Steve Reich |
Para conhecer o projeto “50 OBRAS REVOLUCIONÁRIAS” clique AQUI!
- 44 – Come Out (1966) – Reich
Apesar de denominada minimalista, Come Out é, sem dúvida, um verbete tardio da categoria musique concrete e um antecessor do Hip-Hop. A Symphonie Pour Un Homme Seul (1949-50), de Shaffer e Henry, usava fragmentos de vozes e outros sons, empilhados e repetidos. Em 1965, Reich criava It’s Gonna Rain, explorando a velocidade inconstante dos motores do gravador de fita, permitindo que trechos do discurso ficassem defasados do uníssono, assim criando um contraponto das sílabas. Um ano depois, ele produziu Come Out, uma obra mais completa e coesa. Ela condiciona cinco palavras breves - “come out to show then” – a um processo simples de “fases”, produzindo um bruxulear denso e hipnótico de som abstrato. Posteriormente, Reich aplicou esse processo a execuções instrumentais ao vivo, numa indicação de estar reagindo ao conceito do férreo controle do compositor e à indeterminação: “depois de o processo ter-se estabelecido, ele age por si próprio”.
Gravação Recomendada: (obras completas) Nonesuch
Texto extraído da Revista Classic CD, nº 19
AUDIÇÃO
Come Out – com Nonesuch
baixe aqui: Come Out
baixe aqui: Come Out
Quer sugerir um artista, banda ou compositor para participar da Série A Pedidos e ainda ter seu blog/site divulgado? clique aqui!
2 comentários:
Muito legal parceiro,aproveitei e votei no seu blog no premio,boa sorte !!!
Muito obrigado Guilherme!!
Fico muito feliz com seu voto, é a primeira vez que participo desse tipo de concurso, não faço nem ideia de até onde posso chegar...
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!