segunda-feira, 10 de maio de 2010

(GI) - The Germs


Série Álbuns Históricos: 1979 - 4/43


The Germs foi uma banda rodeada de mistérios, principalmente por causa de seu vocalista Darby Crash. Pouco de sua história é realmente comprovada. O que se sabe com certeza é que a banda surgiu em 1977, acabou em 1980 (não estou levando em consideração os revivals) e lançou apenas um álbum que se tornou um marco para o punk.

O que escrevo abaixo são informações extra-oficiais que carecem de fontes para a comprovação. Para o artigo, pesquisei sites de punk e o wikipedia.



Os dois fundadores da banda, Jean Paul Beahm e Georg Rutheberg, haviam sido expulsos da universidade sob a estranha alegação de "usarem o controle da mente sobre os colegas", e decidiram formar um grupo punk. Jan Paul adotou o nome de Darby Crash e Georg passou a ser chamado de Pat Smear. 


Sabe-se lá como, conseguiram usar um estúdio da Capitol Records para fazer algumas audições onde selecionaram um baixista e um baterista, as escolhidos foram Lorna Doom (baixo) e Dootie Danger (Belinda Carlisle - foto, que depois dos Germs, foi integrante das Go-Go's, mas isso é outra história). Compuseram algumas músicas e começaram a fazer shows.


As apresentações da banda raramente chegavam ao final, pois eles incitavam violência na platéia e o pau quebrava! Darby (foto), que além de viciado em drogas, também gostava de se auto-mutilar, se cortava com vidro e outros materiais em pleno palco e jogava sangue e outros fluidos corpóreos em quem estivesse pela frente, além de xingar a galera sem dó. Uma vez arrumaram confusão com os integrantes do grupo Blondie (leia sobre o Blondie aqui) e a pancadaria foi forte. Quase sempre eram expulsos dos clubes em que se apresentavam.

Após muitas tentativas frustradas, conseguiram gravar um single: Formation, que vinha acompanhado do seguinte aviso: "Ouvir essa gravação causa câncer na orelha". Só em 1979 é que conseguiram gravar um álbum em estúdio e ele foi chamado de (GI), o conteúdo consegue captar boa parte do caos que a banda exalava - esse é o disco que "apreciaremos" hoje.

O grupo implodiu em janeiro de 1980 e, poucos dias depois, Darby foi encontrado morto em um banheiro público. A lenda diz que ele fez um ritual a base de drogas e mutilação e que foi encontrado deitado sob a forma de uma cruz; sobre sua cabeça havia a frase "Aqui jaz Darby C..." - morrera antes de terminar a frase.

A facção punk fã dos Germs é a mais radical e é muito comum seus integrantes queimarem os pulsos com brasas de cigarro, seguindo o exemplo do vocalista da banda.

(GI) (1979)









Curiosidades do álbum

  • (GI) significa Germs Incognito
  • Músicas como Richie Dagger's Crime e American Leather fazem deste álbum um dos mais repulsivos discos de punk.
  • A produção foi da cantora Joan Jett.
  • O guitarrista Pat Smear chegou a ser integrante do Nirvana entre os anos de 1993 e 1994
Audição Comentada


Meus Destaques em Vermelho


Comentário geral:
O álbum é homogêneo, ou seja, se você gostar de uma, provavelmente irá gostar de todas. O vocal é estragado, a banda manda todas em alta velocidade e poucos acordes. Ótimo disco para embalar uma festa punk-hardcore-quebradeira! (na última faixa parece que tem um ogro usando o microfone) - Eu gostei. Os fãs de vinil vão curtir, pois o áudio que disponibilizei está analógico. 

01 - What We Do Is Secret
02 - Communist Eyes
03 - Land Of Treason
04 - Richie Dagger's Crime
05 - Strange Notes
06 - American Leather
07 - Lexicon Devil
08 - Manimal
09 - Our Way
10 - We Must Bleed
11 - Media Blitz
12 - The Other Newest One
13 - Let's Pretend
14 - Dragon Lady
15 - The Slave
16 - Shut Down (Live)
Interminável (mais de 9 minutos), caótica: os caras improvisam sobre uma escala pentatônica do baixo sem a menor preocupação em se manterem afinados. O ritmo é mais lento e a microfonia é um elemento quase constante. Darby, ao invés de cantar parece que está mastigando o microfone. Uma boa demonstração de como eram os shows da banda.
















Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia e http://punkcrash.tripod.com
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer





Quer sugerir um artista, banda ou compositor para participar da Série "A Pedidos" e ainda ter seu blog/site divulgadoclique aqui!




14 comentários:

Anônimo disse...

bom texto, mais essa historia de punk que é punk não pega nada bem..

