Direção: James Cameron. Com Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver.
Sinopse: Os seres humanos tentam colonizar o planeta Pandora e acabam entrando em choque com os habitantes locais. Um emissário humano assume a forma de um nativo e acaba se envolvendo com eles de forma a virar-se contra a própria espécie.
Finalmente assisti Avatar (provavelmente fui o último do mundo!). Muitos já opinaram sobre o filme e sobre o fato de ter perdido o Oscar. Hoje trago minhas opiniões sobre ele. Como todos já viram, não há problema em "entregar" algumas cenas.
AVISO!
Caro leitor, não repetirei aqui os inúmeros elogios que esse trabalho recebeu, muitos até merecidos. Tratarei de alguns aspectos que julgo negativos.A maioria das pessoas têm endeusado esse filme o tratando como sensacional. Não concordo, tem seu valor e sua importância, mas também não é tudo isso.
Impressionante como foi desperdiçada uma oportunidade de trazer criatividade para o cinema. Apesar de tratar-se de outro planeta, Pandora funciona praticamente como a Terra. Seus habitantes dominantes são humanoides com costumes similares a inúmeras civilizações terrenas no decorrer do tempo e da história. Os animais idem, uma cavalo parece um cavalo, um lobo parece um lobo, um rinoceronte parece um rinoceronte e etc., decerto que estilizados, mas as estruturas estão todas lá. Claro que podemos pensar que na verdade, trata-se de uma metáfora para nossas realidades e problemas terrenos, ou seja, nos mostrar um espelho distorcido para que reflitamos sobre o que fazemos com nossa Terra. Se a intenção foi essa, por que não ser claro? Por que não foi feito na Terra mesmo, mostrando a realidade nua e crua? Por que dourar a pílula? De qualquer modo, se a mensagem era para ser dada de forma indireta, qual o problema em ser criativo?
A história mostra uma dicotomia tola de mocinhos e bandidos, a realidade não é essa simplicidade toda. Os Na'vi, assim como os humanos estão é preocupados com seus próprios interesses! O senhor Cameron que leve sua demagogia para lá, porque comigo não "cola".
O roteiro é patético e previsível. O desenrolar é cansativo com aquele treinamento de Jake Sully, aliás, o sujeito é um prodígio, pois em poucos dias ele vai de aleijão a "mestre-de-toda-a-cultura-e habilidade-Na'vi". Quantos filmes já vimos onde há essa mesma conversa do forasteiro que descobre ser o "escolhido"? Que se apaixona pela filha do chefe, tem um rival na habilidade de liderar e pelo coração da mocinha? Que no final tudo dá certo e todos vivem felizes para sempre? Que o companheiro morre trazendo o "momento sentimentaloide"? - O general humano é uma piada com sua filosofia de caserna e o almofadinha que lidera a expedição terráquia é estereotipado e inverossímil. Trata-se de uma reciclagem barata! (Na verdade cara, rss)
Sam Worthington mostrou mais uma vez como é canastrão. Zoe Saldana e Sigourney Weaver levam o filme nas costas.
James Cameron fez um belo e vistoso filme caça-níquel. Um pacote espetacular para um conteúdo sem graça, e vem com a maior cara-de-pau posar de ecologista. O verde que ele gosta é o do dinheiro!
Cineminha sessão da tarde para ver com a criançada.
Não concorda comigo? Não tem problema, mande um comentário, gosto do debate!
11 comentários:
Oxa, o filme é uma mistura de Matrix com senhor dos aníes só esses dão de goleada em Avatar, o q acontceu para ter sucesso, é que infelizmento o ser humano hj é guiado pela mídia, propaganda, e não tem mais cultura, tudo encanta até akeles vampiros imbecis de Crepúsculo encantam a s pessoas. Cameron fez filmes memoraveis e marcantes, diz ele que demorou 15 anos para fazer Avatar, mas acho que não percebeu que muitos fizeram filmes iguais a esse..cansativo, previsível até demais,tolo, atores que não marcaram, michelle rodriguez é sem expressão todos os filmes ta igual, posso até dizer q ela pgou um carro tunado, foi parar no inferno em resident evil e despertou em avatar, é a mesma. A demagogia de cameron naõ convence, e é igual a muitos filmes de hj Muita tecnologia, pouca história e critividade, ganhou os oscar merecidos, mas mais que isso seria injuto com muitos filmes....
Nossa! Vi logo que lançou e, 3 semanas depois, vi de novo - a primeira vez em 3D, a segunda em 3D IMAX. E, desde a primeira vez, tive a mesma sensação e as mesmas criticas que as suas!
Assisti de novo até por insistencia no meu trabalho. Na verdade, as opiniões contra a minha opinião eram tão incisivas que senti que, se não desse outra chance pro filme, poderia ficar tachado como cabeça-dura e "do contra". Assisti de novo e reconheci melhor os pontos positivos - a imersão no 3D é realmente unica, não é um 3D de "vamos jgoar algo na sua cara" e sim de "Olha só, vc tb tá aqui" - mas mantive minhas criticas. E assim mantive a fama de tacanha...
