Unthinkable (2010)
Direção: Gregor Jordan. Com Samuel L. Jackson, Carrie-Anne Moss e Michael Sheen.
Sinopse: Cidadão estadunidense alega ter instalado três bombas atômicas em três diferentes cidades de seu próprio país. Com pouco tempo disponível para poder descobrir e desarmar as bombas, agentes do governo mostram toda a barbárie de que são capazes em termos de tortura para fazer o criminoso falar, chegando ao ponto de cometer atitudes impensáveis.
Esse texto contém spoilers
Steven Younger (Sheen) é um ex-agente militar estadunidense que servia no chamado "mundo árabe". Por isso foi treinado para aguentar todo o tipo de tortura (caso fosse apanhado...). Convertido ao islamismo, retorna ao seu país e passa a viver pacificamente frequentando uma mesquita próxima de sua residência. Um belo dia, envia um vídeo ao governo onde afirma ter construído e instalado três bombas nucleares em diferentes cidades dos EUA, informa que dentro de alguns dias elas explodirão se suas exigências não forem aceitas, só que ele não faz as exigências, pelo menos não no vídeo. Inicia-se assim uma caçada ao sujeito, pois de posse de suas qualificações militares, o governo suspeita que a ameaça seja verdadeira.
Sheen - Espetacular! |
Younger se deixa encontrar e capturar. Por se julgar um patriota, insiste que sua atitude é radical, porém necessária para convencer os governantes a mudar sua política internacional de modo a evitar a perda inútil de vida dos soldados estadunidenses e de povos islâmicos.
Aí entram para tentar convencer Younger a entregar a localização das bombas a agente federal Helen Brody (Moss), sua equipe e o misterioso H (Jackson). H mostra-se um verdadeiro açougueiro que causa espanto no telespectador e em seus colegas de várias instituições do governo, inclusive do exército, por sua abordagem violentíssima.
Jackson: Brutal |
O filme mostra como o governo dos Estados Unidos é inflexível quanto à sua "política externa" de subjugar países que resistem ao seu controle imperialista, alerta contra as práticas de tortura que efetivamente existem praticadas em territórios de sua influência (vide Guantanamo), além de deixar claro que existem pessoas idealistas e fundamentalistas que são capazes de tomar atitudes extremas para conquistar seus objetivos (aqui me refiro tanto ao terrorista quanto às instituições governamentais).
O roteiro é forte mas é acometido de falhas, por exemplo, percebemos que Younger se preparou excepcionalmente para tomar as atitudes que tomou, mas "esqueceu" de salvaguardar sua família, entre outros detalhes; porém, acredito que a força da mensagem não fica esmorecida.
Carrie-Anne em conflito |
Samuel L. Jackson, mais uma vez tem uma atuação arrogante, entretanto cabe perfeitamente ao personagem que interpreta. Michael Sheen está espetacular, seu trabalho impressiona, talvez a melhor interpretação deste bom ator que já havia se destacado em filmes como A Rainha e Frost X Nixon. Carrie-Anne faz uma agente do FBI que, cheia de escrúpulos, acha um absurdo o que está sendo feito para obter a localização das bombas, porém, no decorrer vai entrando em conflito consigo mesma ao entender que as drásticas medidas são necessárias.
A grande maioria das cenas são rodadas em um galpão secreto onde as torturas são feitas e há diálogos fortes que deveriam causar reflexões em quem assiste. Claro que sob a ameaça de perder milhões de vidas em decorrência das explosões justificaria qualquer tipo de atitude para evitar o desastre, mas presenciar essas atitudes "impensáveis" é de dar nó no estômago e revoltar por escancarar como o ser humano pode ser brutal se assim quiser.
Um filme forte e com uma atuação exuberante de Michael Sheen.
Nota: 8 (muito bom)
Trailer
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!