Guillaume de Machaut |
- 19 - Messe de Notre Dame (data desconhecida) - Machaut
Machaut compondo |
A célebre Messe de Notre Dame de Machaut não foi, com certeza, a obra mais revolucionária do século XIV. Filipe de Vitry, pertencente à Ars Nova, foi, sem dúvida, muito mais inovador. Tampouco se trata (como já se pensou) da mais antiga transposição para a música da missa católica - a honra fica, por enquanto, com a Messe de Tournai. Mas ela possui um significado quase icônico como obra par excellence da idade Média, e deve seu aspecto revolucionário ao fato de ser a mais antiga missa a quatro vozes (a de Tournai é em três) de um compositor conhecido. Transbordante das técnicas musicais mais apreciadas na época, inclusive o isorrítmo (basicamente um modelo rítmico repetido e aperfeiçoado para ser usado como instrumento de grande sofisticação) e o estilo hoquet, ou "soluçado", mais antigo, a Missa de Nossa Senhora atraiu muitos compositores do século XX, que, incentivados pelos rigores do serialismo integral (muito já foi tratado aqui no blog sobre este tema, consulte as obras revolucionárias contemporâneas) e outras tendências, responderam positivamente a estruturas do passado similarmente elaboradas. Boulez programou Machaut em seus concertos Domâine Musicale das décadas de 1950 e 1960. Maxwell Davies rendeu-lhe tributo com um arranjo especial do Hoquetus David.
Influenciados: Boulez, Maxwell Davies
Gravação recomendada: Ensemble Organum/Marcel Peres (Harmonia Mundi)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
AUDIÇÃO
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