domingo, 29 de maio de 2011

Serie: "Esta Música é Arte?" Capítulo 2 - O Teste de Dante - Nível 1: O Literal

Quadro "The Beach Boys" de Peter Blake
Bem-vindo caro leitor e cara leitora ao nosso caminho para descobrir se "Esta Música é Arte". No capítulo anterior (para ler, clique AQUI) foram estabelecidos os parâmetros e critérios, e no primeiro artigo da serie, conhecemos sua proposta (para ler clique AQUI). Para facilitar o acompanhamento da serie, criei um menu especial (para ver clique AQUI). Vamos começar? Se você escolheu uma música conforme proposto no artigo anterior, peço que a escute neste momento. Escute tranquilamente, sem grande atenção, apenas se divirta.

NIVEL 1 - O LITERAL

Para acompanhar esse nível é necessário (0 a 10):
  • Conhecimento musical: 0
  • Conhecimento técnico/teórico: 0
  • Atenção à música: 2
  • Boa vontade: 5
Segue abaixo algumas frases de artistas que podem contribuir para o entendimento do artigo:

"Novos mundos precisam ser vividos antes de poderem ser analisados"
Alejo Carpentier - escritor
"[...] Mas a simplicidade nunca é simples."
Agnes Martin - crítica de arte
"Conceber é fácil. Qualquer idiota pode ter uma boa ideia. O difícil é fazer."
Christo Yavashev - pintor
"Não estou interessada em obras grandes. Uma coisa não precisa ser grande para ser boa."
Elizabeth Bishop - escritora
"Não há motivo para que uma obra de arte seja sempre maravilhosa para as pessoas."
Gilbert Proesch - pintor 

A base de nossa pirâmide analítica é o campo LITERAL. Aqui não é necessário ouvir a música, basta escutá-la. Por mais estranho que possa parecer essa frase, ela não é contraditória. Quando falo "ouvir", me refiro àquela audição atenta onde os detalhes são notados, por outro lado, "escutar" está no sentido mais simples, ou seja, o literal. Para escutar uma música, basta executá-la, ela tomará conta do ambiente ou será apenas uma parte integrante dele. Nesse momento, basta escutarmos passivamente, em outras palavras, deixarmos a música rolar.

A música é criada em cima de ritmos. Eles podem ser regulares ou não, agitados, calmos ou "cadenciados", não importa, o que importa aqui é que mexem com o corpo. Estimulam uma dança, uma vontade de movimentar o corpo, nem que seja através de um simples bater de pé. Isso pode ocorrer com o "escutador" mesmo ele dando pouca ou nenhuma atenção para a música. Esse é o poder LITERAL.

Praticamente todas as músicas têm esse poder, uma possível exceção talvez seja a música 4'33" de John Cage (que é tão revolucionária que forçou a mudança desse paradigma, para conhecer, CLIQUE AQUI). Portanto, qualquer música analisada avançará para o próximo nível do Teste de Dante, inclusive a que você escolheu - sem nenhum esforço. O que muda de uma música para outra é o GRAU LITERAL que ela tem, e é sobre isso que vamos tratar agora.

AVALIAÇÃO

Apesar de praticamente todas as músicas do mundo possuírem a literalidade, ela é encontrada em graus diferentes em cada uma delas. Se você quer identificá-lo baseado nos parâmetros estabelecidos nos artigos anteriores, deve observar o seguinte:
  • Seu gosto pessoal, ou o efeito que a música causa em você pode ser levado em conta, mas não é essencial;
  • O gosto geral é importante, ou seja, o sucesso da música É parâmetro aqui;
  • O contexto, ou seja, a época em que foi lançada;
  • A letra tem pouca ou nenhuma importância.
Em outros termos, se você quiser enxergar desta forma, as músicas que atingirem altos graus serão boas e as de baixo grau, ruins - ao menos no que se refere ao conceito LITERAL.

