Banda formada em 1973, na cidade de Akron, Ohio, EUA, por Gerald Casale (baixo), Bob Lewis (guitarra), Bob Casale (guitarra), Mark Mothersbaugh (sintetizadores), Fred Weber (vocal) e Rod Reisman (bateira).
Gerald Casale e Bob Lewis se conheceram na universidade onde faziam artes. Um dos conceitos que compartilhavam era de que o ser humano (tiravam por base a sociedade estadunidense), ao invés de estar evoluindo estava regredindo (involuindo, de-evolution em inglês), ou seja, o comportamento do ser contemporâneo era o de “rebanho”, poucos pensam por si, a maioria é massa de manobra. O que simbolizava esse conceito era a figura mítica do demônio “D-Evolution”, criado para suas mensagens panfletárias. Daí o nome “Devo”, nada mais do que uma abreviação do conceito. Das atividades artísticas para a formação de uma banda foi um pulo.
O irônico é que comprovando sua teoria da estupidez humana, o maior sucesso do Devo, Whip it (algo como “chicotear”), que na verdade tinha uma mensagem contra a política do governo Reagan, foi entendida pela massa de ovelhas como se fosse uma referência à masturbação, e aí estourou de vender! (lógico).
Como nenhum deles era exímio instrumentista e a expressão da indignação juvenil era representada pelo punk (que qualquer retardado toca, mas que precisa de uma certa pegada para ser expressivo), optaram à princípio por esse gênero.
Só que a forma do Devo era mais satirica do que furiosa, mais bufa do que guerreira, mais cabeça que coração; então mudaram gradativamente para o pos-punk e, em seguida para o new wave.
A banda existe até hoje e já teve diversas formações. O line-up clássico durou dez anos (de 1975 a 1985), e era formado por: Gerald Casale (baixo e vocais), Mark Mothersbaugh (sintetizadores, guitarra e vocais), Bob Mothersbaugh (guitarra, teclado e vocais), Bob Casale (guitarra, teclado e vocais) e Alan Myers (bateria e percussão eletrônica).
O álbum apreciado hoje é o primeiro do grupo e contou com a produção do onipresente Brian Eno (Roxy Music, David Bowie, Talking Heads e tantos outros). Quando foi lançado, causou espanto geral, a crítica ficou dividida, muitos não entenderam direito qual era a mensagem. Recentemente, os especialistas o tratam com mais carinho e quase que unanimemente o colocam em todas as listas de “melhores” que são convidados a participar.
Q: Are We Not A Man? A: We Are Devo! (1978)
Download - Q: Are We Not A Man?...
CURIOSIDADES DO ÁLBUM
- Seus principais temas são a loucura, a demência e a paranóia que imperam na sociedade em geral em pessoas ditas “normais”.
- Apesar de usarem bastante sintetizadores, nem se compara com a quantidade enorme de seu uso em álbuns posteriores.
Ouça as Faixas
Meus destaques em vermelho
01 – Uncontrollable Urge
02 – Satisfaction (I Can’t Get No)
03 – Praying Hands
04 – Space Junk
05 – Mongoloid
06 – Jocko Homo
07 – Too Much Paranoias
08 – Gut Feeling
09 – Slap Your Mammy
10 – Come Back Jones
11 - Sloopy (I Saw My Baby Getti’n)
12 – Shrivel Up
Comentários e adaptação do texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
6 comentários:
Muito bom seu blog,se vc não se importar a gente pode fechar parceria.
Feel The Rock N Roll
http://destroyerockcity.blogspot.com/
Saudações Roguigo. Obrigado por se tornar uma seguidora do Borboletas de Jade, sua casa de jazz e vanguarda. Muito me honro em poder descobrir sua amizade e simpatia pelo blog. Naveguei pelo Diva e confesso que estava merecendo um achado como esse. Parabéns e volte mais veses com comentarias, pedidos ou novas filosofias a compartilhar.
Feito Guilherme! Seu blog já consta no blogroll "Blogs de Música", Confira!
Obrigado Borboletas! Apareça sempre que quiser! Aproveito para já deixar uma sugestão: o material que vc disponibiliza para download é ótimo, mas é uma pena vc só trabalhar com o RapidShare, esse site é muito enjoado, não dá pra utilizar outro site tb?
Abraços amigos!
Boa tarde meu amigo!
D.E.V.O. estava muito a frente de seu tempo, talvez o cenário NEW WAVE seja realmente o que melhor os acolhe, mas não como um todo, pois os acho muito inteligentes para serem comparados com CULTURE CLUB, THE GO GO´S e outros expoentes do gênero. Li uma vez um artigo que John Lennon e Mick Jagger curtiam muito seu trabalho indo até em alguns shows, inclusive Jagger adorou a versão the SATISFACTION que precisou ser tocada em seu escritório para prévia aprovação. FREEDOM OF CHOICE, THE DAY MY BABE GIVE ME A SURPRISE, DR. DETROIT, UNCONTROLLABLE URGE e JOCKO HOMMO são alguns dos meus "all time greatest". Outra coisa que curto muito e nunca enjôo de ver são os clipes que são geniais, existe um dvd com todos os clipes, não sei se você já o tem, se não tiver corra pra pegá-lo pois é um documento histórico com a melhor fase da banda!
UM FORTE ABRAÇO BROTHER!
DEVO, muito bom, excelente disco...e cito outras musicas, WHIP IT!, e time out for fun.
Grande Rodrigo!
Comprei este vinil estes dias, coloquei lá no blog no lado direito e linkei esta matéria aqui pra quem quiser conhecer mais sobre o LP valew?
FORTE ABRAÇO!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!