Joseph Haydn |
- 30 - Sinfonia Nº 26 "Lamentatione" (1770) - Haydn
Haydn não inventou a sinfonia, nem lhe coube a responsabilidade única de muitas de suas características. Contudo, sua imaginação extraordinária à solta pelo gênero durante muitas décadas, aliada a uma maestria técnica sem precedente - no final do século XVIII -, levou a sinfonia a incríveis graus de sofisticação e popularidade. No processo, ele fez mais pela formação do estilo clássico que qualquer outro compositor. Nenhuma obra pode resumir a extensão dessa realização; mas Lamentatione, sua sinfonia nº 26, é um rico exemplo de seu experimentalismo inicial. Composta por volta de 1768, a Lamentatione reflete a influência do Stum und Drung (tempestade e tensão) em seu uso do modo menor, nas súbitas mudanças de caráter e tema e nos ritmos marcadamente sincopados. Esta era uma música bem característica do final da década de 1760, e, ao contrário de C.P.E. Bach, que foi um incansável inovador da época, Haydn sempre foi capaz de controlar suas ideias. Seus ritmos sincopados e dissonâncias fazem parte de uma concepção total maravilhosamente coerente. Mozart, Beethoven e muito do que transpirou no século XIX teriam sido diferentes sem Haydn.
- Influenciados: Mozart, Beethoven - na verdade, quase todo o cânone da literatura sinfônica!
- Gravação recomendada: Northern Chamber Orchestra/Nicholas Ward (Naxos)
Texto extraído da revista Classic CD, nº 19
AUDIÇÃO COMENTADA
Haydn - Sinfonia 26 com Nicholas Ward
Trecho: 1º Movimento, "Allegro assai com spirito"
00:00 - A sinfonia começa abruptamente com um primeiro tema angular e sincopado. 00:12 - Uma breve passagem estabelece a segunda tonalidade e continua com os modelos rítmicos sincopados do primeiro tema.
00:25 - Presente em boa parte da sinfonia, o segundo tema baseia-se no canto gregoriano. Esta é uma seção muito mais longa e equilibrada, embora, num sentido mais amplo, ainda seja de uma escrita surpreendentemente lacônica. 01:05 - A exposição é repetida.
02:11 - O desenvolvimento apela para elementos do primeiro e do segundo tema, mantendo, com obstinada insistência, o estilo sincopado. 02:54 - Uma calma aparente na verdade constitui uma nova transição, levando à recapitulação, que explode em 03:04.
Programa
I - Allegro con spirito
II - Adagio
III - Minuet & Trio
2 comentários:
realmente uma obra de grande beleza, que ao mesmo tempo consegue ser empolgante e introspectiva, fazendo o ouvinte viajar por dentro de uma rede sonora em constante variação...
Lindo!!!
figurinhasdorock.blogspot
abraço
Opa
Desculpe invadir o espaço de você,mas eu queria a colaboração do Sons,Filmes e Afins e Central Musical dos anos 80,para meu novo blog.
Área Rock N Roll é um blog divulgador para blogs de Rock.Você terá muitos recursos para divulgar seu blog e mandar seus links
Entenda mais
http://www.areadorocknroll.blogspot.com/
Parabens pelo blog,seja nosso parceiro e mande bastante links até mais !!!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!