem sim influência do blues, mas o som deles é mais Hard rock!
Caso queira dar uma conferida no som das bandas antes de baixar o disco, sempre disponibilizo um player com ele na íntegra pra ouvir.
bjks!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!