quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bat Out Of Hell – Meat Loaf

MeatKarlaRory[1]

Michael Lee Aday (Meat Loaf), nasceu em 27 de setembro de 1947, nos EUA. É cantor e ator, além de liderar uma banda.

Seu nome artístico significa rolo de carne, prato típico estadunidense, feito com carne picada, queijo, tomate, cebola e especiarias e foi dado por causa de sua forma “roliça”. Aliás, é um dos poucos frontman que existem no mundo glamoroso da indústria musical que estão beeeeem acima do peso, o que denota um certo preconceito.

Inicia sua carreira musical aos 20 anos, em Los Angeles, com a banda Meat Loaf Soul.

Após trabalhar um tempo como mecânico, é contratado para a ópera rock Hair, de estilo hippie, com a qual faz uma digressão pelos EUA.

Gravou um disco em Detroit, com uma cantora chamada Stoney, sendo, os dois, os primeiros cantores brancos a gravar na Motown. Tiveram algum êxito, mas nada espetacular.

Em 1971, decide associar-se ao compositor e pianista Jim Steinman. Dois anos mais tarde decidem ir para Los Angeles para apresentar o seu disco, mas este é recusado em todas as gravadoras. Decidem financiar o disco do próprio bolso.

Em 1976, num concerto em Woodstock, conhece sua mulher, Leslie Edmond, que trabalhava como menager de Bob Dylan e Janis Joplin.

Após gravarem o disco Bat Out Of Hell (que analiso neste post), continuam sem conseguir apoio de nenhuma gravadora. Todd Rundgreen, integrante do grupo Utopia, produz o disco.

Em 1977, sua mulher fica grávida de sua filha Amanda.

Meat Loaf e Jim Steinman decidem fazer uma pausa, mas a gravadora não aceitou, porque queriam lançar um segundo disco (Bad for Good). Segundo parece, Meat Loaf estava com uma infecção nas cordas vocais e isto o fez abandonar o projeto, tendo o disco saído como um trabalho solo de Steinman.

Retorna ao batente só em 1981.

Seus papéis de destaque como ator foram o de Eddie no musical clássico The Rocky Horror Show e de Robert Paulsen no fantástico Clube da Luta.

Site Oficial

Bat Out Of Hell (1977)

391 - Meat Loaf - Bat Out Of Hell (1977)[1]

CURIOSIDADES DO ÁLBUM

  • Apesar de nunca ter chegado aos primeiros lugares das paradas britânicas, lá ficou, com idas e vindas, durante quase dez anos;
  • Os músicos que acompanharam Meat Loaf na gravação eram das bandas de Bruce Springsteen e de Todd Rundgren;
  • Vários videoclips fantásticos promoveram o disco;
  • Steinman compôs as músicas desse álbum para o musical Neverland, uma versão rock futurista de Peter Pan, na qual Meat Loaf iria fazer o papel de sininho (?!);
  • Steinman compunha também para outros músicos, como por exemplo, Bonnie Tyler. É dele o megasucesso “Total Eclipse Of The Heart”
  • Apesar da aparência da capa, não se trata de um heavy metal, está mais para ópera rock.

OUÇA AS FAIXAS E COMPARE COM A ANÁLISE MUSICAL:

