Eis aqui um caso curioso: Peter Frampton.
Começou cedo a carreira de músico tocando guitarra em bandas desconhecidas com “Humble Pie” e “The Heard”. Chegou até a gravar alguns LPs, mas sem maiores impactos.
Até que um dia, resolve abandonar as bandas e dedicar-se à carreira solo como guitarrista e também cantor. Contrata uma competente banda e decide armar um show em São Francisco (EUA) e mostrar algumas de suas composições, isso em 1975.
O show foi um sucesso! Atraiu muita gente e proporcionou a gravação de um disco ao vivo, considerado um risco pela maioria dos produtores, pois a vendagem desse tipo de gravação é baixa, além do alto custo para a produção.
O disco foi um fenômeno, bateu todos os recordes de vendagem até então, se tornando o disco gravado ao vivo mais vendido da história! Independente de gênero musical. Praticamente todo jovem que gostava de rock tinha uma cópia em casa, o que transformou esse álbum num clássico, além de proporcionar ao senhor Frampton não só um, mas SEIS discos de platina.
Outro fato relevante é que Peter Frampton foi o primeiro guitarrista a utilizar o efeito “guitarra falada”, que depois foi consagrado por Slash do Guns’ n’ Roses e Richie Sambora do Bon Jovi, além de ser utilizado até hoje por diversos guitarristas (veja foto abaixo).
O álbum é excelente!
Homogênio, daqueles que se você gosta de uma, gosta de todas. Proporcionou alguns hits que são tocados até hoje e que foram regravados por vários artistas como “Show Me The Way” (veja vídeo abaixo) e “Baby I Love Your Way”.
Depois de colher os frutos desse álbum, Peter Frampton simplesmente sumiu.
Não porque parou de trabalhar, ao contrário, o homem tá na estrada até hoje, mesmo perto dos 60 anos. Mas porque ele nunca mais conseguiu chegar nem longe do sucesso obtido com esse disco. Inclusive tentou renovar a experiência lançando um Comes Alive! 2, mas sem maiores impactos. O motivo? Sabe-se lá, coisas inexplicáveis da vida.
De qualquer modo, Comes Alive! De Peter Frampton foi um fenômeno e está na memória afetiva de muita gente e vale a pena conferir mesmo hoje.
Assim encerramos com chave de ouro o ciclo de discos de 1976.
Confira à direita os eleitos melhores disco de 1976.
‘té mais!
Enciclopédia Básica de Estilos Musicais
Country Blues (também chamado de folk blues, rural blues, backwoods blues, ou downhome blues), refere-se ao Blues feito acusticamente. Após seu surgimento no sul dos Estados Unidos, o blues se alastrou rapidamente por todo o país, dando origem a uma série de estilos regionais.
Country - (em Português, música do interior) é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no Sul dos EUA. Suas raízes são encontradas na música folclórica tradicional, na música celta, no blues, na música gospel, e na música popular do Século XIX que se desenvolveu rapidamente nos anos de 1920.
country rock é uma variação do rock com influência da country music.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!