John Cage |
Para conhecer o projeto "50 OBRAS REVOLUCIONÁRIAS", clique AQUI!
- 31 - 4'33" (1952) - Cage
Uma das partituras de Cage |
Influenciados: Feldman, Ligeti e Cardew
Gravação recomendada: Frank Zappa - "A Chance Operation: The John Cage Tribute (Koch)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 19
AUDIÇÃO
4'33" de Cage
Obs.: Vídeo muito curioso. Para poder usufruir melhor a experiência, recomendo o uso de fones de ouvido.
Baixe aqui uma outra versão "interpretada" por um grupo de percussionistas.
6 comentários:
bah, sacanagem, quase caí nessa do fone de ouvido...
Mas devo admitir que a idéia é bastante original...
ótimo post!
figurinhasdorock.blogspot
abraço!
E aí Jefferson, a coisa do fone não é pegadinha não!
Se entendi bem a proposta de Cage, ele quis quebrar esse conceito de que a música são "sons organizados". Tirando a execução dos músicos o que sobra são os sons do ambiente que quase sempre passam desapercebidos, mas que no silêncio se destacam e são totalmente desorganizados, por isso propus os fones, para percebê-los melhor. Repare na plateia e nos músicos como o silêncio incomoda e causa reações curiosas (algumas sonoras), essa é a essência e a revolução da música 4'33", quebrar o último paradigma musical: segundo Cage, a definição de música não é a organização dos sons!
Abração!
é muito bom...vale a pena ouvir, com certeza.
Sinceramente não gostei do conceito de musica pra ele. Não, não acredito que musica seja "sons organizados", mas o silencio ainda não é musica, e sons ambientes como "Aham (pigarro)" não passa nem perto de musica pra mim.
Por que não compor com sons ambientes então desorganizados, ou propor a platéia que fizesse o som que desejasse hmm
Tenso
Ola rodrigo realmente gostei do post sou violinista a pouco e gosto muito de conhecer novas teorias, obrigado pela sua breve pesquisa =)
ass: Mágno Calixto
N Voador - valeu a presença e o apoio!
Anônimo - compreendo seu ponto de vista, a ideia de Cage realmente choca. É um conceito difícil de entender e ainda mais de aceitar. Quanto aos "pigarros", se você observou bem o texto, perceberá que a cada vez que essa peça for interpretada será uma experiência nova, diferente e imprevisível(recomendo que ouça tb a segunda versão disponibilizada para download para comparar), praticamente sem nenhum tipo de controle, ou seja, música pura. De qualquer modo, Cage é um dos nomes mais cultuados da música contemporânea.
Mágno - legal que gostou! Sugiro que dê uma olhada na série 50 Obras Revolucionárias, aposto que encontrará bastante coisa do seu interesse! Todo domingo sai um artigo novo dessa série.
Abraços!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!