DESTAQUES EM VERMELHO

01 – Bat Out Of Hell

00:00 – a guitarra e a bateria anunciam o início da música, um teclado desenfreado se apresenta, a banda logo entra no mesmo ritmo; 00:41 – as guitarras brincam e o hard rock fica mais definido; 01:11 – a guitarra solo mostra a que veio, logo a segunda guitarra a acompanha fazendo uma segunda voz; 01:45 – serenidade: fica só o teclado arpeggiando, quando finalmente entra o canto de Meat Loaf; 02:27 – junto com a segunda estrofe, entra um coro ao fundo; 02:56 – após o rufar da bateria, entra com tudo o refrão; 03:14 – a segunda parte do refrão é como um brado, acompanhado do coro e do teclado, dando uma esvaziada na música para deixar destacada a mensagem do texto; 03:21 – a música muda de textura com a entrada de um órgão; 03:36 – a guitarra trás de volta para o rock e o refrão; 04:38 – riff de guitarra e trinados do teclado e logo depois, a segunda estrofe novamente e o refrão só que ao final dele é incluída uma cadência; 06:10 – mas a música não termina, na verdade a guitarra imitando uma espécie de motor, acelera novamente o ritmo; os acordes do piano preparam para o veloz solo de guitarra; 06:53 – o vocal retorna, a música continua acelerada, mas o arranjo é mudado; 07:39 – voltamos ao chão, Meat Loaf oscila entre a tristeza e a euforia e a banda o segue, até explodir com o título da faixa “Like a Bat Out Of Hell!!!”

02 – You Took The Words Right Out Of My Mouth (Hot Summer Night)

Um diálogo entre um casal totalmente sem noção abre a música; 00:49 – entra a banda, parece um sertanejão, depois da introdução o canto aparece acompanhado do teclado e logo a banda também entra, com a participação dos backing vocals; 04:04 – o título da faixa é repetido e o back faz o contracanto até chegar uma sequência à capela acompanhada de palmas. Uma mistura de sertanejo com música de igreja protestante. Horrível.

03 – Heaven Can Wait

Uma sensível balada de voz e piano. No decorrer, acompanhamento de backing vocals e orquestra de cordas.

04 – All Revved Up With No Place To Go

00:00 – Sax alto e teclado dobram a melodia; 00:16 – a voz entra e a guitarra marca os compassos; 00:31 – a melodia entra numa ascendente com o sax no contracanto e cai no refrão; 01:00 – a melodia do sax e do teclado é repetida e o canto repete a frase anterior até chegar ao refrão; 01:55 – a estrutra é modificada, o sax trabalha nos graves; 02:49 – o solo de sax vai às alturas e não sai mais, quando o canto apresenta novamente o refrão; 03:36 – enquanto a voz sustenta uma nota, a guitarra e o teclado trinam até que o ritmo acelera freneticamente e assim a música termina.

05 – Two Out Of There Ain’t Bad

00:00 – um belo e delicado fraseado do piano, o baixo aponta e o violão entra com arpeggios; logo após o suave e sentido canto com intervenções dos backing vocals; 00:58 – a bateria também participa e anuncia o refrão; 02:12 – na repetição do refrão, entra um arranjo de cordas, enriquecendo ainda mais o trabalho; 02:45 – uma elevação no tom dá um toque mais dramático ao tema; 05:04 – após o refrão, uma suave cadência finaliza esta bela peça.

06 – Paradise By The Dashboard Light

00:00 – a guitarra abre o rockabilly para a entrada da banda; 00:56 – o ritmo desacelera e o o grupo vocal se destaca; 01:12 – um vocal feminino assume e o rockabilly retorna com o apoio do coro; 01:42 – Meat Loaf agora conduz; 02:31 – o refrão fica mesmo com o coro; 03:16 – muda o andamento: fica mais rápido. O canto acelera pressionado pela guitarra; 03:31 – a textura muda e toma ares de disco music e vozes faladas como a de um locutor apresentam a história; 04:28 – uma voz feminina dá um basta e trás tudo de volta para o rockabilly, logo após entrega a música para Meat Loaf, um dueto muito interessante, bem teatral, uma opereta moderna.

07 – For Crying Out Loud

00:00 – novamente o piano abre, o vocal entra logo em seguida, é engraçada a “técnica” de vibrato que ele usa, é bem forçado mas dá mais dramaticidade; 01:36 – o tom parece que muda direto, sem transição e a música acelera um pouco; 03:01 – há uma cadência e o piano parece que finaliza, a orquestra recupera a música e o canto segue; 04:37 – a orquestra entra com o peso dos metais e da percussão, a banda acompanha efusiva; 05:57 – mais uma cadência, mas ainda não é o fim, um belo trabalho das cordas até que tudo para e só resta a voz e o piano; delicadamente, as cordas retornam, seguidas das madeiras; os metais se apresentam imponentes, conduzindo a música para seu fim apoteótico, mas não, desaparecem deixando a finalização para a voz e o piano. Magnífico.

