Série Álbuns Históricos de 1979 - 43/43
- Leituras relacionadas: Álbuns Históricos de 1979
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1977 até 1984; 1996 até 2001; 2008 até hoje.
Estilo/Gênero: Rock, Pop, Ska/2 Tone, New Wave
Site oficial: http://www.thespecials.com/
Álbuns de estúdio: 7 até o momento
Line-up do disco: Terry Hall (vocal), Neville Staple (vocal), Lynval Golding (guitarra), Roddy Radiation (guitarra), Jerry Dammers (teclado), Sir Horace Gentleman (baixo), John Bradbury (bateria), Chrissy Hynde (vocal), Rico Rodriguez (trombone), Dick Cuthell (trompete)
As ideias principais dos integrantes foram montar uma banda que misturasse o rock com o ska (em alta na Inglatera na época) e efetuar a integração racial - o grupo é numeroso e conta com integrantes de várias "cores". Em 1978 foram um dos principais nomes do movimento "Rock Against Racism" (rock contra o racismo).
O primeiro nome do grupo foi The Automatics, depois Coventry Automatics, The Special AKA, e, finalmente, The Specials.
No início, tiveram uma bela força de Joe Strummer (The Clash), que após assistir a um show da banda, os convidou para excursionarem com eles abrindo seus shows. O Clash estava em alta e levantou a carreira dos Specials.
Em 1979, os Specials resolveram fundar uma gravadora independente, a 2 Tone Records - que contou com um conjunto de bandas e artistas que tinham um som diferente, mas parecido entre si. Por causa disso, 2 Tone também passou a ser designado como um sub-gênero do rock - e com a produção de Elvis Costello, lançaram o álbum histórico de hoje.
Leituras Relacionadas:
Veja aqui tudo o que já foi postado sobre o Clash
Veja aqui tudo o que já foi postado sobre Elvis Costello
Debut - The Specials (1979)
Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 5
Rolling Stone (0 a 5): 4,5
Punknews (0 a 5): 4,5
Curiosidades do álbum:
Curiosidades do álbum:
- Com os metais acrescentados pelo veterano trombonista de ska Rico Rodriguez e com s produção de Elvis Costello, que enfatizava a energia crua dos Specials, o disco entrou para as paradas inglesas em quarto lugar e ficou entre os Top 40 durante 45 semanas.
Ouça aqui o disco completo!
Curiosidades do Álbum: 1001 discos para ouvir antes de morrer
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!