Série Álbuns Históricos de 1979 - 39/43
- Leituras relacionadas: Álbuns Históricos de 1979
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1968 até hoje
Estilo/Gênero: Rock/Heavy Metal
Álbuns de estúdio: 16 até o momento
Site oficial: http://www.judaspriest.com/
Line-up do disco: Rob Halford (vocal), K. K. Downing (guitarra), Glen Tipton (guitarra), Ian Hill (baixo) e Les Binks (bateria)
Amigos desde a infância Downing e Hill cresceram juntos e passaram a adolescência curtindo o mesmo tipo de som, Jimi Hendrix, Yardbirds e Cream e outras pauladas. Logo quiseram formar sua banda.
Al Atkins, um amigo da dupla e cantor, resolve entrar para a banda e carrega junto com ele o nome de seu antigo grupo, que era inspirado em uma música do Bob Dylan: "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest. Eles preservam o nome Judas Priest e vão batalhar no underground inglês. O ano era 1968.
Em 1974 já abriam os shows de bandas como Thin Lizzy e Budgie, mas a IMA (selo de Tony Iommy do Black Sabbath), com o qual tinham contrato, andava mal das pernas e devido a várias discussões acaba forçando a saída do vocalista Al Atkins e do baterista Alan Moore. Nessa época, Hill namorava uma garota que sugeriu seu irmão para substituir Atkins nos vocais, o cara era ninguém menos que Rob Halford! Ele entrou no grupo e ainda levou o baterista John Hinch, de sua antiga banda Hiroshima. Assim começaram a compor o material que seria registrado em seu primeiro álbum. Só que a gravadora não estava satisfeita com o som do Judas e praticamente obrigou a turma a incluir mais um integrante. Como tinham horror a ideia de incluir um tecladista, resolvem colocar mais um guitarrista, desse modo estabeleceram a formação clássica de um grupo de heavy metal, ou seja, com dois guitarristas. O escolhido foi Glen Tipton, que vinha da Flying Hat Band.
Vieram os primeiros discos - Rocka Rolla (1974), Sad Wings of Destity (1976), Sin After Sin (1977), Stained Class (1978) e Killing Machine (1978) - e o sucesso, principalmente no Japão onde fizeram uma bem sucedida turnê que serviu de base para gravarem seu primeiro disco ao vivo: Unleashed in the East, nosso álbum histórico de hoje.
Unleashed in the East (1979)
Cotação da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4
Curiosidades do álbum
- Há muita polêmica quanto à gravação. Muitos afirmaram na época que o disco foi repassado no estúdio com overdubs, inclusive que toda a parte vocal de Halford foi refeita em estúdio. Lipton nega e confirma apenas alguns retoques na voz de Halford pois ele esteve com gripe durante a turnê. Confira o disco na íntegra abaixo e tire suas conclusões!
Escute o disco aqui!
7 comentários:
Parabéns pelo blog é muito bom.:
E sobre a banda uma ótima postagem a altura.
Abraços.:
Obrigado Alê!
que baaaaaaaaaaaaita banda!
O som deles, bastante influenciado pelo Hard Rock, é de primeira qualidade, e eles foram um dos pilares do Rock Pesado como o conhecemos hoje.
Grande post, parabéns!
figurinhasdorock.blogspot
abraço!
Grande Rodrigo!
São 00h04, acordei às 5h20 e amanhã tenho aula às 8h!
Mas não posso me furtar da oportunidade de comentar neste post!
Este é, pra mim, um dos melhores discos de Heavy Metal tradicional já gravados! Lembro que o comprei no susto, há uns 22 anos atrás, apesar de conhecer Judas, não sabia nada sobre este disco, pois não tinha nenhum lugar pra consultar... Enfim, logo nos primeiros acordes de Exciter já se tem idéia do que esperar, é simplesmente maravilhoso, pesado e impecável. A trinca GREEN MANALISH, DIAMONDS AND RUST e VICTIM OF CHANGES é E S P E T A C U L A R! Diamonds, nesta exata versão, é uma música pra todas as horas... Eu sei a letra de cor, de trás pra frente e ainda a toco na viola de vez enquando... numa versão light é claro.
UM GRANDE DISCO PARA UM GRANDE BLOG!!!
UM FORTE ABRAÇO BROTHER!
Obrigado por dispor um pouco de seu escasso tempo para deixar mais um comentário por aqui meu amigo!
Concordo com você dobre o disco, ele é marcante mesmo.
Que tudo dê certo aí na sua luta meu camarada.
Abração!
P.S. Vê se vc consegue ouvir o programa da rádio HERÓIS DO METAL, sua opinião de especialista será muito bem vinda e, principalmente, espero que se divirta com as músicas escolhidas!
Valeu Jefferson! Sabia que vc ia curtir este post, não deixe de ouvir o programa especial de Metal da rádio Polaina! Depois me conta o que achou.
Abração!
Se os vocais são retocados ou não, não importa. O disco é demais! Marcou minha infância e me iniciou, junto com Killers do Iron Maiden e Paranoid do Black Sabbath, na religião do Heavy Metal. Tenho o CD no carro, para qualquer hora! Abraço! Elvis Tomé
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!