Análise Musical: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer

té mais!

3 comentários:

Unknown disse...

Xiiii... Sabes que o passado fim de semana estive a ouvir/ver o Meat Loaf? É um DVD já antigo (claro) mas de vez em quando apetece-me ver. Uma voz extraordinária!

Parabéns pelo artigo. Excelente escolha.

Abraços
Luísa

Marcelo Marques disse...

Meat Loaf é uma das maiores personalidades, varios artistas e produtores adoram trabalhar com eles...fora os shows fantasticos e musicas que são historias, indico 2 sons bunitinhoos dele..."i ´do do anything for love (but i wont do that)" e i´d lie for you ( and that´s the truth); e trabalha muito na TV fez pontas no bom filme Clube da Luta e Black Dog com Kurt Russell. Marcelo Marques

Rodrigo Nogueira disse...

Valeu as dicas!!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Sons, Filmes & Afins,

um refúgio para quem tem a mente aberta, mas opinião própria"

Marcadores

1975 (1) 1977 (1) 1979 (45) 2 Tone (1) 2001 (1) 50 Obras Revolucionárias (51) A Formação do Gosto Musical (8) A Pedidos (3) Abba (3) AC/DC (2) ação (14) Acervo Original (6) acid house (4) acid jazz (6) Acid Rock (1) acid techno (1) Aerosmith (2) afoxé (1) afrobeat (3) Allman Brothers Blues Band (1) Alternative Dance (1) Ambient (2) amizade (6) análise (1) animação (2) Aniversário (1) Arraste-me para o inferno (1) Art Blakey (1) art rock (5) aventura (4) axé (2) baião (1) baixo (6) baladas (3) balanço do ano (5) Barry White (1) bateria (2) be bop (8) Bebel Gilberto (1) Beethoven (6) Bela Fleck (1) Ben Affleck (1) Ben Kingsley (1) Berg (1) Berlioz (3) big band (2) Big Star (1) Bill Evans (1) Bill Wyman (1) Billie Holiday (1) Billy Bob Thornton (1) Billy Joel (1) biografia (3) black metal (2) Black Sabbath (1) Blackened Death Metal (1) Blind Faith (1) Blondie (1) Blue Cheer (1) bluegrass (1) blues (14) blues rock (1) Bob Dylan (1) Bob Marley (2) bolero (2) Bon Jovi (2) bossa nova (5) Boston (1) Boulez (1) Brahms (1) Brian Eno (6) Brittany Murphy (1) Brutal Death Metal (1) Buddy Guy (1) Burning Spear (1) Buzzcocks (2) Caetano Veloso (3) Cage (1) calipso (1) Camisa de Vênus (1) Cannonball Adderley (1) cantata (1) Carpenters (1) celta (2) Charles Mingus (1) Charlie Parker (2) Cheap Trick (1) Cher (1) Chet Baker (1) Chic (3) Chic Corea (4) chicago blues (2) Chico Buarque (2) Chopin (1) Choro (1) Christian McBride (1) Cícero (6) Clive Owen (1) comédia (16) Concerto (1) Cool Jazz (5) Count Basie (1) Counting Crows (1) country (7) country rock (3) Crumb (1) Curtis Mayfield (1) dance (3) David Bowie (6) Dead Kennedys (1) Death Doom Metal (1) death metal (6) debate (2) Debussy (2) Deep Purple (2) Def Leppard (1) Delaney Bonnie And Friends (1) delta blues (2) Dennis Hopper (1) Dennis Quaid (1) Dennis Wilson (1) Denzel Washington (1) Derek And The Dominos (1) Descartes (2) Destaques (1) Devo (2) Dianne Reeves (1) Dire Straits (1) disco (8) Divulgação (1) Dizzie Gilesppie (1) Django Reinhardt (1) Donizetti (1) Donna Summer (1) doo wop (3) Doom Metal (1) drama (27) Dream Theater (1) Drone Doom (1) Duke Ellington (4) Dulce Pontes (1) Dupré (1) Eagles (1) Earth Wind and Fire (3) easy listening (2) Electric Blues (1) electric-folk (1) Elis Regina (1) Ella Fitzgerald (1) ELO (1) Elton John (2) Elvis Costello (2) ensaio (25) Entrevista (1) época (2) Eric Clapton (3) Erroll Garner (1) Esta Música é Arte? (3) fado (2) Fairport Convention (1) Falecimentos (7) fantasia (4) Fela Kuti (1) Feldman (1) ficção científica (6) filme (69) Filosofia (3) flamenco (2) Fleetwood Mac (3) folk (9) Folk Metal (1) forró (1) Frank Sinatra (1) free jazz (4) frevo (1) Funeral Doom (1) funk (14) Funkadelic (1) fusion (10) Gal Costa (2) Gang of Four (1) Gary Numan (1) Genesis (2) Gershwin (1) Gesualdo (1) Gilberto Gil (2) glam rock (1) Glinka (2) Gluck (1) gospel (3) gótico (6) Grammy (2) Graziani (1) Gregory Isaacs (1) guerra (4) guitara (2) guitarra (5) gypsy jazz (1) Hank Jones (1) hard bop (4) hard rock (15) hardcore (2) Haydn (3) heavy metal (17) Herbie Hancock (2) hip-hop (5) Holger Czukay (1) Holst (1) homenagem (1) Horace Silver (1) Houghton (1) house (2) Ian Dury (1) Iggy Pop (2) indie rock (1) infantil (2) Iron Butterfly (1) Isaac (1) Isabelle Fuhrman (1) Ives (1) J.S. Bach (5) Jaco Pastorious (2) James Brown (2) Jamiroquai (1) Japan (1) jazz (44) Jazz Modal (1) Jean Michel Jarre (2) Jefferson Airplane (1) Jenifer Lopez (1) Jimi Hendrix (1) Jimmy Cliff (1) Jimmy Smith (1) Joan Armatrading (1) Joan Sutherland (1) João Gilberto (2) John Coltrane (1) John Mayall's Bluesbreakers (1) John Travolta (1) Johnny Alf (1) Joni Mitchell (3) Jorge Ben Jor (2) Joy Division (2) Judas Priest (1) Julia Roberts (1) Keith Jarrett (1) Kim Bassinger (1) Kiss (2) Kompha (1) Kraftwerk (2) krautrock (5) Led Zeppelin (2) Lee Jackson (1) Leibniz (1) Lenny White (1) Leonin (1) Listas (19) Liszt (2) Louis Armstrong (2) lundu (1) Machaut (1) madchester (2) Magazine (1) Mahler (2) Marcelo Nova (1) Maria Bethânia (1) Marianne Faithfull (1) Marvin Gaye (3) MDM (1) Meat Loaf (1) Medieval Metal (1) Melodic Death Metal (1) Memphis (1) Meryl Streep (1) Messiaen (1) Metal Progressivo (2) Michael Jackson (3) Mickey Rourke (1) Miles Davis (4) Miúcha (1) modal (2) modinha (1) Monteverdi (2) Motörhead (1) Mozart (6) MPB (10) músic eletrônica (3) música ambiente (4) música clásica (1) música clássica (4) Música do outro mundo (11) música eletrônica (4) música experimental (3) música industrial (2) Música na Cabeça (7) musical (1) Musicoterapia (1) Ná Ozzetti (1) Nat King Cole (1) Neil Young (1) new age (1) new wave (15) Ney Matogrosso (1) Nina Simone (1) Nirvana (1) O que