A intenção hoje era falar do disco gravado ao vivo no Canecão, local onde passaram uma temporada bem sucedida de 7 meses, disco lançado em 1977.
O problema é que, infelizmente, no nosso país não damos a menor bola para os nossos verdadeiros artistas e não consegui adquirir o álbum em lugar nenhum pois “estava fora de catálogo”.
Um absurdo! Esse deveria ser um patrimônio nacional e NUNCA estar fora de catálogo!
Então tive que me virar e arrumar um importador que me ofereceu um show “parecido”, só que gravado na Itália.
Obs. Na Itália consigo um show de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha; no Brasil não.
Ok, então vamos a ele!
Antes vamos identificar os artistas:
Miúcha –> cantora contralto famosa principalmente na Europa. Irmã de Chico Buarque, foi casada com João Gilbero e com ele teve Bebel Gilberto, cantora famosa nos EUA nos dias de hoje.
Toquinho –> exímio violonista e cantor de voz suave de sucesso no mundo todo. Aluno de Paulinho Nogueira. Parceiro de Vinícius de Moraes e compositor de sucessos com “Aquarela” (Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo…), entre tantos outros, sozinho ou em parcerias.
Vinícius de Moraes –> um dos maiores poetas modernos do Brasil, embaixador, adido cultural, compositor e um dos inventores da bossa nova junto com Tom Jobim e João Gilberto.
Tom Jobim –> maestro. Um dos maiores compositores populares do mundo.
Na foto abaixo estão na ordem inversa.
No disco contém apenas músicas consagradas da bossa nova, mas numa versão nova que vale a pena ouvir. Arranjos inéditos e até intervenções nas letras.
Vinícius é o “host”, pois é o único que fala italiano (mais ou menos), e se comunica com a platéia, seja para contar fatos curiosos envolvendo a composição das músicas, seja fazendo brincadeiras com os músicos e com a platéia.
No palco ele fica sentado numa “mesa de bar”, servido com o habitual whisky e com o microfone à disposição para falar ou cantar a hora que der na telha.Percebe-se que o disco foi realmente gravado ao vivo, pois você consegue notar alguns momentos em que há alguns desafinados, mas nada que comprometa a qualidade do show.
Um momento engraçado é quando Vinícius vai apresentar a próxima música e esquece que está na Itália e começa a falar em inglês. Até que ele se dá conta e fala: “ué, why I’m speak english?? (ouça no vídeo abaixo).
Acima ouvimos uma obra de arte de um dos maiores letristas da língua portuguesa: Chico Buarque.
Devemos dar valor a esse disco não só por ser de artistas brasileiros, mas por ser uma obra de arte da humanidade.
‘té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais
Cowpunk, ou Country Punk, é um subgénero do punk rock, originário do sul da California, criado nos anos 80. É uma mistura de punk rock com música country e blues, e influênciado por bandas como The Cramps e The Gun Club.
Crunk é um subgênero do rap que foi desenvolvido no sul dos EUA.
Crust punk (também conhecido como Crustcore), associado à cultura da segunda geração anarcopunk (ecologia, anarquismo, pró-libertação animal), se assemelha ao grindcore no extremismo mas diminui consideravelmente a influência das estruturas musicais do thrash metal, punk e hardcore.
4 comentários:
Ro, demais este post! Muito bem escrito, muito informativo, muito legal! Pra quem conhece e pra quem não conhece tanto... tenho certeza que esse blog ainda vai dar bons frutos pra você.
Cara, tenho o dvd desse show da Itália. Comprei tem uns 6 anos, quando começaram a vender nas Americanas aqueles dvds de R$10,00. Garimpei num monte de dvd ruim e achei esse tesouro.
Muito bom mesmo!
Caio, o mesmo aqui.
Quando vi esse DVD no meio do monte de filme japonês e documentários de carro quase fiquei maluco. Essa gravação, apesar da baixa qualidade de áudio e vídeo, é uma obra prima, por reunir toda essa gente maravilhosa. Se eu começasse a falar da minha indignação pela desvalorização dos nossos maiores artistas, não pararia nunca, então deixo só a nota.
Eu tenho Vinícius como o meu maior ídolo, porque além de sua obra, ele viveu realmente a poesia em seu estado natural, como já disse Carlos Drummond.
Amigos Caio e André - recentemente achei num balaio de cds o disco do canecão! Também achei o DVD com o show da Itália.
Abç!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!