Série Álbuns Históricos de 1979 - 29/43
- Leituras relacionadas: Álbuns históricos de 1979
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1977 até 1983; 1987 até 1997
Site oficial: http://www.gangoffour.co.uk/
Estilo/Gênero: Rock/Post-punk
Álbuns de estúdio: 6
Line-up do disco: Hugo Burnham (vocais, bateria), Dave Allen (vocais, guitarra), Andy Gill (vocais, guitarra), Jon King (vocais, escaleta).
Os amigos de escola Andy Gill e Jon King eram militantes neo-marxsistas que, em uma viagem patrocinada pelo colégio, aproveitaram para visitar o clube CBGB (local amplamente abordado aqui no blog como celeiro de diversas bandas do final da decada de 70, principalmente as do movimento punk). Lá assistiram shows das bandas Ramones e Television. Enlouqueceram e resolveram montar uma banda para expressar suas ideias.
O nome Gang of Four veio em homenagem ao célebre grupo esquerdista chinês que foi importantíssimo na Revolução Cultural daquele país.
Os outros dois integrantes trouxeram a influência funk e a Gang of Four trabalhou seu som de forma bastante originial. O primeiro single que lançaram foi 'Damaged Goods', que ficou em primeiro lugar no cenário indepedente, motivando assim o interesse da indústria musical que os levaram até o famoso programa Top of The Pops (uma espécie de Domingão do Faustão, ou Programa Silvio Santos de lá). Devido a insistência da produção do programa em alterar uma parte da letra da música dos caras, eles se recusaram a se apresentar e foram banidos da tv britânica. Mas isto não impediu o grupo a expandir sua influência, principalmente depois de lançarem o histórico álbum "Enterteinment!" que ouviremos hoje.
Leituras relacionadas:
Leituras relacionadas:
Enterteinment! (1979)
Cotações da crítica especializada:
All music Guide (0 a 5): 5
Pitchfork (0 a 10): 9,5
Robert Christgau: A
Spin (0 a 10): 10
Rolling Stone: Favorável
Curiosidades do álbum:
- Alguns temas das letras são inspiradas no espectro crescente do tatcherismo e pelo aumento da violência entre movimentos de esquerda e de direita na sua terra natal no final da década de 70; o questionamento do papel do homem e da mulher na sociedade; a crítica à imprensa que prefere dar maior destaque à descoberta do petróleo em território inglês do que aos maus tratos aplicados pelos ingleses aos prisioneiros da Irlanda do Norte, etc.
- Inspirou grupos tão díspares quanto Red Hot Chili Peppers e o Rapture, assim como o R.E.M.
Escute o disco aqui
Faixas/Destaques:
01 - Ether
02 - Natural's Not in it
03 - Not Great Men
04 - Damaged Goods
05 - Return The Gift
06 - Guns Before Butter
07 - I Found that Essence Rare
08 - Glass
09 - Contract
10 - At Home he's Tourist
11 - 5.45
12 - Anthrax
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
2 comentários:
não conhecia, mas curti o som dos caras. É realmente um som diferente, mas de grande qualidade.
Ótimo post e ótimo blog!
figurinhasdorock.blogspot
abraço!
Valeu Jefferson, seja bem-vindo!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!