Veja os efeitos que devemos procurar para altos graus de qualidade literal no vídeo abaixo:


Apesar de ser exagerado por ser tratar de um filme, acho que o exemplo deixa bem claro o que estamos procurando. Repare como a música é recheada de elementos que provocam essas reações nos ouvintes em geral. Independentemente de terem sido introduzidos na música com o objetivo de fazer sucesso ou por simplesmente expressarem as vontades dos compositores, o fato indiscutível é que o resultado foi eficiente.

Note o ritmo contagiante, a expressividade do cantor (tanto John Lennon quanto Ferris Buller), as paradas estratégicas que levam ao clímax, a letra convocando o ouvinte a se agitar (shake,shake), etc, etc. Temos aqui uma fórmula para o sucesso!

Ouça outros exemplos equivalentes em qualidade. É necessário ouvir para melhor compreender, ao menos um trecho de cada faixa. (Surpresa!!!):

Se você não gosta de algumas das músicas listadas (ou de todas), ok, não há problema, mas uma coisa é necessário reconhecer: elas não são boas, são EXCELENTES, ao menos no sentido literal, e não adianta espernear! Se você é daqueles que afirma com toda a convicção que essas músicas são lixo, está na hora de rever seus conceitos. Elas podem não ter mais nenhuma outra qualidade (ou podem), mas ao menos em um aspecto são EXCEPCIONAIS, goste você ou não delas.

Por mais simples que pareça ser (ou não), a playlist que ouvimos possui resultados EXTREMAMENTE DIFÍCEIS de serem alcançados. Não pense que os "gritinhos", contracantos, pausas e retomadas, riffs, etc. sejam coisas primárias, ao contrário, são cuidadosamente planejados e calculados por músicos e produtores de alto nível (Quincy Jones e Jay Z, para ficar em algumas das faixas da playlist), e tudo isso com o objetivo de alcançar a excelência literal, e por consequência, o sucesso.

Por outro lado, se você adorou a seleção, agora tem uma razão para afirmar para aqueles amigos preconceituosos que eles estão enganados ao tripudiar do que você ouve. Porém, não limite seu mundo musical por aqui, há muito ainda a explorar e outras qualidades a serem observadas.

Entretanto não podemos afirmar de modo algum que encontramos arte, este é só o primeiro nível, restam ainda três. Será que alguma das músicas utilizadas como exemplo ou a que você escolheu, passará do próximo? Veremos domingo que vem, mas outra coisa é certa: se você quer agitar em uma festa, não há tipo de música melhor do que as excelentes literalmente!

Peço a você, que antes de formar um juízo sobre este artigo, dê mais uma lida nas frases dos artistas colocadas no início do texto. Depois de formado, mande-me um comentário!

Abraços!


Nível 1 - O Literal - Quando a música te pega pelo pé (ou pela cabeça, no sentido de balançar o coco)

Até a semana que vem na sequência de nossa investigação!


REFERÊNCIAS:

Esta serie é inspirada no seminário e no texto "Música e Estética 4" do professor Sidney Molina

O "Teste de Dante" foi descoberto pelo professor e filósofo Ricardo Rizek na Epístola XIII atribuída a Dante Alighieri

As frases foram extraídas dos livros "501 Grandes Escritores" e "501 Grandes Artistas", ambos da editora Sextante

Esta serie conta com a supervisão e consultoria da professora de música e musicoterapeuta Flávia B. Nogueira e é escrita na íntegra por mim, Rodrigo Nogueira, professor de música, de história da música e graduando em filosofia.

A reprodução total ou parcial da serie é possível apenas mediante autorização do autor. Para solicitar a autorização, envie um comentário ou um e-mail para rodmanog@gmail.com

4 comentários:

Edison Junior disse...

Fantástico, Rodrigo! Não fazia nem ideia de que dava para separar dessa maneira a forma de ouvir uma música. Aguardo os próximos. Abraços!

Rodrigo Nogueira disse...

Valeu Edison! Domingo que vem tem mais!

