Wolfgang Amadeus Mozart |
- 21 - Concerto para piano Nº 9 em E# , K271 (1777) - Mozart
Mozart estabeleceu o concerto para piano como forma musical séria, criando mais obras da mais alta qualidade que qualquer outro compositor de concertos para teclado. Ele pode nunca ter conhecido os concertos para teclado de Bach, muito diferentes dos seus, e deveu pouco ao exemplo de qualquer outro compositor de como combinar solista e orquestra. Mas quase todo compositor depois dele, a partir de Beethoven, foi devedor do exemplo de Mozart. Muitos de seus concertos foram escritos para a exibição de seus próprios talentos, embora ele tenha composto este, seu primeiro grande concerto para piano, para uma misteriosa personagem chamada Mlle. Jeunhomme. Ele tinha apenas 21 anos de idade e deu um grande salto de imaginação com esta obra. Ela é incomum e única entre os concertos para piano de Mozart, pois orquestra e solista logo no início, embora, como no Quarto concerto para piano de Beethoven, ele se mantenha em silêncio enquanto a orquestra executa seu costumeiro prelúdio. O movimento central é extraordinariamente profundo, até mesmo trágico, enquanto o Rondó final brilha de espontaneidade. Mozart escreveu suas próprias cadências, que chegaram até nós.
Influenciados: Beethoven
Gravação recomendada: Murray Perahia (Sony)
Texto extraído da revista Classic CD Nº 20
AUDIÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!