Rodrigo Nogueira disse...

Obrigado pelo elogio, agora explica aí: pq não pega bem?

Valeu!

mara* disse...

contra a música punk uma série de preconceitos...há duas semanas se apresentaram aqui na minha cidade os 'garotos podres' com suas letras politizadas e irônicas, carregadas de sarcasmo e humor, e é claro, eu fui ver...

beijão

mara* disse...

agora sim, o topblog está funcionando...já votei

Rodrigo Nogueira disse...

Que legal Mara! Nem sabia que os caras ainda estavam na ativa!

E aí, esse show rende um postzinho com aquele seu texto super qualificado de sempre e algumas fotinhos?

Puxa vida, fico muito orgulhoso de receber seu voto. Sei lá o que deu na minha cabeça para querer participar desse concurso... ainda estou engatinhando com esse negócio de blog. Seu apoio significa muito para mim!

Outro beijão pra vc!

Anônimo disse...

essa banda é um lixo, alias, punk rock de verdade, so é legal pra quem saca ingles, ou os nossos punks aq q cantam em portuga, dai sim é massa. Mas os d fora do país eu nem curto muito.

Anônimo disse...

viva o Punk e sua violência

Rodrigo Nogueira disse...

Anônimo 1 - Punk rock de verdade meu chapa, é atitude e não letrinha bonitinha. Vc diz que os caras são um lixo porque você não entende o que eles falam? Para com isso! As bandas que cantam em português têm suas características próprias mas toda a influência vem de bandas como The Germs e outras. Você pode gostar ou não do que você quiser, mas não pode negar a importância de bandas como essa e Sex Pistols, Television, The Saints, The Clash, Ramones, X-Ray Spex, Dead Kennedys e outras; simplesmente porque sem elas, as bandas nacionais que você diz que gosta nem existiriam.

Anônimo 2 - Viva o punk e sua violência de expressão musical, não sua violência de fato!

Obrigado por comentarem, pena que não deixaram seus nomes.

Abraço!

Piggy disse...

"Você quis dizer: Sex Pistols?"
Google sobre The Germs.

Rodrigo Nogueira disse...

Desculpe Piggy, mas não entendi o que vc quis dizer

Anônimo disse...

è acontece um fato estranho ainda...por que no rock roll, tem bandas antigas da decada de 50 que ja tocavam com 2 notas e 3 notas, como o conhecido punk dos anos 70...musicalmente nao existia novidade...so a atitude socialmente e policamente revoltada ou conciente...nao sei o q dizer...

abracos a todos

Rodrigo Nogueira disse...

O punk é uma subdivisão do rock, por isso é natural que tenha semelhanças.
A novidade não está na técnica (talvez a quase ausência de técnica?), mas na forma, na estética e na expressividade.

Sem contar que o punk transcendeu a música e se tornou tb um movimento social e um estilo de vida.

Não sei se sua intenção com o comentário foi desmerecer o punk, se foi, peço que reflita pois a música (quelquer que seja) não está encerrada apenas na questão da técnica musical, existem diversos fatores a serem analisados.

Caso tenha interesse, escrevi um artigo que trata das maneiras de ouvir música: "Você realmente gosta de música?" http://rodmanog.blogspot.com/2010/03/voce-realmente-gosta-de-musica.html

Abraço!

Anônimo disse...

Esta banda é muito boa e o G.I. uma obra prima! DARBY CRASH lives forever!

Anônimo disse...

Esta banda é muito boa, e o G.I. é uma obra prima. DARBY CRASH lives forever!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Conheça o Super Fusion Blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Sons, Filmes & Afins,

um refúgio para quem tem a mente aberta, mas opinião própria"

