Christoph Willibald Gluck |
- 25 - Orfeu & Euridice (1762) - Gluck
Orfeu guiando Euridice |
Antes do surgimento de Orfeu & Euridice, sua azione teatrale de 1762, o compositor alemão Gliuck já havia composto várias obras excepcionais, muitas das quais seguiam as absurdas convenções da opera seria da época, com a ária da capo sucedendo-se ao recitativo no qual havia se petrificado em um modelo severo e preestabelecido.
Calzabigi, o libretista de Gluck no Orfeu, desejava reinjetar um sentimento de plena teatralidade na ópera, que havia se afastado de mais de seus inícios monteverdianos incisivamente dramáticos de 150 anos antes. Seu texto frugal e bem encatenado exigiu de Gluck um estilo de música estruturalmente não repetitivo, de uma objetividade sem precedente em sua expressão das emoções e dos acontecimentos, e ao mesmo tempo intensamente poderosa e sublime. De um só golpe, a ópera tornou a ser uma entidade músico-dramática em que se podia acreditar: Mozart, Berlioz e Wagner, subsequentemente, renderam suas homenagens a Gluck, buscando inspiração em suas reformas.
Gravação recomendada: Gardiner (Philips)
Texto esxtraído da revista Classic CD, Nº 20
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!