Seria muito fácil taxar o senhor Jeff Lynne e companhia da Electric Light Orchestra de pretensiosos e narcisitas.
O som produzido por eles tem a intenção de ser “diferente”. Tudo começa com a formação, além dos instrumentos básicos de um grupo de rock, inclui meia orquestra de câmara (com direito a violinos e violoncelos), o que daria a sensação de que sairia algo rebuscado e pouco acessível.
Ledo engano! Claro que temos intervenções de cópias de música clássica aqui e ali, mas no fundo, temos um grupo de rock, quase pop.
O disco apreciado hoje é o álbum Out Of The Blue, considerado um marco na carreira do grupo. Todas as composições foram feitas pelo líder, guitarrista e cantor Jeff Lyne (veja foto abaixo), num espaço curto de tempo, o que identificamos logo nas primeiras músicas, pois a estética do trabalho é praticamente única: a grosso modo, poderia dizer que seriam composições ao estilo de Paul McCartney (os Beatles são a maior influência do grupo), com arranjos da fase mais operística do Queen e uma sutil apimentada à Pink Floyd. Tudo isso numa embalagem extra-terrestre, que era moda na época.
A experiência de ouvi-lo é muito boa, mas no decorrer, torna-se cansativo, afinal trata-se de um álbum duplo com a mesma temática.
Destaco a suíte (que dura um lado inteiro), Concerto For A Rainy Day, além de Birmingham Blues e Sweet Talkin’ Woman. Para ouvir esta última, clique no vídeo abaixo.
Arremato dizendo que não os achei pretensiosos, é uma boa banda e merece ser conhecida.
‘té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais (Fonte: Wikipedia)
Easy listening é o nome inglês para o estilo de música orquestrada, que surgiu na década de 1950 e que teve como precursores Ray Conniff, Burt Bacharach, Paul Mauriat, Percy Faith, Annunzio Paolo Mantovani, Franck Pourcel, Bradley Joseph dentre outros. Também conhecida como "lounge music", é geralmente vista por parte dos críticos como música estritamente comercial e de fácil audição, por seu estilo melodioso - daí sua denominação "easy listening", que pode ser traduzido como audição fácil. No entanto, sempre fez enorme sucesso junto ao público, vendendo milhões de discos e suas apresentações públicas chegavam a lotar as casas de espetáculos, além de influenciar inúmeros músicos de gerações posteriores e o próprio desenvolvimento dos estilos musicais. Suas raízes estão nas Big Bands dos anos 1930 e 1940, de onde se originou a maioria de seus intérpretes, onde atuavam como instrumentistas ou como arranjadores.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!