Marcadores

1975 (1) 1977 (1) 1979 (45) 2 Tone (1) 2001 (1) 50 Obras Revolucionárias (51) A Formação do Gosto Musical (8) A Pedidos (3) Abba (3) AC/DC (2) ação (14) Acervo Original (6) acid house (4) acid jazz (6) Acid Rock (1) acid techno (1) Aerosmith (2) afoxé (1) afrobeat (3) Allman Brothers Blues Band (1) Alternative Dance (1) Ambient (2) amizade (6) análise (1) animação (2) Aniversário (1) Arraste-me para o inferno (1) Art Blakey (1) art rock (5) aventura (4) axé (2) baião (1) baixo (6) baladas (3) balanço do ano (5) Barry White (1) bateria (2) be bop (8) Bebel Gilberto (1) Beethoven (6) Bela Fleck (1) Ben Affleck (1) Ben Kingsley (1) Berg (1) Berlioz (3) big band (2) Big Star (1) Bill Evans (1) Bill Wyman (1) Billie Holiday (1) Billy Bob Thornton (1) Billy Joel (1) biografia (3) black metal (2) Black Sabbath (1) Blackened Death Metal (1) Blind Faith (1) Blondie (1) Blue Cheer (1) bluegrass (1) blues (14) blues rock (1) Bob Dylan (1) Bob Marley (2) bolero (2) Bon Jovi (2) bossa nova (5) Boston (1) Boulez (1) Brahms (1) Brian Eno (6) Brittany Murphy (1) Brutal Death Metal (1) Buddy Guy (1) Burning Spear (1) Buzzcocks (2) Caetano Veloso (3) Cage (1) calipso (1) Camisa de Vênus (1) Cannonball Adderley (1) cantata (1) Carpenters (1) celta (2) Charles Mingus (1) Charlie Parker (2) Cheap Trick (1) Cher (1) Chet Baker (1) Chic (3) Chic Corea (4) chicago blues (2) Chico Buarque (2) Chopin (1) Choro (1) Christian McBride (1) Cícero (6) Clive Owen (1) comédia (16) Concerto (1) Cool Jazz (5) Count Basie (1) Counting Crows (1) country (7) country rock (3) Crumb (1) Curtis Mayfield (1) dance (3) David Bowie (6) Dead Kennedys (1) Death Doom Metal (1) death metal (6) debate (2) Debussy (2) Deep Purple (2) Def Leppard (1) Delaney Bonnie And Friends (1) delta blues (2) Dennis Hopper (1) Dennis Quaid (1) Dennis Wilson (1) Denzel Washington (1) Derek And The Dominos (1) Descartes (2) Destaques (1) Devo (2) Dianne Reeves (1) Dire Straits (1) disco (8) Divulgação (1) Dizzie Gilesppie (1) Django Reinhardt (1) Donizetti (1) Donna Summer (1) doo wop (3) Doom Metal (1) drama (27) Dream Theater (1) Drone Doom (1) Duke Ellington (4) Dulce Pontes (1) Dupré (1) Eagles (1) Earth Wind and Fire (3) easy listening (2) Electric Blues (1) electric-folk (1) Elis Regina (1) Ella Fitzgerald (1) ELO (1) Elton John (2) Elvis Costello (2) ensaio (25) Entrevista (1) época (2) Eric Clapton (3) Erroll Garner (1) Esta Música é Arte? (3) fado (2) Fairport Convention (1) Falecimentos (7) fantasia (4) Fela Kuti (1) Feldman (1) ficção científica (6) filme (69) Filosofia (3) flamenco (2) Fleetwood Mac (3) folk (9) Folk Metal (1) forró (1) Frank Sinatra (1) free jazz (4) frevo (1) Funeral Doom (1) funk (14) Funkadelic (1) fusion (10) Gal Costa (2) Gang of Four (1) Gary Numan (1) Genesis (2) Gershwin (1) Gesualdo (1) Gilberto Gil (2) glam rock (1) Glinka (2) Gluck (1) gospel (3) gótico (6) Grammy (2) Graziani (1) Gregory Isaacs (1) guerra (4) guitara (2) guitarra (5) gypsy jazz (1) Hank Jones (1) hard bop (4) hard rock (15) hardcore (2) Haydn (3) heavy metal (17) Herbie Hancock (2) hip-hop (5) Holger Czukay (1) Holst (1) homenagem (1) Horace Silver (1) Houghton (1) house (2) Ian Dury (1) Iggy Pop (2) indie rock (1) infantil (2) Iron Butterfly (1) Isaac (1) Isabelle Fuhrman (1) Ives (1) J.S. Bach (5) Jaco Pastorious (2) James Brown (2) Jamiroquai (1) Japan (1) jazz (44) Jazz Modal (1) Jean Michel Jarre (2) Jefferson Airplane (1) Jenifer Lopez (1) Jimi Hendrix (1) Jimmy Cliff (1) Jimmy Smith (1) Joan Armatrading (1) Joan Sutherland (1) João Gilberto (2) John Coltrane (1) John Mayall's Bluesbreakers (1) John Travolta (1) Johnny Alf (1) Joni Mitchell (3) Jorge Ben Jor (2) Joy Division (2) Judas Priest (1) Julia Roberts (1) Keith Jarrett (1) Kim Bassinger (1) Kiss (2) Kompha (1) Kraftwerk (2) krautrock (5) Led Zeppelin (2) Lee Jackson (1) Leibniz (1) Lenny White (1) Leonin (1) Listas (19) Liszt (2) Louis Armstrong (2) lundu (1) Machaut (1) madchester (2) Magazine (1) Mahler (2) Marcelo Nova (1) Maria Bethânia (1) Marianne Faithfull (1) Marvin Gaye (3) MDM (1) Meat Loaf (1) Medieval Metal (1) Melodic Death Metal (1) Memphis (1) Meryl Streep (1) Messiaen (1) Metal Progressivo (2) Michael Jackson (3) Mickey Rourke (1) Miles Davis (4) Miúcha (1) modal (2) modinha (1) Monteverdi (2) Motörhead (1) Mozart (6) MPB (10) músic eletrônica (3) música ambiente (4) música clásica (1) música clássica (4) Música do outro mundo (11) música eletrônica (4) música experimental (3) música industrial (2) Música na Cabeça (7) musical (1) Musicoterapia (1) Ná Ozzetti (1) Nat King Cole (1) Neil Young (1) new age (1) new wave (15) Ney Matogrosso (1) Nina Simone (1) Nirvana (1) O que é? (6) ópera rock (2) opinião (23) Oscar (1) Paco de Lucía (1) Parliament (2) Pat Metheny (1) Paul Giamatti (1) Paul McCartney (1) Paul Weller (1) Paulinho Nogueira (1) Paulo Moura (1) Penelope Cruz (1) Pere Ubu (2) Peri (1) Perotin (1) Perusio (1) Peter Frampton (1) Peter Gabriel (1) Peter Sarsgaard (1) Peter Tosh (1) piano (2) Pink Floyd (6) polca (1) Police (1) policial (5) pop (23) pop rock (4) pós-punk (6) Post-Punk (2) Poulenc (1) Power Metal (1) Presente (2) Primus (1) Prince (1) Progressive Death Metal (1) promocional (6) Public Image Ltd. (2) Puccini (1) punk rock (31) Quadrinho (1) Queen (1) Racionais MCs (1) Ramones (3) rap (2) Red Hot Chili Peppers (2) reggae (6) Reich (1) Return To Forever (1) Richard Wagner (2) Rick Wakeman (1) rock (70) rock de vanguarda (4) rock progressivo (9) rock psicodélico (3) rockabilly (2) Rolling Stones (2) romance (9) Ronnie James Dio (1) Rush (1) Russell Crowe (1) Rythm and Blues (5) Saint-Saens (1) Sam Raimi (1) samba (5) Sarah Vaughan (1) Satie (1) sax (1) Schoenberg (4) Schubert (3) Schumann (2) Scorpions (1) Scriabin (1) sebo (1) Série Especial de Domingo (80) Sex Pistols (6) Shirley Verrett (1) Show (1) Simone (1) Siouxsie and The Banshees (1) Sister Sledge (1) ska (1) smooth jazz (3) soul (9) soul jazz (4) speed metal (2) Spyro Gyra (1) Stan Getz (1) Stanlay Clarke (1) Star Trek (1) Steely Dan (1) Stéphane Grappelli (1) Steve Vai (1) Steve Winwood (1) Stevie Wonder (2) Stockhausen (1) Stravinsky (1) Sunday (1) Supertramp (1) surf music (1) suspense (14) swing (5) Symphonic Prog (1) synthpop (3) Talking Heads (2) tango (2) Tchaikovski (2) Technical Death Metal (1) techno (5) Television (1) Terri Lyne Carrington (1) terror (7) Tex (1) The Adverts (1) The B-52's (1) The Beach Boys (1) The Beatles (3) The Cars (1) The Clash (3) The Cramps (2) The Cream (3) The Crusaders (1) The Damned (1) The Doors (1) The Fall (1) The Germs (1) The Gun Club (1) The Hollies (1) The Jam (1) The Jazz Crusaders (1) The Modern Lovers (2) The Only Ones (1) The Penguin Cafe Orchestra (1) The Residents (1) The Saints (1) The Slits (2) The Specials (1) The Stooges (2) The Stranglers (2) The Trio (1) The Undertones (1) The Who (1) Thelonious Monk (2) Thin Lizzy (1) thrash metal (2) Throbbing Gristle (1) Titãs (1) Tom Jobim (2) Tom Petty (1) Tom Wilkinson (1) Top Blog (1) TOPS (1) Toquinho (1) Tracy Chapman (1) Traffic (1) trance (2) tropicália (3) Tudo isso é rock (1) valsa (1) Van Halen (2) Van Morrisson (1) Varèse (1) Vaughan Williams (1) Velvet Underground (1) Vera Farmiga (1) Vídeo (1) Viking Metal (1) Villa-Lobos (1) Vinícius de Moraes (1) Vinil (1) violão (1) Vivaldi (2) Watt 69 (1) Weber (1) Webern (1) Wes Montgomery (1) west coast jazz (1) Wheater Report (1) Willie Nelson (2) Winger (1) Winona Ryder (1) Wire (2) X-Ray Spex (1) Yardbirds (1) Yes (1)