Série Álbuns Históricos 1979 - 16/43
- Leituras relacionadas: Álbuns Históricos de 1979
Nome Completo: Caetano Emanuel Vianna Telles Veloso
Nacionalidade: brasileiro.
Período de atividades: desde 1967.
Site Oficial: http://www.caetanoveloso.com.br
Estilo/Gênero: MPB/tropicália
Álbuns de estúdio: 33 até agora.
Bio - 1ª Parte
Nascido em 1942 na Bahia, Caetano sempre se interessou pela arte popular e, desde criança esteve envolvido com os fortes movimentos de sua região. Iniciou na música influenciado pelo grande João Gilberto, homem responsável por mudar quase toda a estética musical brasileira e transformá-la no que é hoje.
No começo foi compositor, abastecia sua irmã Maria Bethânia e Gal Costa com várias jóias que hoje fazem parte do repertório clássico da MPB. Resolveu se lançar como cantor em 1965, quando lançou um single que continha as músicas 'Cavaleiro' e 'Guerra e Paz'. O primeiro álbum foi 'Domingo', de 1967, em parceria com Gal Costa e ainda inspirado na bossa nova. Vários prêmios foram dados ao trabalho, inclusive o de melhor letra para a música 'Coração Vagabundo'.
No ano seguinte, Caetano liderou um movimento musical que iria desconstruir para depois reconstruir a música brasileira, surgia a Tropicália. Recheado de músicas como 'Alegria, Alegria', 'Tropicália' e 'Superbacana', o disco 'Caetano Veloso' foi um dos mais revolucionários da história da música brasileira.
Na década de 1970, foi perseguido, preso e exilado pela ditadira brasileira. Foi para a Inglaterra, onde bebeu muito da música revolucionária existente por lá e voltou renovado e com a mente cheia de ideias musicais que foram colocadas em prática nos diversos álbuns lançados no período, como por exemplo: 'Tropicália', 'Transa', 'Araçá Azul', 'Jóia', 'Qualquer Coisa', Doces Bárbaros', 'Bicho', entre outros.
A história de Caetano é muito rica e ampla, consta aqui apenas um mínimo resumo de sua trajetória até o ano de 1979. Outros artigos virão para tratar desse grande nome da música mundial. Para se ter uma ideia da importância de Caetano, transcrevo abaixo o que escreveu sobre ele o renamoado crítico da revista 'Time Out' e da BBC de Londres John Lewis: "Se alguém tentar explicar ao público anglo-americano quem é Caetano Veloso, vai acabar construindo um híbrido de Brian Wilson, Stevie Wonder, Bob Dylan, Syd Barret, John Lennon e Bob Marley. O mundo pop de língua inglesa não tem um Caetano Veloso e é provavelmente por isso que gente como Beck, Kurt Cobain e David Byrne o idolátra".
Hoje, convido o caro leitor a apreciar comigo o disco Cinema Transcedental, de 1979.
Cinema Transcendental (1979)
Cotações da crítica especializada
All Music Guide (0 a 5): 5
Audição Comentada
Meus destaques em vermelho
01 - Lua de São Jorge
Acompanhado por dois violões, Caetano introduz com a voz suave à lá João Gilberto. Na sequência a banda se apresenta com um animado ritmo típico brasileiro.01 - Lua de São Jorge
02 - Oração ao Tempo
Percussão, violão e sanfona. Que beleza de melodia! 03 - Beleza Pura
Novamente a percussão. Um baixo swingado segura a base. Backing vocal feminino. Mudanças abruptas de andamento enriquecem ainda mais a música. Letra ousada.04 - Menino do Rio
Apesar de ser um pop descarado, quem que viveu no Brasil nos anos 80 pode dizer que não curtiu esse som, ainda mais se assistiu o filme do qual essa música faz parte da trilha sonora?05 - Vampiro
Apenas voz, o violão e o talento interpretativo gigante de Caetano. 06 - Elegia
Um agradável bolero de letra safadinha. 07 - Trilhos Urbanas
Um baião de andamento lento com nuances de fusion. Ótima.08 - Louco por Você
Guitarra semi-acústica, baixo, bateria e o canto perfeito utilizando ornamentação oriental. Só é desnecessário o efeito utilizado na segunda guitarra. Ainda assim um destaque.09 - Cajuína
Mais uma em ritmo nordestino, com direito a triângulo e tudo.
Mais uma em ritmo nordestino, com direito a triângulo e tudo.
10 - Aracaju
A melodia é dobrada com uma flauta doce e a voz. Uma faixa bem enraizada na estética popular brasileira. Interessante.
A melodia é dobrada com uma flauta doce e a voz. Uma faixa bem enraizada na estética popular brasileira. Interessante.
11 - Badauê
Música de roda, quase à capela. Mais uma "de raíz".
Música de roda, quase à capela. Mais uma "de raíz".
12 - Os Meninos Dançam
Um interessante trabalho experimental. Uma poesia cantada com jogos de palavras.
Um interessante trabalho experimental. Uma poesia cantada com jogos de palavras.
Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte histórica: Wikipedia
2 comentários:
cinema transcendental é um marco na minha vida, pois cresci ouvindo nas reuniões familiares. guardo-o com muito carinho em minha coleção de discos.
ótimo.
abs
Pois é amigão, esse disco é mesmo especial. É com muita satisfação que o disponibilizo para meus caros leitores.
Abração!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!