Como acontece em muitos casos, os irmão Van Halen desenvolveram o gosto por influência dos pais. O pai era clarinetista e colocou os filhos Eddie e Alex para estudar piano clássico desde criancinhas. Em pouco tempo, eles notaram que piano não era a praia de nenhum dos dois e trocaram o instrumento por bateria e guitarra. O curioso é que Eddie optou pela bateria e Alex pela guitarra. Tempos depois é que perceberam que tocavam melhor o instrumento do outro e aí trocaram.
Em 1972, os irmãos já tocavam quase que profissionalmente fazendo covers em alguns festivais, quando encontraram David Lee Roth que era o vocalista da banda The Red Ball Jets. Foi convidado pelos irmão para integrar sua banda e aceitou. Pouco tempo depois, em outro festival, fizeram amizade com Michael Anthony, que era baixista e vocalista da banda Snake. Michael tocou algumas vezes com eles e logo foi convidado a se juntar à banda.
Nesse momento, o grupo chamava-se Mammoth, mas como descobriram que havia outra banda nos Estados Unidos com esse nome, optaram por trocá-lo, e o nome escolhido foi o da família dos irmãos, ou seja, surgiu enfim o Van Halen.
O line-up ficou assim: David Lee Roth (vocal), Edward Lodewijk Van Halen (guitarra e teclado), Alex Arthur Van Halen (bateria) e Michael Anthony (baixo).
Em 1976, Gene Simmons (Kiss), assistiu um show do Van Halen e curtiu. Ofereceu uma chance para os caras dizendo que mandaria uma demo deles para a gravadora. Eles se apressaram em conseguir um equipamento básico emprestado para gravar, só que a gravadora não se interessou. O incrível é que na fita continha uma primeira versão do hit Runnin’ With The Devil. Gene ainda tentou recrutar Eddie para o Kiss, mas sem sucesso. A banda continuou batalhando e no ano seguinte, um produtor da Warner conheceu a banda no mesmo bar que Gene os havia encontrado e não teve dúvidas: contratou o Van Halen.
Logo em 1978 saiu o primeiro álbum: Van Halen, que vendeu 12 milhões de cópias. É o que ouviremos hoje.
A história segue como o amigo leitor bem sabe, confira as leituras relacionadas abaixo!
Leituras relacionadas:
Van Halen (1978)
Download: Van Halen – Debut
Curiosidades do Álbum
-
Das buzinas de carro que anunciam “Runnin’ With The Devil” à arrasadora “On Fire”, o disco é uma mistura insuperável de elegância sonora e letras lascivas. -
Segundo a revista Guitar World, o solo de guitarra de “Eruption” só perde para o de “Stairway To Heaven” do Led Zeppelin. -
A versão da música dos Kinks “You Really Got Me”, é considerada superior à original inclusive pelo próprio Ray Davies (líder dos Kinks). -
O lado ruim é que influenciaram também as famigeradas bandas de “hair metal”, ou “hard rock farofa”.
Faixas Comentadas
Meus destaques em vermelho
01 – Runnin’ With The Devil
Com um riff forte e marcante, uma levada cadenciada e ótimos trabalhos vocais. A criatividade da guitarra de Eddie já se faz presente nas “pontes”.
02 – Eruption
Show de tapping! Eddie is guitar hero, o que mais dizer dessa faixa?
03 – You Really Got Me
Releitura de um clássico que ficou melhor que o original. Só faço uma ressalva, David Lee Roth não precisava de tantos gritinhos.
04 – Ain’t Talkin’ ‘bout Love
E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!!!!
05 – I’m The One
Super heavy, a guitarra esmirilha logo de cara. Alucinante do começo ao fim. Backing vocals perfeitos. Eddie sola a música inteira e Michael Anthony apura no baixo. A sessão de doo-wop no final é inusitada e fantástica!
06 – Jamie’s Cryin’
Mais uma cadenciada. Refrãozinho cretino. A guitarra se salva. A música não está a altura das outras do álbum, até termina com efeito fade…
07 – Atomic Punk
Eddie experimenta efeitos na guitarra e logo depois apresenta um riff matador!
08 – Feel Your Love Tonight
Quase comercial demais. Um dedinho (ou um gritinho) a mais e estragava.
09 – Little Dreamer
Fraquinha… UhhhhUhhhhh (ridículo!)
10 – Ice Cream Man
Baita blues só voz e violão! O Lee Roth quando quer até canta bem. No meio a banda entra e a coisa fica eletrificada. Michael Antony oferece a “cama” na pentatônica e Eddie pisa no acelerador.
11 – On Fire
Peso!! Quase um trash metal. Baita final de disco, deixa vontade de correr pra pegar o segundo álbum!
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
6 comentários:
Van Halen fez história com humor e virtuosidade, varios HITS, classicos, albuns de primeira categoria. Escuto Jump desde 1 ano de idade, e desse album citado destaco Running with devil e Ain´t talking about love 2 super calssicos q merecem ser apreciados...
Falou e disse meu chapa!
Nesse disco destaquei quase todas as faixas, vale a pena deixar ele rolando e prestar mais atenção nas b-sides também que são preciosas.
Abç!
Essa gravadora que não se interessou pela banda Van Halen, hoje se arrependeu muito. Afinal, como você mesmo colocou no post, a banda vendeu de cara 12 mlhões de cópias.
Conhecia muito pouco da história do Van Halen. Gostei mesmo!
Abraço...
Fala Tiago,
Essas coisas são difíceis de prever mas o cara se deu mal mesmo, rss.
Cara, pra falar a verdade, não sei se esse número de 12 milhões foi de cara ou é até hoje...enfim.
Tá rolando uma espécie de fórum no post "Você realmente gosta de música?" - tô convidando pessoal pra deixar sua opinião sobre o assunto, não quer participar?
Abç!
van halen é uma banda de respeito, de um exelente nível musical. esperamos ter o prazer de curtir um novo trabalho dessa banda tão importante para o cenário do rock. obrigado pessoal!
Olá Anônimo,
Realmente é uma grande banda! Não deixe de conferir as postagens sobre o segundo e terceiro discos!
Seguem os links:
http://rodmanog.blogspot.com/2010/07/ii-van-halen.html
http://centralmusical80.blogspot.com/search/label/Van%20Halen
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!