Ná Ozzetti vem de uma família de músicos e desde pequena estuda piano, canto e teoria musical. No final da década de 1980, passou a frequentar o circuito paulista de casas de espetáculos como crooner, mas só foi se destacar mesmo ao ganhar o Prêmio Sharp de revelação feminina da MPB.
Em um país que não tem uma escola de cantores técnicos e que prioriza a interpretação quase empírica das ricas composições brasileiras, Ná Ozzetti se destaca associando esta herança cultural interpretativa a uma vasta técnica, um timbre de voz brilhante e exuberante, com uma extensão vocal voltada para o agudo que impressiona. É a cantora perfeita.
O disco Show, lançado pela gravadora Som Livre (Globo), foi uma espécie de prêmio que ela conquistou por ter ganhado (como melhor intéprete) o último Festival da Música Brasileira de 2000 - uma vã tentativa da rede Globo de resgatar os históricos festivais das décadas de 60, 70 e 80, que revelaram tanta gente boa.
O álbum é fruto da criteriosa pesquisa de repertório realizada pela própria Ná e com o auxílio do excelente músico Fábio Tagliaferri. Inclui diversas músicas do período pré-bossa nova como Dorival Caymmi, Dolores Duran, Ary Barroso, Noel Rosa; e algumas posteriores ao advento da bossa nova, como Maysa, Tom Jobim, Herivelto Martins, mas que mantém o mesmo clima das composições mais antigas.
O clima é de melancolia, que fica mais acentuada pela delicadeza dos arranjos feitos apenas para instrumentos acústicos - violão e violoncelo basicamente - que emolduram a belíssima voz de Ná.
A música título é um caso a parte. Primeiro porque é a única composição recente, e segundo porque foi a canção responsável pelo prêmio de melhor intérprete ganho no último festival da Globo (aliás, uma das poucas coisas boas que se salvaram daquele fiasco). Show é de uma complexidade técnica absurda, a quantidade de vezes que ela modula é de deixar qualquer intérprete mediano perdidinho. O acompanhamento de violão, violão 7 cordas e violoncelo não dão nenhuma deixa para a cantora, que prova toda sua técnica e tessitura vocal nessa incrível faixa.
Ouça o disco abaixo, certamente ele fará o caro leitor concordar comigo que Ná Ozzetti, seguramente é uma das melhores cantoras desse nosso Brasil!
Saiba mais sobre Ná Ozzetti em seu site oficial: http://naozzetti.com.br/ Ele trás a biografia, discografia e alguns de seus vídeos. Conheça também sua página no MySpace: http://www.myspace.com/naozzetti NÃO PERCA SEUS SHOWS!!
2 comentários:
Parabéns, adoro a música 02 - Mensagem.
Show de bola.
Parabéns pela postagem e escolha.
abraços do Alê e até apróxima.
Obrigado Alê! Até a próxima!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!