1998
Paco de Lucía é um dos maiores mestres do violão. Seu trabalho como compositor e intérprete é reconhecido em todo o mundo. Aprendeu a tocar o instrumento com seu pai dentro da tradição cigana e contribuiu enormemente para o desenvolvimento do flamenco, trazendo uma visão moderna para esse estilo musical.
Luzia é um dos trabalhos mais sensíveis e artísticos do artista espanhol. Leia abaixo o que diz o crítico musical especializado em flamenco, Félix Grande, sobre esse disco e sua comparação com o álbum anterior, Sirocco. O texto está encartado no CD e a tradução é livre.
Cada gravação de Paco de Lucía é um acontecimento por si só. Cada novo projeto é uma surpresa. E este é algo mais: Luzia é inacreditável; deixa-nos esgotados e espantados. Todos têm limitações, até os gênios. Por anos pensei que o gênio de Paco de Lucía havia atingido seu máximo com o álbum Sirocco. Não foi assim. Em Luzia, as músicas são mais profundas, mais expressivas e muito mais flamencas nessa gravação memorável. Sirocco foi o trabalho de um artista tempestuoso; Luzia é o trabalho de um artista com pleno comando do poder da serenidade, solidão e tristeza. Sirocco nos levou a alegria e lágrimas; Luzia nos mostrou como descobrir tristeza na alegria, e nos ensinou o conforto das lágrimas. Sirocco foi composto por um mestre da criatividade no flamenco; Luzia foi escrito por um ser humano ciente de sua mortalidade; Em Sirocco a música estabelecia um diálogo com a história da Andaluzia; em Luzia há também um diálogo com o terror do nosso tempo de vida finito. Sirocco é um tour de force. Luzia é a culminação. Na gravação de 1981, Solo Quiero Caminar, havia uma faixa, Montiño, onde uma silenciosa aliança foi estabelecida entre o som, ritmo e o mistério, uma espécie de confissão, onde a música tinha o peso pesado da levitação; emoção que sutilmente nos moveu em Sirocco; Em Luzia esta gramática emocional tornou-se a regra predominante.
A técnica de Paco de Lucía ainda é surpreendente, mas se comunica com intimidade pura agora. Sua habilidade cresceu para dentro; ela não apenas engrandece o próprio artista, mas sim evoca emoções radicais. A técnica de Paco de Lucía talvez possa ter parecido arrogante no passado; em Luzia ele se tornou nosso irmão. Sua técnica prodigiosa não pretende mais surpreender; ela tem uma meta ainda mais ambiciosa: nos conduzir pela mão ao âmago do flamenco, e para o âmago de nossas próprias vidas. Na outra gravação de Paco de Lucía nós compartilhamos uma celebração; agora nós assistimos uma cerimônia. Fomos enriquecidos. Estamos habituados a ouvir sua música a partir da incerteza da nossa curta e fugaz vida; em Luzia ouvimos a música flamenca do reino enigmático dos nossos antepassados. Esta gravação nos ajuda a rememorar e se apossar de nossa antiga história. E, portanto, torná-la mais duradoura.
Agora a arquitetura harmônica não é apenas rica; está determinada a ser essencial, as harmonias não estão meramente conectadas às melodias. Elas estão intrinsicamente ligadas para gerar densidades adicionais. As escalas não seguem as tonalidades comuns, elas transbordam no fraseado; não é exibicionismo, é mais uma prestação de serviço. Seus acordes, que costumam ser a prova da incrível destreza de sua mão esquerda, agora refletem as ansiedades da música, os símbolos de um flamenco erótico. E quanto ao ritmo, espinha-dorsal de sua música, nessa gravação é mais do que um suporte estrutural: é um ritmo que conduz a música do passado para o futuro. Paco de Lucía vivia para seu ritmo, agora o ritmo vive nele: Luzia, música escrita com incendiária coerência, não é apenas o máximo da técnica do flamenco; é um marco na história da música contemporânea. Finalmente: Luzia é também absolutamente um gesto típico do povo flamenco realizado por Paco de Lucía: é um tributo feito para sua mãe.Depois das grandes palavras escritas por este profundo conhecedor da música flamenca, o que mais eu poderia dizer? Apenas desejo que o caro leitor aproveite ao máximo esta obra suprema do mestre Paco de Lucía!
Ouça aqui o disco completo!
2 comentários:
Cara, eu costumo ir pro trampo ouvindo esse cara. É muito bom pra desestressar no trânsito e evitar acabar com o seu dia.
Ótima pedida Edu.
Abç!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!