Marcelo, Matrix e Sr. dos Anéis também revolucionaram o cinema em termos tecnológicos, mas diferente de Avatar, têm um roteiro interessante.
Já sobre o sucesso de Avatar, acho que ele é justificável pois a experiência de assistí-lo em um cinema 3-D é sem precedentes. O problema é que certamente essa experiência se tornará comum com o surgimento de vários filmes que implantarão o mesmo sistema, e aí sobrará o que para Avatar e sua história fraca?
Abração!
Compostela, não se preocupe, você não está sozinho! É impressionante como as pessoas têm dificuldades em aceitar opiniões divergentes, chegam a se ofender ou a ofender!
Mas você está certíssimo, não devemos mudar nossa opinião por pressões.
O filme tem méritos como você bem destacou, e tem defeitos também oras, os fanáticos que aceitem isso!
Obrigado pela visita e pelo comentário, seja sempre bem vindo!
Abração!
O cara demoro 15 anos pra fazer o filme, o minimo q ele podia fazer era contratar um bom roteirista, os personagens n são complexos,n vi o pq daquele cabo usb q todos os animais tem existir, o cara teve q ser salvo pelo planeta, ele deve ter achado q numero sem poder de fogo aceitavel funciona...Eu faria um roteiro melhor e jah ateh vi um documentario mostrando como seria um outro planeta, e nele mostro q o bixo q mais parece com um ser hymano em capacidade, n tem nada haver com humano, foi o q realmente faltou: boa historia, bons personagens e mais criatividade...
Avatar = Pocahontas + Jurassic Park
"Impressionante como foi desperdiçada uma oportunidade de trazer criatividade para o cinema."
Vc ta maluco? Mais criatividade que essa cara teve pra criar esse filme é impossivel, Cameron criou um mundo novo, com plantas diferentes, animais diferentes, podem ate ser similares com os que vc citou. Ate concordo com sua afirmaçao sobre o treinamento de Jake Sully, demorado e talz, mas vim falar sobre criatividade eh uma ofença cara. Adorei sua resenha sobre o mesmo,citando pontos negativos como o roteiro e o desenrolar da historia, mas esse lançe de criatividade eu discordo.
Gustavo, valeu por participar! Vc tem todo o direito de discordar, alguns amigos meus que tb curtem cinema falaram a mesma coisa que você.
Quando falo que faltou criatividade, quero dizer que o ecossistema e habitantes do planeta são iguais aos da Terra, a diferença é que ficaram estilizados. Reconheço que houve criatividade nessa estilização, mas nada original foi criado (oportunidade não faltou), à excessão de alguns detalhes. Até a série Jornada nas Estrelas dos anos 70 conseguiu ser mais criativa nesse aspecto.
Que bom que tenha curtido o texto no geral, espero que volte mais vezes. Aqui no blog o espaço para quem discorda estará sempre garantido! Meu maior objetivo é levantar questões para o debate.
Abração!
Ah Obrigado
Adorei o blog
Mas e entao, em relaçao a Jornada das Estrelas(Star Trek) eu nunca vi, muitas pessoas elogiam a saga, um dia eu verei =D.
Agora uma outra saga otima é a de Guerra nas Estrelas (Star Wars), mesmo nos anos 70 Jorge Lucas estava muito a frente da sua epoca em relaçao ao pensamento e a criatividade.
Pode deixar...vou dar uma navegada pelo blog e deixar uns comentarios
Abraço
Grande Rodrigo, primeiramente peço desculpas pela minha ausência, além do trabalho/faculdade estou fazendo curso de Russo que está tomando bem o meu tempo, mas estou tentando pelo menos manter o Rattle vivo.
Avatar, concordo com tudo que falou, pra mim foi um grande fiasco. Tirando toda a revolução tech, como você mesmo falou, o filme é fraco demais, uma história inssossa que realmente é digna de sessão da tarde. José Wilker falou uma vez em uma reportagem que o cinema está condenado, cada vez mais a tecnologia vai substituir o material humano, que pra mim é fundamental. Não veremos mais paisagens pelo mundo, cavalos, lutas humanas, mas apenas efeitos, e desenhos CGI etc...
Viva Stanley Kubrick, Lynch, Scorcese, Polanski e mais uns outros que sempre permaneceram fiéis ao principal elemento do cinema, nós.
FORTE ABRAÇO!
Ô fabião, que desculpa que nada amigão, apareça quando puder, mas apareça! rsss. A coisa anda puxada por aqui tb, mas beleza! Nem pense em abandonar o Rattle, nós fãs contamos contigo! Russo?? Inusitado, não deve ser mole!
Quando se usa a tecnologia em benefício do filme, a coisa até pode ficar legal; o problema é quando fazem como em Avatar, que usam o filme em benefício da tecnologia, aí a coisa descamba para o que vc falou.
Viva essa galera! A propósito, tem filme do Polanski estourando pra logo e li que o Scorcese quer filmar a bio do Sinatra com De Niro e Paccino no elenco, que tal?
Abração!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!