Olá Carlos! Entendo o que quer dizer e sei que o funk que você se refere não é o de James Brown e cia. Mas cabe lembrar que não vamos aqui dizer que um estilo musical inteiro é arte ou não, mas sim músicas individuais. Entretanto ainda estamos longe de chegar lá, demos hoje apenas o primeiro passo.

Abraços e continuem opinando!

.outsid3r disse...

Fala meu irmão!
Estou finalmente de volta, voltei a postar ontem!
abraços!

Pete Sudray disse...

Olá parceiro,

A equipe da Área Rock'N Roll publicou hoje uma matéria comunicando sobre as mudanças que irá ocorrer em seu funcionamento, após concretizada a parceria com o portal Ambiente Musical.

É importante que todos os parceiros saibam o que irá se suceder com a Área, para que continuem contribuindo com o divulgador, por esse motivo, publicamos o link do post nesse comentário

Área Rock'N Roll anuncia que processo de divulgação antigo está com os dias contados

http://tinyurl.com/ultima-semana-da-velha-Area

O então blog deve mudar de endereço e melhorar seu procedimento de divulgação em aproximadamente uma semana

Abraços

Equipe da Área Rock'N Roll

http://areadorocknroll.blogspot.com

http://ambientemusical.net/arearocknroll (Em breve)

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:

Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!

Conheça o Super Fusion Blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Sons, Filmes & Afins,

um refúgio para quem tem a mente aberta, mas opinião própria"

