No princípio era o blues. Quase todos os estilos modernos musicais vieram direta ou indiretamente dele.
Tínhamos a choradeira dos trabalhadores dos campos de algodão (daí o nome blues: triste), depois as vozes passaram a ser acompanhadas por violões e gaitas de boca (delta blues), até que, em Chicago começou a fazer música um sujeito carinhosamente chamado de “águas lamacentas” (Muddy Waters).
O que fez ele de diferente? Em primeiro lugar, reza a lenda que ele, nada mais nada menos, INVENTOU a guitarra elétrica. Se bem que o Armandinho do Recife diz que seu pai, Dodô (ou Osmar, não lembro), foi quem primeiro teve a ideia com seu “pau elétrico”. Que os historiadores resolvam esse impasse.
De qualquer modo, com Muddy Waters e sua guitarra, o blues nunca mais foi o mesmo, então surgiu o Chicago Blues. (Leia mais!)
Agora, sobre o disco Hard Again: Muddy já era um veterano. Nos anos 70, só tinha feito discos medíocres, ao contrário das décadas anteriores em que era rei (B. B. King o idolatrava).
Já sem poder tocar sua adorada guitarra, mantinha ao menos seu vozeirão e sua fúria interpretativa. E isso por sí basta para tornar esse álbum memorável. Composições clássicas desse senhor deram uma identidade mais alegre para o blues (contradição?), e esse disco gravado ao vivo é um documento para a posteridade, além de ser uma delícia aos ouvidos.
Os músicos convidados são da realeza do blues, como o senhor Johnny Winter na guitarra e James Cotton e sua poderosa gaita.
Eu poderia colocar abaixo qualquer faixa do disco que ele estaria bem representado, então coloco a primeira, só pra deixar água na boca.
como sempre, ‘té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais (Fonte: Wikipedia)
Música experimental é um estilo de música inovadora que originou no Século XX, desafiando todas as concepções normais de como uma música deve ser, e extrapola os limites popularmente conhecidos. Dessa forma, há pouco acordo sobre quão experimental uma música pode ser, antes de ser considerada apenas ruído. Geralmente as bandas experimentais possuem instrumentos pouco conhecidos, modificados, ou utilizados de maneiras inovadoras; efeitos estranhos aplicados de maneiras não convencionais e mistura de diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica. Além de instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de sons de objetos e efeitos diversos de acordo com a intenção do compositor, experimentando os sons como o próprio nome diz. Quando também é usado música eletronica de maneira mais "pesada", com características noise, este experimentalismo também é chamado de música industrial.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!