Carl Maria Von Weber |
- 20 - Der Freischütz (1821) - Weber
Antes de Weber, a ópera em língua alemã havia lutado em vão contra o domínio italiano do palco internacional. Houve obras-primas isoladas, como A Flauta Mágica de Mozart e o Fidélio de Beethoven, mas nenhuma provocou uma onda de bons seguidores. A primeira execução de Der Freischütz (O Caçador Furtivo ou O Franco Atirador), em 1821, mudou toda essa situação. Aqui, finalmente, estava uma obra que bebia deliberadamente nas sugestivas tradições da música folclórica e na imaginação popular da Alemanha. Suas vigorosas danças campestres inflaram de orgulho o peito nacional, sua palheta orquestral, impregnada dos sons das trompas, evocava a verdejantes florestas alemãs, e sua narrativa sobre mágicos projéteis lançados por um franco-atirador penetrou fundo nas nebulosas regiões da psique teutônica. Wagner, por exemplo, ficou fascinado com o que ouviu, e muitas páginas do Anel estão embebidas da influência de Weber, que fundou a ópera alemã e tornou-a imediatamente grande.
Influenciados: Wagner
Gravação recomendada: Harnoncourt (Teldec)
Texto extraído da revista Classic CD, Nº 20
AUDIÇÃO
2 comentários:
umas das melhores ópera que já ouvi!
e certamente uma das mais importantes.
Obrigado pela visita!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!