Arnold Schoenberg |
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- 27 - O Livro dos Jardins Suspensos, Op. 15 (1908-09) - Schoenberg
Stefan George |
Das Buch des hängenden Garten compreende 15 canções sobre textos do poeta expressionista Stefan George. A novidade de seu conteúdo psicológico incitou Schoenberg a abandonar a "prática comum" da tonalidade, que subjazia à música ocidental há mais 300 anos. Algumas destas canções estão entre as primeiras composições no que veio a ser conhecido como atonalidade. Longe ia a polaridade tripartite que permitiu que a música clássica soasse eufônica e coerente, bem como a possibilidade de dispor os eventos musicais em uma espécie de hierarquia em torno de uma tríade central. Schoenberg estava agora entrando em novo território, e o senso de excitação é palpável. Também sentimos que o compositor soltou suas rédeas, pois ele finalmente foi capaz de perceber completamente as implicações da dinamite cromática da ópera Tristão & Isolda. Contudo, Schoenberg precisaria de uma técnica para lhe assegurar o controle organizador que perdera com a tonalidade tripartite: o Serialismo por fim mostrou-se como o substituto que ele buscava. Quase toda a música ocidental subsequênte foi influenciada por Schoenberg, principalmente nas vizinhanças imediatas de Viena, onde seus dois alunos Webern e Berg rapidamente dominavam suas inovações e as passavam para a geração pós-guerra.
Texto extraído da revista Classic CD nº 19
Glossário de Termos Musicais (hoje peguei pesado...)
Tonalidade: é um sistema de sons baseado nas escalas maior, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I (tônica), centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final.
Atonalidade: é um método contemporâneo de composição musical que despreza as funções tonais cl´ssicas, utiliza a totalidade dos recursos da escala cromática e dá predominância ao ritmo (Michaelis).
Tripartite: referente à acordes, que são basicamente formados por três notas e são base da harmonia ocidental.
Eufônica: som agradável de uma só voz ou de um só instrumento. O contrário de cacofonia (Michaelis).
Tríade: acorde básico (de três notas).
Cromática: frases musicais ou escalas diferentes comparadas às cores diferentes. Como se cada estrutura que forma a música fosse comparada a uma cor diferente.
Tristão & Isolda: ópera super-revolucionária de Wagner (certamente figurará na lista das 50 Obras Revolucionárias, aguarde maiores informações!)
Serialismo: é um método de composição musical no qual se utiliza uma ou várias séries como forma de organizar o material musical.
AUDIÇÃO:
Os Jardins Suspensos - Schoenberg
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