Marcadores

1975 (1) 1977 (1) 1979 (45) 2 Tone (1) 2001 (1) 50 Obras Revolucionárias (51) A Formação do Gosto Musical (8) A Pedidos (3) Abba (3) AC/DC (2) ação (14) Acervo Original (6) acid house (4) acid jazz (6) Acid Rock (1) acid techno (1) Aerosmith (2) afoxé (1) afrobeat (3) Allman Brothers Blues Band (1) Alternative Dance (1) Ambient (2) amizade (6) análise (1) animação (2) Aniversário (1) Arraste-me para o inferno (1) Art Blakey (1) art rock (5) aventura (4) axé (2) baião (1) baixo (6) baladas (3) balanço do ano (5) Barry White (1) bateria (2) be bop (8) Bebel Gilberto (1) Beethoven (6) Bela Fleck (1) Ben Affleck (1) Ben Kingsley (1) Berg (1) Berlioz (3) big band (2) Big Star (1) Bill Evans (1) Bill Wyman (1) Billie Holiday (1) Billy Bob Thornton (1) Billy Joel (1) biografia (3) black metal (2) Black Sabbath (1) Blackened Death Metal (1) Blind Faith (1) Blondie (1) Blue Cheer (1) bluegrass (1) blues (14) blues rock (1) Bob Dylan (1) Bob Marley (2) bolero (2) Bon Jovi (2) bossa nova (5) Boston (1) Boulez (1) Brahms (1) Brian Eno (6) Brittany Murphy (1) Brutal Death Metal (1) Buddy Guy (1) Burning Spear (1) Buzzcocks (2) Caetano Veloso (3) Cage (1) calipso (1) Camisa de Vênus (1) Cannonball Adderley (1) cantata (1) Carpenters (1) celta (2) Charles Mingus (1) Charlie Parker (2) Cheap Trick (1) Cher (1) Chet Baker (1) Chic (3) Chic Corea (4) chicago blues (2) Chico Buarque (2) Chopin (1) Choro (1) Christian McBride (1) Cícero (6) Clive Owen (1) comédia (16) Concerto (1) Cool Jazz (5) Count Basie (1) Counting Crows (1) country (7) country rock (3) Crumb (1) Curtis Mayfield (1) dance (3) David Bowie (6) Dead Kennedys (1) Death Doom Metal (1) death metal (6) debate (2) Debussy (2) Deep Purple (2) Def Leppard (1) Delaney Bonnie And Friends (1) delta blues (2) Dennis Hopper (1) Dennis Quaid (1) Dennis Wilson (1) Denzel Washington (1) Derek And The Dominos (1) Descartes (2) Destaques (1) Devo (2) Dianne Reeves (1) Dire Straits (1) disco (8) Divulgação (1) Dizzie Gilesppie (1) Django Reinhardt (1) Donizetti (1) Donna Summer (1) doo wop (3) Doom Metal (1) drama (27) Dream Theater (1) Drone Doom (1) Duke Ellington (4) Dulce Pontes (1) Dupré (1) Eagles (1) Earth Wind and Fire (3) easy listening (2) Electric Blues (1) electric-folk (1) Elis Regina (1) Ella Fitzgerald (1) ELO (1) Elton John (2) Elvis Costello (2) ensaio (25) Entrevista (1) época (2) Eric Clapton (3) Erroll Garner (1) Esta Música é Arte? (3) fado (2) Fairport Convention (1) Falecimentos (7) fantasia (4) Fela Kuti (1) Feldman (1) ficção científica (6) filme (69) Filosofia (3) flamenco (2) Fleetwood Mac (3) folk (9) Folk Metal (1) forró (1) Frank Sinatra (1) free jazz (4) frevo (1) Funeral Doom (1) funk (14) Funkadelic (1) fusion (10) Gal Costa (2) Gang of Four (1) Gary Numan (1) Genesis (2) Gershwin (1) Gesualdo (1) Gilberto Gil (2) glam rock (1) Glinka (2) Gluck (1) gospel (3) gótico (6) Grammy (2) Graziani (1) Gregory Isaacs (1) guerra (4) guitara (2) guitarra (5) gypsy jazz (1) Hank Jones (1) hard bop (4) hard rock (15) hardcore (2) Haydn (3) heavy metal (17) Herbie Hancock (2) hip-hop (5) Holger Czukay (1) Holst (1) homenagem (1) Horace Silver (1) Houghton (1) house (2) Ian Dury (1) Iggy Pop (2) indie rock (1) infantil (2) Iron Butterfly (1) Isaac (1) Isabelle Fuhrman (1) Ives (1) J.S. Bach (5) Jaco Pastorious (2) James Brown (2) Jamiroquai (1) Japan (1) jazz (44) Jazz Modal (1) Jean Michel Jarre (2) Jefferson Airplane (1) Jenifer Lopez (1) Jimi Hendrix (1) Jimmy Cliff (1) Jimmy Smith (1) Joan Armatrading (1) Joan Sutherland (1) João Gilberto (2) John Coltrane (1) John Mayall's Bluesbreakers (1) John Travolta (1) Johnny Alf (1) Joni Mitchell (3) Jorge Ben Jor (2) Joy Division (2) Judas Priest (1) Julia Roberts (1) Keith Jarrett (1) Kim Bassinger (1) Kiss (2) Kompha (1) Kraftwerk (2) krautrock (5) Led Zeppelin (2) Lee Jackson (1) Leibniz (1) Lenny White (1) Leonin (1) Listas (19) Liszt (2) Louis Armstrong (2) lundu (1) Machaut (1) madchester (2) Magazine (1) Mahler (2) Marcelo Nova (1) Maria Bethânia (1) Marianne Faithfull (1) Marvin Gaye (3) MDM (1) Meat Loaf (1) Medieval Metal (1) Melodic Death Metal (1) Memphis (1) Meryl Streep (1) Messiaen (1) Metal Progressivo (2) Michael Jackson (3) Mickey Rourke (1) Miles Davis (4) Miúcha (1) modal (2) modinha (1) Monteverdi (2) Motörhead (1) Mozart (6) MPB (10) músic eletrônica (3) música ambiente (4) música clásica (1) música clássica (4) Música do outro mundo (11) música eletrônica (4) música experimental (3) música industrial (2) Música na Cabeça (7) musical (1) Musicoterapia (1) Ná Ozzetti (1) Nat King Cole (1) Neil Young (1) new age (1) new wave (15) Ney Matogrosso (1) Nina Simone (1) Nirvana (1) O que é? (6) ópera rock (2) opinião (23) Oscar (1) Paco de Lucía (1) Parliament (2) Pat Metheny (1) Paul Giamatti (1) Paul McCartney (1) Paul Weller (1) Paulinho Nogueira (1) Paulo Moura (1) Penelope Cruz (1) Pere Ubu (2) Peri (1) Perotin (1) Perusio (1) Peter Frampton (1) Peter Gabriel (1) Peter Sarsgaard (1) Peter Tosh (1) piano (2) Pink Floyd (6) polca (1) Police (1) policial (5) pop (23) pop rock (4) pós-punk (6) Post-Punk (2) Poulenc (1) Power Metal (1) Presente (2) Primus (1) Prince (1) Progressive Death Metal (1) promocional (6) Public Image Ltd. (2) Puccini (1) punk rock (31) Quadrinho (1) Queen (1) Racionais MCs (1) Ramones (3) rap (2) Red Hot Chili Peppers (2) reggae (6) Reich (1) Return To Forever (1) Richard Wagner (2) Rick Wakeman (1) rock (70) rock de vanguarda (4) rock progressivo (9) rock psicodélico (3) rockabilly (2) Rolling Stones (2) romance (9) Ronnie James Dio (1) Rush (1) Russell Crowe (1) Rythm and Blues (5) Saint-Saens (1) Sam Raimi (1) samba (5) Sarah Vaughan (1) Satie (1) sax (1) Schoenberg (4) Schubert (3) Schumann (2) Scorpions (1) Scriabin (1) sebo (1) Série Especial de Domingo (80) Sex Pistols (6) Shirley Verrett (1) Show (1) Simone (1) Siouxsie and The Banshees (1) Sister Sledge (1) ska (1) smooth jazz (3) soul (9) soul jazz (4) speed metal (2) Spyro Gyra (1) Stan Getz (1) Stanlay Clarke (1) Star Trek (1) Steely Dan (1) Stéphane Grappelli (1) Steve Vai (1) Steve Winwood (1) Stevie Wonder (2) Stockhausen (1) Stravinsky (1) Sunday (1) Supertramp (1) surf music (1) suspense (14) swing (5) Symphonic Prog (1) synthpop (3) Talking Heads (2) tango (2) Tchaikovski (2) Technical Death Metal (1) techno (5) Television (1) Terri Lyne Carrington (1) terror (7) Tex (1) The Adverts (1) The B-52's (1) The Beach Boys (1) The Beatles (3) The Cars (1) The Clash (3) The Cramps (2) The Cream (3) The Crusaders (1) The Damned (1) The Doors (1) The Fall (1) The Germs (1) The Gun Club (1) The Hollies (1) The Jam (1) The Jazz Crusaders (1) The Modern Lovers (2) The Only Ones (1) The Penguin Cafe Orchestra (1) The Residents (1) The Saints (1) The Slits (2) The Specials (1) The Stooges (2) The Stranglers (2) The Trio (1) The Undertones (1) The Who (1) Thelonious Monk (2) Thin Lizzy (1) thrash metal (2) Throbbing Gristle (1) Titãs (1) Tom Jobim (2) Tom Petty (1) Tom Wilkinson (1) Top Blog (1) TOPS (1) Toquinho (1) Tracy Chapman (1) Traffic (1) trance (2) tropicália (3) Tudo isso é rock (1) valsa (1) Van Halen (2) Van Morrisson (1) Varèse (1) Vaughan Williams (1) Velvet Underground (1) Vera Farmiga (1) Vídeo (1) Viking Metal (1) Villa-Lobos (1) Vinícius de Moraes (1) Vinil (1) violão (1) Vivaldi (2) Watt 69 (1) Weber (1) Webern (1) Wes Montgomery (1) west coast jazz (1) Wheater Report (1) Willie Nelson (2) Winger (1) Winona Ryder (1) Wire (2) X-Ray Spex (1) Yardbirds (1) Yes (1)