Ian Robins Dury (12 de maio de 1942 – 27 de março de 2000), foi um cantor, compositor, bandleader e ator britânico muito famoso na década de 1970, durante a era punk e new wave do rock. É mais conhecido por ser o fundador e vocalista da Ian Dury and The Blockheads, que estava entre os grupos mais importantes do new wave britânico.
Como compositor, foi consagrado pela música Sex & Drugs & Rock’ n Roll (que analiso neste post), que a princípio foi descartada pelos críticos, apesar de ser executada e citada por inúmeros músicos.
Nasceu em Londres. Seu pai, William, era motorista de ônibus e ex-boxeador, enquanto sua mãe Margareth (mais conhecida por Peggy), foi enferemeira.
Foi estudante de artes mas abandonou por achar que não tinha talento, apesar de conseguir colocar alguns trabalhos em exposições de renome e de ter conseguido emprego como professor de arte.
Inspirado por amigos, foi para a música e formou os famosos Ian Dury and The Blockheads.
Sob a gestão de Andrew King e Peter Jenner (os gerentes originais do Pink Floyd), o grupo rapidamente ganhou a reputação de uma das melhores bandas de new wave nas performances ao vivo e emplacou vários singles de sucesso.
É atribuída por muitos a criação do termo Sexo, drogas e rock’n roll, mas há controvérsias.
Dury morreu de câncer hepático metastático, em 27 de Março de 2000, aos 57 anos.
Ele foi descrito por Suggs, como "possivelmente o melhor letrista que temos visto." O site Ian Dury abriu um livro de condolências pouco tempo após sua morte, que foi assinado por centenas de fãs.
New Boots And Panties!! (1977)
Dowload: New Booties and Panties!!
CURIOSIDADES DO ÁLBUM
- Era diferente de tudo que se havia feito antes e depois: um trabalho selvagem, cru, expressivo, lascivo, engraçado, cruel e grosseiro;
- A foto da capa foi tirada do lado de fora da loja de roupas Axfords, em Victoria, Londres, há muito tempo fechada. Ao lado de Dury está seu filho Baxter, que hoje é cantor.
OUÇA AS FAIXAS E COMPARE COM A ANÁLISE MUSICAL:
DESTAQUES EM VERMELHO
01 – Wake Up And Make Love With Me
00:00 – um piano com ares orientais abre o disco; 00:10 – o baixo e a bateria dão um swing e a música vira um disco gostoso; 00:18 – entra a voz pequena de Ian Dury e um sintetizador ao fundo lança notas com glissando para o agudo; 00:47 – o teclado faz uma meia escala descendente nos graves, a bateria leva no chipô e a guitarra faz arpeggios; 01:05 – volta o balanço! 01:21 – a guitarra e o piano se revezam no solo; 02:05 – o sintetizador sola até chegar ao refrão em 02:18; 02:53 – fica só a batida da bateria por alguns segundos e depois retorna a banda e o balanço. 03:32 – o piano sola em cima do balanço até 03:46, quando o baixo ganha destaque.
02 – Sweet Gene Vincent
Uma guitarra semi-acústica abre com arpeggios e a bateria e o baixo indicam uma balada típica dos anos 50. O piano aparece para encorpar. 01:22 - Após uma pausa, a música recebe tintas diferentes: um animado rockabilly que tem como diferencial o canto agressivo tipo punk. O baixo e o piano dão o ritmo junto com a bateria. Um órgão também se apresenta além dos gritos efeminados de Dury.
03 – I’m Partial With Your Abracadabra
Piano faz a melodia até a entrada do vocal e temos um proto-new wave.
04 – My Old Man
Após acordes da guitarra, o baixo mostra uma linha preguiçosa, acompanhada de um órgão. Um naipe de sopros faz suas intervenções e a música segue da mesma forma até o fim. Observo que a guitarra semi-acústica se destaca e o sax fecha com um solo.
05 – Bellericay Dickie
A introdução é falada e a música se apresenta em seguida em ritmo circense, com a guitarra no contratempo e o órgão apenas segurando os acordes. Essa faixa é uma brincadeira de criança cheia de ironia.
06 – Clevor Trever
Repique de bateria, um teclado fazendo loops, a guitarra palhetando os graves, baixo e bateria; o canto fica quase todo em apenas uma nota.
07 – If I Was With A Woman
08 – Blockheads
09 – Plaistow Patricia
10 – Blackmail Man
Análise Musical: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
‘té mais!
4 comentários:
Caramba, incrível! Vou já baixar!
Adorei o post e o seu blog! Vou acompanhar sempre que der. =D
Obrigado Junior! Seja bem-vindo! Para a semana q vem estou preparando um presente especial para quem acompanha o blog, aguarde!!
Aos amigos q leem, peço desculpas por não ter analisado a faixa Sex and drugs and rock'n roll como disse no post mas em breve remediarei!
Abç!!
Rodrigo,
Desejo-te um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de Saúde e Felicidade!
Espero que a Humanidade possa crescer na consciência de um Planeta saudável, sem fome, guerras e poluição.
Beijos
Luísa
Obrigado amiga, coincidentemente neste dia que me mandaste estas belas palavras é meu aniversário!
Obrigado e tudo de bom pra vc !
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!