SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA:
JOHNNY ALF
Não, a programação do “SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA” não previa para hoje o grande Johnny Alf, mas diante de seu recente falecimento não tinha como não tentar prestar-lhe uma pequena homenagem. O blog Sons, Filmes & Afins está de luto.
Órfão de pai desde os 3 anos e filho de empregada doméstica, a vida de Alfredo José da Silva nunca foi fácil e ele sempre foi um lutador. Iniciou na música graças a Geni Borges, uma amiga da família, na casa da qual sua mãe trabalhava, que lhe deu aulas de piano. A dedicação foi grande, mas o ensino formal clássico perdeu um pouco de espaço quando Alfredo encontrou a música de Cole Porter, George Gershwin e dos outros compositores de jazz e de música para cinema.
Seu nome artístico, Johnny Alf, veio por sugestão de uma amiga estadunidense e, depois de participar de vários grupos musicais, passou a ser reconhecido na vida boêmia carioca e paulistana tocando nos bares históricos destas cidades.
Muito influenciado pelo jazz e também pela música popular brasileira, logo passou a compor de forma diferente e original. Sua música “Rapaz de Bem” (ouça no player abaixo), é um verdadeiro divisor de águas da música brasileira, pois suas complexas melodia e harmonia foram a pedra fundamental e influência direta para Tom Jobim e João Gilberto criarem a Bossa Nova.
Sua maneira de cantar é bem característica, um barítono encorpado de linhas melódicas cheias de ornamentações jazzísticas.
Não teve o sucesso merecido em vida sendo mais admirado no meio musical e artístico em geral. Como no Brasil, pouca importância se dá à arte e cultura, era natural que fosse assim.
A música ficou mais pobre esta semana. O céu recebeu mais um professor para ensinar aos anjos a maior das artes. Quanto a nós aqui na Terra, nos resta a mediocridade e o efêmero do “rebolation” e tantas outras porcarias que infestam nossas rádios e TVs.
Mas aqui temos um refúgio! Blog Sons, Filmes & Afins: O Universo Musical é Bem Mais Amplo do que o que a Mídia nos Mostra!
Fonte: Wikipedia
‘Bye Johnny!
EM AÇÃO!
4 comentários:
JAZZ em Paz ...
Johnny Alf vai deixar saudade...
mas sua obra já é eterna...
beijos
Leca
Amém!!
bju!
É isso.
O que faz pensar, refletir fica longe da mídia.
O que faz rebolar, saracotear, bombar fica perto dela.
Bela homenagem.
Obrigado José.
Só a educação de qualidade salva!
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!