A grande força da música indiana está na forma pela qual ela se mostra totalmente física, erótica e profundamente espiritual - Geoff Dyer
Parte da música mais inovadora recentemente combinou elementos da música clássica indiana com vários tipos de música ocidental. O Anokha de Talvin Singh e os vários remixes de Nusrat Fateh Ali Khan - Night Song e Star Rise - integram os ritmos da dança contemporânea com modelos e floreios do subcontinente, para se criar um som totalmente contemporâneo que também alude ao atemporal.
Anokha - 1997 |
Night Songs - 1996 |
Star Rise - 1996 |
Os puristas podem argumentar que, desta forma, a tradição clássica está sendo expoliada e vulgarizada, mas é provável que, por exemplo, o conhecimento - e o respeito - internacional da obra devocional tradicional de Nusrat na verdade foi incrementado por seu desejo de se desviar dela. Também parece provável que os exemplos vocais e instrumentais encontrados em álbuns como os dele tenham incentivado os ouvintes a explorar a cultura de que foram extraídos. A atração dos cantos estáticos de Qawwali*(consulte notas ao final do artigo) é algo imediato, imenso e surpreendente. Os apelos da música clássica indiana são mais sutis, mas não menos sedutores.
Genericamente falando, existem duas tendências principais na música clássica indiana: a karmatak no sul da Índia e a hindustânica no norte. Dentro dessas formas principais existem inúmeras subdivisões. Na música hindustânica, por exemplo, a variedade da música vocal vai da dhrupad, extremamente austera, à thumri ou "clássica ligeira". A voz humana está no centro da tradição (não é incomum encontrar estudantes de um instrumento recebendo lição de um cantor), mas uma variedade de instrumentos agora aspiram ao papel da voz.
De certa forma é pena que a cítara e o sarod - dois instrumentos dos mais "estrangeiros" aos ouvidos ocidentais - tenham-se identificado tão firmemente com a música indiana em muitas mentes ocidentais, chegando a se tornarem sinônimo dela. O campo, evidentemente, é muito mais amplo e mais variado que a fama de Ravi Shankar pode nos fazer crer. O violino há muito se tornou parte da tradição karmatak, e Srinivas, um músico de talento precoce, fez do bandolim um instrumento solista.
Cítara |
Sarod |
Isto é algo que vemos ocorrer repetidas vezes no desenvolvimento da música do século XX: um ou dois executantes excepcionais elevando um instrumento secundário ou de apoio - ou seja, que acompanha um cantor - a instrumento solista. Sultan Khan e Ram Narya fizeram exatamente isto com o sarangi, um instrumento de cordas cujo "soluço" tem uma capacidade única de comover a alma do ouvinte (num recital londrino de Sultan Khan, um gemido sub-orgásmico percorreu a plateia assim que a primeira nota se fez ouvir!). O shehnai é um instrumento de sopro, similar ao oboé, que pode soar lamentoso, lírico e, nas mãos de Bismillah Khan, incrivelmente engraçado.
Sarangi |
Shehnai |
Qualquer que seja o instrumento, a maioria das variantes da música clássica indiana estão enraizadas na raga, um molde ou modelo melódico a partir do qual os músicos improvisam. Existem milhares de ragas, mas o núcleo das execuções gravadas baseia-se em um número relativamente pequeno. Cada raga tem seu próprio caráter, normalmente correspondendo a um momento do dia ou da estação do ano, mas, como no melhor jazz, a personalidade emotiva e espiritual do músico é extremamente importante. As explicações técnicas do que está ocorrendo em termos de batidas, ciclos e escalas são imensamente complexas, mas tudo o que é preciso, na verdade, é ouvir.
O problema é encontrar o tempo - e o silêncio - para ouvir: um CD de 70 minutos as vezes contém apenas uma peça. Sem dúvida, não se trata de música de fundo: é preciso mergulhar nela, entregar-se completamente a ela. E embora se possa pular as passagens cumulativas, isto se constitui em um anticlímax, pois o clímax na verdade começou muito lá atrás, com a primeira nota! Por vezes, 90 por cento de uma raga é improviso em torno de sua expressão mínima, mas, quando bem executada, então toda a raga - sua essência, suas ilimitadas possibilidades - irá, paradoxalmente, estar implícita em cada nota. A estabilidade é propiciada por um bordão, uma espécie de tônica, a tela sobre a qual o músico-artista irá trabalhar.
Tablas |
O solista então embarca no alaap, uma exploração-criação lenta, desacompanhada e improvisada da raga. Gradativamente, uma pulsação é introduzida. Este gera uma necessidade de percussão (tabla, a mais comum) e o início da seção composta do recital. A interação entre o instrumento solista e a percussão torna-se cada vez mais intimamente entrelaçada, construída rápida e intensamente para se constituir em um clímax prolongado e em crescendo*. As latentes conotações sexuais destes termos não são acidentais: a grande força da música indiana está na forma pela qual ela se mostra totalmente física, erótica e profundamente espiritual.
Extraído da revista Classic CD Nº 18
NOTAS
Qawwali - é uma forma de música Sufi devocional popular no sul da Ásia, particularmente em áreas com uma forte presença de muçulmanos historicamente, como o Paquistão, Punjab , Sindh, Hyderabad e partes do norte da Índia. O estilo é raro, embora não totalmente ausente, no Norte e no Oeste do Paquistão, Bangladesh, e Caxemira. É uma tradição musical que remonta a mais de 700 anos. (Wikipedia)
Crescendo - aumento gradativo e constante do volume da música.
PRÓXIMO CAPÍTULO: Indicações de discos, resenhas e audição comentada - NÃO PERCA!
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5 comentários:
Gostei dessa oportunidade de conhecer o som de outros lugares. Ao mesmo tempo podemos ter uma noção do tamanho da nossa ignorância. Valeu!
Interessante post.
Um abraço
não é o "meu" som, mas respeito.
abs
Olá amigos!
Muito bom poder contar com a participação de vocês. É um mundo totalmente novo para mim e tenho achado muito interessantes as descobertas sonoras de minhas pesquisas.
O que acharam dos 2 discos disponibilizados? Esses contém bastante coisa da música ocidental misturada, pensei em colocá-los como "porta de entrada", algo mais acessível para começar...
Domingo que vem, vou propor um mergulho de cabeça na música indiana, esperem pra ouvir!
Abraços!
Ótimo post!
A música indiana parece mesmo uma teia de estilos e detalhes, mas as vezes pensamos que qualquer cítara é música indiana e que é só isso.
Parabéns e obrigada pelos links de download.
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