Joseph Haydn |
- 11 - Quartetos para cordas Opus 33 (1781)
Se Haydn foi o "pai" da sinfonia, ele deu, virtualmente, origem ao quarteto de cordas como o conhecemos. Foi ele quem, principalmente, fez todos os avanços importantes na composição de música de natureza sinfônica para quatro executantes de instrumentos de cordas, sem exigir um contínuo de teclado. Sem dúvida, seus primeiros quartetos ocasionalmente possuem uma ousadia orquestral de textura essencialmente estranha a esta forma mais íntima de expressão musical. Contudo, quando compôs seu conjunto de seis Quartetos Op. 33 (1781), que inclui os populares quartetos da "Piada" e do "Passarinho", ele já dominava a forma inteiramente nova de expressão de câmara que lhe permitiu produzir milagres infindáveis de imaginação musical, como num invejável número de prestidigitação. Mozart imediatamente produziu seis quartetos próprios, dedicados a Haydn em reconhecimento à sua contribuição, enquanto Beethoven, o antigo aluno de Haydn, subsequentemente levou o gênero a um inigualável clímax de expressão musical.
Gravação recomendada: Mosaiques Quartet (Astrée Auvidis)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
AUDIÇÃO
Quarteto para cordas Nº1 Opus 33
Baixe AQUI todos os quartetos Op. 33
A PARTIR DA SEMANA QUE VEM ENTRAMOS NO TOP 10 OBRAS MAIS REVOLUCIONÁRIAS!!
A PARTIR DA SEMANA QUE VEM ENTRAMOS NO TOP 10 OBRAS MAIS REVOLUCIONÁRIAS!!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!