Série Álbuns Históricos de 1979 - 42/43
- Leituras relacionadas: Álbuns Históricos de 1979
Nome completo: Gary Anthony James Webb
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1977 até hoje
Estilo/Gênero: Rock, Pop/New Wave, Synthpop, eletrônico, rock industrial, gótico, darkwave
Site oficial: http://www.garynuman.co.uk/
Álbuns de estúdio: 22 até o momento
Line-up do disco: Gary Numan (vocal, teclados, bateria eletrônica), Paul Gardiner (baixo), Chris Payne (teclados, viola), Cedric Sharpley (bateria, percussão), Billy Currie (violino), Gary Robson (backing vocals)
De origem humilde, Gary sonhava em ser piloto de avião, mas nunca obteve desempenho escolar satisfatório para ingressar na função. Influenciado por um tio, começou a compor aos 15 anos e tocar em diversas bandas de garagem. Dotado de talento, passou a ser melhor observado por algumas gravadoras pequenas e conseguiu gravar alguns singles e jingles, como por exemplo, um para a marca de jeans Lee.
Influenciado pela cultura new wave e por livros e gibis de ficção científica, passou a utilizar teclados e sintetizadores na intenção de obter sons futuristas. Mas isso já havia sido feito por outras bandas como o Kraftwerk por exemplo, porém, a pegada de Numan, apesar de também vanguardista, era acessível aos ouvidos da molecada da época e a música Cars foi um sucesso arrasador, ficando em primeiro lugar na parada britânica e em nono na estadunidense.
Mas não é só de Cars que vive esse disco. Gary conseguiu transpor para a música o sentimento de impotência que boa parte da juventude sentia em virtude da falta de oportunidades e pobreza - muitos passaram a ficar indiferentes e alheios a tudo e a música de Numan virou uma espécie anestesia geral na galera. Muitos passaram a seguir o artista em sua forma de encarar o mundo; ficaram conhecidos como "Numanoids".
Antes de explodir na mídia com The Pleasure Principle, Gary Numan já havia lançado, como membro da banda Tubeway Army, dois álbuns que foram muito bem recebidos pela crítica: Tubeway Army (1978) e Replicas (1979).
Leituras relacionadas:
Veja aqui tudo o que já foi postado sobre o Kraftwerk
Veja aqui tudo o que já foi postado sobre David Bowie
Leituras relacionadas:
Veja aqui tudo o que já foi postado sobre o Kraftwerk
Veja aqui tudo o que já foi postado sobre David Bowie
The Pleasure Principle (1979)
Cotações da crítica especializada
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Mojo (0 a 5): 5
Robert Christgau: B
Curiosidades do álbum:
- As principais influências são David Bowie, Kraftwerk e Roxy Music;
- Cars é uma excursão à paranoia e à solidão, levada por um dos mais impactantes riffs de sintetizador da música eletrônica;
- Consegue soar futurista e, ao mesmo tempo, estranhamente atemporal para o mundo pós-moderno.
Escute o disco completo aqui!
Curiosidades do álbum: 1001 discos para ouvir antes de morrer
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!