Jacopo Peri |
Para conhecer o projeto "50 OBRAS REVOLUCIONÁRIAS", clique AQUI!
- 28 - Dafne (1598) - Peri
Marie de Medici |
É consenso geral que a Dafne de Peri, composta para a esplêndida corte dos Médici em Florença, constitui a primeiro ópera - mas sua música foi perdida, e o mais antigo exemplo do estilo emergente a chegar até nós é Euridice, de 1600 e escrita apenas alguns anos depois. Ao escolher o mito de Orfeu, Peri, sem querer, abordou um tema que desafiaria os músicos de Monteverdi a Birtwistle, passando por Gluck. Essencial foi a junção das ideias pastorais, destiladas do drama grego, com o novo stilo recitativo que tornou possível a clara e expressiva declamação das palavras. Das residências aristocráticas,a ópera passou para os novos teatros públicos, colonizando a França com o italiano Lully e, depois, a Inglaterra com Haendel, o italiano honorário. Também a Alemanha lançou os olhos sobre a Itália. A reelaboração musical que Peri fez da narrativa de Ovídio inaugurou a era musical moderna.
Influenciados: a ópera tal como a conhecemos
Gravação recomendada: Arpeggio Ensemble/de Caro (Arts)
Texto extraído da revista Classic CD nº 19
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!