Franz Schubert |
- 22 - Winterreise (1827) - Schubert
Beethoven escreveu o primeiro ciclo de canções, uma série curta de canções que formam uma continuidade musical e se relacionam, como em geral acontece com os ciclos de canções, com uma amada distante. Schubert já escrevia canções há mais de uma década quando conheceu o ciclo de poemas de Wilhelm Müller e musicou o primeiro deles, A bela moleira, em 1823. Em 20 canções, que duram cerca de uma hora, Schubert acompanha o surgimento e a derrocada de um ardente caso de amor juvenil. Em Winterreise (A viagem de inverno), seu segundo ciclo sobre poemas de Müller, a catástrofe da rejeição já ocorreu antes do início do ciclo, e ao longo de 75 minutos, 24 canções são devotadas à exploração da relação entre a frieza da natureza e o acalorado sofrimento do Wanderer (caminhante), surpreso por suas lágrimas não terem derretido toda a neve; ele é seguido por um corvo ameaçador, vê três sóis em seu desvario e, por fim, encontra um velho que toca realejo e cuja aparência extrema é tão desolada quanto sua confusão íntima. Nunca houve uma música mais triste que esta, sem um único lampejo de consolo.
Esta estupenda obra-prima lançou as bases para a expressão romântica do desespero provocado pelo sofrimento, principalmente nos grandes ciclos de Schumann, em especial o Dicterliebe (Amor de poeta).
Gravação recomendada: Hans Hotter (EMI)
Texto extraído da revista Classic CD nº 20
AUDIÇÃO
As 5 Primeiras canções - com Dietrich Fischer-Dieskau
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!