Série Álbuns Históricos: 1979 - 5/43
The B-52's é uma divertida banda estadunidense de new wave, que surgiu em 1976 durante um encontro de amigos em um restaurante chinês, que ficava na Georgia. Depois de vários copos de "Flaming Volcano" e muita cantoria, os companheiros Fred Schneider, Keith Strickland, Kate Pierson e os irmãos Ricky e Cindy Wilson acharam que deveriam continuar com a brincadeira e, quem sabe, ganhar alguma grana com isso. Strickland foi quem sugeriu o exótico nome alegando que havia sido indicado por uma "entidade" que o visitou em sonhos e lhe mostrou um avião cujo "bico" continha a inscrição B-52.
A proposta da banda era agregar à new wave, surf music, coreografias de dança e um figurino old fashion, que incluía avantajadas perucas para as moças. O negócio ficou bem diferente, o público não aceitou muito bem de cara, mas o grupo não desistiu. Fizeram diversos shows em clubes underground como o CBGB (sempre ele, já citei uma porção de bandas que começaram por lá em posts anteriores) e no Max's Kansas City. Apesar de esses locais serem redutos de punks, os marmanjos ficavam admirados com a beleza e as perninhas de fora das belas moças que integravam o grupo.
O primeiro single veio em 1978 pela gravadora DB, foi Rock Lobster. Vendeu a importante quantidade de 2000 exemplares, sendo que alguns deles foram parar na Inglaterra e na Austrália, onde muitos de seus habitantes se mostraram interessados, motivando assim a realização de alguns shows nestes países. Obtiveram grande êxito e um contrato com a gravadora Warner.
Em 1979 saiu o primeiro disco do grupo que tinha Rock Lobster como carro-chefe. O sucesso foi imediato e ganharam disco de platina. Gostem deles ou não, na época Paul Simon afirmou que The B-52's representava a música do futuro (anos 80) e, sem dúvida, foi o que aconteceu. Por isso muitos reclamaram achando que a música (dos anos 80) ficou vazia e alienada, e outros se alegraram achando que a leveza e a animação inspiradas pelo grupo trouxeram mais colorido e descontração para a década.
Por tudo isso, este álbum de estreia é considerado um marco histórico. Apresento então, The B-52's!
The B-52's (1979)
baixe aqui
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
Curiosidades do álbum
- O sucesso do disco rendeu à banda uma ponta no filme One Trick Pony
- Rock Lobster é quase um teatro musicado.
- Kate Pierson e Cindy Wilson, além de cantar também tocaram respectivamente, teclado e guitarra nas gravações.
- A faixa Downtown provavelmente entrou no álbum porque o grupo não tinha mais músicas e a gravadora não aceitaria fazer um LP com oito faixas.
Audição comentada
Meus destaques em vermelho
01 - Planet Claire
Quase toda instrumental. A linha do baixo lembra a trilha sonora de um filme ou série (não lembro qual, você se lembra? Mande um comentário!). No meio da música, somos apresentados à voz de barítono de Fred Schneider.
02 - 52 Girls
Aqui podemos ouvir um arranjo razoável para o canto das moças. O ritmo é mais acelerado. Boa faixa.
03 - Dance This Mess Around
O staccato do teclado se sobressai. O arranjo é vazio proporcionando protagonismo total para o canto que em certo momento torna-se uma conversa entre os integrantes. A estrutura é repetida do começo ao fim. Lembra muito o trabalho da Blitz do Evandro Mesquita e da Fernanda Abreu.
04 - Rock Lobster
Interessante os efeitos que as moças fazem com o canto, um vibrato forçado e engraçado. A música parece feita para integrar a trilha sonora de algum filme B ou algum episódio do desenho do Scooby Doo. Sem dúvida a melhor do disco.
05 - Lava
Um riff interessante, a melodia é revezada pelo canto de Schneider e das moças. O teclado fica no contracanto tocado em stacatto. Criativa.
06 - There's A Moon In The Sky
O teclado imitando uma voz humana aguda causa um efeito diferente (para a época). Simples na forma, mas interessante no geral, a guitarra mostra criatividade.
07 - Hero Worship
O canto está fora de tom (desafinado) em muitos momentos. O ritmo é bem marcado e a música parece amarrada.
08 - 6060-842
09 - Downtown
Esse número do título refere-se a uma piada que contavam entre eles que resolveram musicar. Schneider domina os vocais e as meninas acompanham fazendo um jogo de pergunta e resposta. A música parece que foi feita para uma encenação.
09 - Downtown
Sequência de acordes no teclado repetitiva e chata. Esse cover empobreceu o original.
Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: WikipédiaCuriosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
Quer sugerir um artista, banda ou compositor para participar da Série "A Pedidos" e ainda ter seu blog/site divulgado? clique aqui!
2 comentários:
Escolhi o seu blog para receber o Prêmio Dardos! Passa lá no meu blog e dá uma conferida.
Abraço!
http://historiofobia.blogspot.com/2010/05/premio-dardos.html
Muito obrigado Célio!
Passarei sim!
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!