Up In The Air (2009)
Direção: Jason Reitman. Com George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick.
Indicações no Oscar 2010 – Melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante (2 indicadas) e melhor roteiro adaptado.
Executivo passa a maior parte de sua vida em aeroportos ao redor do mundo. Sua profissão:despedir pessoas. Numa dessas viagens, encontra uma mulher interessante e que tem uma rotina de vida semelhante à dele. Ao mesmo tempo tem que lidar com uma colega novata, mas promissora, que quer revolucionar a profissão.
Ryan Bingham (George Clooney), é um solteirão convicto que inclusive prega em palestras motivacionais que a felicidade é possível quando não damos muita importância para os problemas dos outros (até de familiares) e nem para itens materiais. Tudo isso são “pesos” que atrasam a vida. Ele é muito feliz em sua profissão de demitir pessoas, principalmente pelo fato de que isso o permite estar sempre em lugares diferentes e passando experiências novas.
Em uma de suas diversas viagens, encontra Alex (Vera Farmiga). Mulher fascinante que parece ter a mesma filosofia de vida. Imediatamente se identificam e iniciam um relacionamento casual. Com o passar do tempo, Ryan passa a repensar seus conceitos de felicidade.
Ao mesmo tempo, é obrigado a conviver com Natalie (Anna Kendrik), que tenta revolucionar sua profissão fazendo o trabalho através de vídeo-conferência, o que diminuiria demais as despesas da empresa, pois seus agentes não precisariam mais viajar. Ryan questiona os métodos e seu chefe o obriga então a “ensinar” a novata as manhas da profissão para que ela possa aperfeiçoar seu sistema.
Comentários sobre as indicações ao Oscar:
Achei o filme muito bom, recomendo que seja assistido, mas não o indicaria ao Oscar. Quem acompanha o blog sabe de minha opinião de que “Guerra ao Terror” também não mereceria, mas se eu apenas comparar estes dois filmes, o segundo é melhor.
Jason Reitman fez mais um trabalho competente mas não tinha nem chance contra “Guerra ao Terror”. O desempenho de Kathryn Bigelow seria difícil de ser batido esse ano. Para mim é o maior mérito do filme vencedor do Oscar 2010.
George Clooney esteve bem a maior parte do filme, mas do meio para o final esteve brilhante (principalmente na sensível cena do metrô quando fala com Alex pelo telefone). Não vi (ainda) o filme do Jeff Bridges (que levou o prêmio de melhor ator), mas achei justa a indicação de Clooney. A única atuação que posso comparar das indicadas ao Oscar é a de Jeremy Renner (Guerra ao Terror), pois as outras ainda não vi. Para mim Renner não deu nem para o cheiro com seu “neo-Rambo”.
Vera Farmiga faz uma confiante e sedutora Alex, está belíssima e atraente no filme. Sua atuação é boa mas não achei merecedora nem de indicação.
Anna Kendrick faz seu primeiro bom trabalho, mas também não achei justa sua indicação.
Melhor Roteiro Adaptado
Ponto alto do filme. Ainda não vi Preciosa para comparar, mas gostei muito do roteiro. Trás ótimas reflexões. É divertido, profundo e sério em boa medida. Ótimos diálogos, principalmente nas “demissões”, tanto no drama da situação quanto nos depoimentos no final do filme sobre como é possível a superação. Não se preocupem, não é auto-ajuda, o escritor defende de forma magistral um ponto de vista aqui.
Aguardo seus comentários amigos, esse filme dá bastante pano pra manga!
Veja o trailer:
2 comentários:
Quando se trata de George Clooney, sou o mais crítico, difícil gostar de um filme protagonizado por ele, e quando gosto é salvo graças aos atores que robam as cenas. Não vou ao cinema ou alugo filme pq ele é o astro do filme, nem perco tempo. Salvo pelo Tarantino, Juliette Lewis e os Vampiros em "um drink no inferno", salvo pelo elenco de 11, 12, 13 homens e um segredo, e assim vai cito tb além da linha vermelha. Péssimo como Batman, conseguiu ser pior q Val Kilmer, Sem expressão (comparo ao sem expressões Nicolas Cage e Kevin Costner). E o filme que protagonizou em 2007 onde é um advogado, Michael Klayton (acho q é esse o nome), e esse filme foi indicado ao oscar de melhor filme, até hj não entendo pq, q filme mais pé no saco...Então deixo a pergunta para o dono do BLOG: George Clooney é mais nome do que ator,ou ele merece mesmo essas indicações todas???
Marcelão, certamente não está em minha lista dos 10 melhores atores da atualidade, mas também não comparo a tipos como o mega canastrão Nicolas Cage. Alterna bons e maus trabalhos.
Discordo da qualidade da franquia milhões de homens e um segredo, ainda mais conhecendo o original Ocean's Eleven (com Frank Sinatra e cia. Esse sim é bom).
O filme que vc se refere de 2007 é Conduta de Risco. Eu gostei, achei interessante.
Outros filmes dele que gostei: Três Reis (1999), E aí meu Irmão Cadê Você? (2000),Boa Noite Boa Sorte (2005, onde dirige e atua, filme ótimo, trilha sonora fantástica), Syriana (2005), Queime Depois de Ler (2008, melhor atuação de Brad Pitt que já vi e Clooney tb está mto bem) e o atual Amor sem Escalas, sua atuação é sutil e do meio para o final ele manda muito bem com uma interpretação muito sensível, como disse no post, achei justa sua indicação.
Se vc já viu todos esses filmes e ainda assim acha o cara ruim, pense um pouquinho, talvez seja preconceito de sua parte.
Valeu!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!