Richard Wagner |
- 2 - Tristão & Isolda (1865) - Wagner
Quando escreveu Tristão & Isolda, Wagner não tinha qualquer intenção de criar uma revolução musical. O fato de ele ter desenvolvido uma nova linguagem musical para o Tristão foi resultado de sua necessidade de expressar estados da alma de um tipo nunca antes descrito pela música ou pelo drama. O assunto do drama é a natureza da ânsia - intolerável, implacável - por um amor que só pode encontrar realização na morte. Ao contrário de outros famosos amantes operísticos, Tristão & Isolda não morrem porque as coisas dão errado. Eles estão completamente cientes de que o amor sentem um pelo outro é tão devastador que nada no mundo pode satisfazê-lo.
Para obter em sua música este senso de ânsia, Wagner criou, antes de mais nada, uma revolução na harmonia. Os primeiros compassos do Prelúdio já criam a atmosfera de tensão da qual parece impossível escapar. A primeira frase, violoncelos que se exaltam seguidos por acordes cuja resolução é ambígua - o famoso "acorde de Tristão" -, é repetido após um longo silêncio, com Wagner removendo qualquer fundamento sobre o qual possamos nos apoiar ou esperar qualquer eventual apoio. E assim ele avança pela obra, de modo que nós, como seus personagens, ficamos num constante estado de agitação e não realização.
O elemento mais influente do Tristão, que afetou quase toda a música ocidental subsequente, é sua harmonia. Mas nesta obra de desestabilização Wagner também usou outros meios. O ritmo tradicional praticamente desaparece, de modo que a relação entre música e drama, há muito estabelecida, acaba por dissolver-se. A paleta das cores orquestrais explorada é imensa, e muitos dos momentos mais prementes do drama são caracterizados pelos misteriosos sons de uma orquestra colossal, usados de maneira bizarra. A ampla orquestração de Wagner dá a impressão, nos momentos fundamentais, de que estamos nos desligando totalmente deste mundo.
Outro elemento decisivo é a escala em que o Tristão opera. Obras tão longas, ou quase tão longas, como muitas das óperas de Hendel, haviam sido escritas antes. O que torna o Tristão tão exaustivo e aparentemente tão abrangente é o fato de não existirem divisões em Árias, coros e assim por diante. Wagner via-se como sucessor de Shakespeare, e até certo ponto ele estava certo. Mas o Tristão é organizado de maneira muito mais coesa que qualquer peça de Shakespeare, ou qualquer obra em grande escala que o precedeu. Com seus extraordinários recursos de harmonia e matizes orquestrais, Wagner encerra-nos completamente no mundo de incrível intensidade dos amantes, de modo que ficamos inclinados, como eles, a sentir que nada fora do seu amor tem qualquer importância. É por isso que esta obra, elevando tão alto as ambições da arte, é de um fascínio interminável, tendo muitas vezes sido vista como realmente perigosa.
Influenciados: quase toda a música ocidental
Gravação recomendada: Reginald Goodall/Welsh National Opera (Decca)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
Veja aqui um trecho da encenação da ópera!
AUDIÇÃO COMENTADA
Ato 2, "O sink hernieder, Nacht der Liebe"
Este é o trecho central do dueto do Ato II. 00:00 Tristão leva Isolda à margem do regato coberta de folhas. 00:16 Ele canta: "Ó noite de amor, cai sobre nós", e Isolda se junta a ele; eles logo se exaltam, 02:25, cantando "libertando-nos do mundo", ao som de um acalanto das trompas. 03:28 Isolda canta: "Coração no coração, boca na boca", Tristão responde com: "unidos em um só hálito". O próximo e imenso clímax é iminente, à medida que os amantes agora cantam, 04:18, com extraordinária audácia: "Eu próprio sou o mundo; suprema alegria do ser, vida do amor mais sagrado", então eles mergulham temporariamente no "para nunca mais despertar, doce desejo".
1 comentários:
A Área Rock'N Roll colocou no ar mais uma novidade! É o jogo Comente no Blog Acima.
Para participar, basta você ir aos comentários da página do jogo, comentar em algum post do blog anterior e no comentário do jogo, confirmar o nome do post comentado e adicionar seu link!
É mais uma novidade da Área Rock'N Roll, para a ajudar os blogueiros a ganharem mais comentários.
http://tinyurl.com/comente-no-blog-acima-Area
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!