é? (6) ópera rock (2) opinião (23) Oscar (1) Paco de Lucía (1) Parliament (2) Pat Metheny (1) Paul Giamatti (1) Paul McCartney (1) Paul Weller (1) Paulinho Nogueira (1) Paulo Moura (1) Penelope Cruz (1) Pere Ubu (2) Peri (1) Perotin (1) Perusio (1) Peter Frampton (1) Peter Gabriel (1) Peter Sarsgaard (1) Peter Tosh (1) piano (2) Pink Floyd (6) polca (1) Police (1) policial (5) pop (23) pop rock (4) pós-punk (6) Post-Punk (2) Poulenc (1) Power Metal (1) Presente (2) Primus (1) Prince (1) Progressive Death Metal (1) promocional (6) Public Image Ltd. (2) Puccini (1) punk rock (31) Quadrinho (1) Queen (1) Racionais MCs (1) Ramones (3) rap (2) Red Hot Chili Peppers (2) reggae (6) Reich (1) Return To Forever (1) Richard Wagner (2) Rick Wakeman (1) rock (70) rock de vanguarda (4) rock progressivo (9) rock psicodélico (3) rockabilly (2) Rolling Stones (2) romance (9) Ronnie James Dio (1) Rush (1) Russell Crowe (1) Rythm and Blues (5) Saint-Saens (1) Sam Raimi (1) samba (5) Sarah Vaughan (1) Satie (1) sax (1) Schoenberg (4) Schubert (3) Schumann (2) Scorpions (1) Scriabin (1) sebo (1) Série Especial de Domingo (80) Sex Pistols (6) Shirley Verrett (1) Show (1) Simone (1) Siouxsie and The Banshees (1) Sister Sledge (1) ska (1) smooth jazz (3) soul (9) soul jazz (4) speed metal (2) Spyro Gyra (1) Stan Getz (1) Stanlay Clarke (1) Star Trek (1) Steely Dan (1) Stéphane Grappelli (1) Steve Vai (1) Steve Winwood (1) Stevie Wonder (2) Stockhausen (1) Stravinsky (1) Sunday (1) Supertramp (1) surf music (1) suspense (14) swing (5) Symphonic Prog (1) synthpop (3) Talking Heads (2) tango (2) Tchaikovski (2) Technical Death Metal (1) techno (5) Television (1) Terri Lyne Carrington (1) terror (7) Tex (1) The Adverts (1) The B-52's (1) The Beach Boys (1) The Beatles (3) The Cars (1) The Clash (3) The Cramps (2) The Cream (3) The Crusaders (1) The Damned (1) The Doors (1) The Fall (1) The Germs (1) The Gun Club (1) The Hollies (1) The Jam (1) The Jazz Crusaders (1) The Modern Lovers (2) The Only Ones (1) The Penguin Cafe Orchestra (1) The Residents (1) The Saints (1) The Slits (2) The Specials (1) The Stooges (2) The Stranglers (2) The Trio (1) The Undertones (1) The Who (1) Thelonious Monk (2) Thin Lizzy (1) thrash metal (2) Throbbing Gristle (1) Titãs (1) Tom Jobim (2) Tom Petty (1) Tom Wilkinson (1) Top Blog (1) TOPS (1) Toquinho (1) Tracy Chapman (1) Traffic (1) trance (2) tropicália (3) Tudo isso é rock (1) valsa (1) Van Halen (2) Van Morrisson (1) Varèse (1) Vaughan Williams (1) Velvet Underground (1) Vera Farmiga (1) Vídeo (1) Viking Metal (1) Villa-Lobos (1) Vinícius de Moraes (1) Vinil (1) violão (1) Vivaldi (2) Watt 69 (1) Weber (1) Webern (1) Wes Montgomery (1) west coast jazz (1) Wheater Report (1) Willie Nelson (2) Winger (1) Winona Ryder (1) Wire (2) X-Ray Spex (1) Yardbirds (1) Yes (1)