Olivier Messiaen |
- 14 - Modes de Valeurs et d'intensités (1949-50) - Messiaen
Os maiores professores foram alunos de boa vontade. Em 1949, Messiaen pode ter sido influenciado por Cage, que recentemente havia discutido música em termos de seus componentes físicos: amplitude, frequência, timbre e duração. Quando Stockhausen ouviu a gravação de Messiaen de Modes, o segundo dos Quatre Études de Rhythme, chamou-o de "música das estrelas". Embora não seja exatamente uma obra serialista - Messiaen permitia-se a liberdade de ordenar as notas -, ela atraiu Stockhausen e Boulez, entre os mais influentes compositores do século XX, para o serialismo integral (ou total). Messiaen preferiu não prosseguir nesse caminho, mas ele havia, de qualquer modo, mostrado a direção para o futuro em que todos os elementos da música poderiam ser sistematizados. Para a maior parte das pessoas, isto é mais um pesadelo que um sonho: como se qualificam as emoções ou a estética? Contudo, como reconheceu Stockhausen, a beleza e a magia podem coexistir com a metodologia desafiadora em termos intelectuais.
Influenciados: Stockhausen, Boulez
Gravação Recomendada: Loriod (Erato)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
Posts relacionados:
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!