SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA:
STÉPHANE GRAPPELLI
Em 26 de janeiro de 1908, Paris, França, nasceu o grande violinista de jazz Stéphane Grappelli. Filho de pai italiano (era marquês) e mãe francesa.
Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas 4 anos de idade, então seu pai o mandou para um orfanato pois, na mesma época, foi convocado para servir na Primeira Guerra Mundial.
Tornou-se logo artista de rua, pianista em cinemas (os filmes não tinham audio e havia um pianista que tocava ao vivo para complementar o filme), saxofonista e acordeonista. Apesar de ter estudado dois anos no Conservatório de Paris, a maior parte de seu conhecimento veio de forma auto-didata. Era um virtuose.
Adquiriu fama ao integrar o super Quintette du Hot Club de França, do qual também fazia parte o violonista/guitarrista Django Reinhardt.
Após a guerra, sua fama atravessou o Atlântico e ele foi convidado para gravar com Duke Ellington, Oscar Peterson e outros. Não tocava “apenas” jazz, fazia música erudita e participou de gravações ao lado da lenda do violino erudito Yehud Menuhin e do maestro Andre Previn.
Uma curiosidade é que gravou um solo para a música Wish You Where Here, do Pink Floyd, mas como na mixagem ficou quase inaudível, o violinista não foi creditado. Roger Waters justificou dizendo que seria um insulto ao grande mestre do arco.
Colaborou com inúmeros artistas de vários estilos, segue uma lista incompleta: Django Rinhardt, Bill Coleman, Michelle Legrand, Oscar Peterson, Luis Bellson, Phil Woods, Jean-Luc Ponty, Joe Venuti, Claude Bolling, Gary Burton, Hubert Clavecin, David Grisman, Barney Kessel, Yo Yo Ma, Yehudi Menuhin, Helen Merrill, Marc Fosset, Toots Thielemans, Mcoy Tyner, Baden Powel, Paul Simon, Earl Hines, Michel Petrucciani, etc.
O grande Stéphane Grappelli faleceu no dia 1º de dezembro de 1997, pouco depois de passar por uma cirurgia para tratar de hérnia.
EM AÇÃO!
AUDIÇÕES
Do disco “Verve Jazz Masters, Vol. 11”:
01 – Pennies From Heaven
02 - Ain't Misbehavin'
Do disco “Jazz In Paris, Vol. 1”, com Oscar Peterson:
03 – Flamingo
04 – Looking At You
05 – My One And Only Love
4 comentários:
Olá amigo! Obrigada pelo apoio e carinho. Aos poucos entro nos trilhos. Um gênio este Grapelli!
Que bom Mara, fico feliz, vi até que já voltou a postar! Conte comigo amiga!
Bj!
Não há dúvida de que domina o instrumento.
Um abraço.
Drauzio Milagres
Muito bom, obrigado por este momento.
Abraços forte
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!