Direção: Nora Ephron. Com Maryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci e Chris Messina.
Sinopse: "Baseado em duas histórias reais". Julia Child é a esposa de um adido cultural que está baseado em Paris. Ela procura alguma ocupação e entretenimento e acaba descobrindo seu talento para a culinária. Decide escrever um livro e conta com a ajuda de algumas amigas na empreitada. Julie Powell é uma funcionária pública infeliz com sua vidinha medíocre que encontra no livro de culinária de Julia um incentivo para escrever um blog onde conta suas experiências no preparo de todas as receitas contidas nele. A primeira história se passa na década de 40 e a segunda nos anos 2000.
Indicação ao Oscar 2010: Melhor atriz: Meryl Streep.
(Muitos festejaram o reencontro de Meryl Streep com Stanlay Tucci, revivendo O Diabo Veste Prada, só que agora em uma relação mais próxima: marido e mulher; eu faço parte do cânone, porém, também ressalto o reencontro de Meryl Streep com a princesinha Amy Adams, que brilharam no ótimo Dúvida).
Julie & Julia é um filme leve, sem grandes traumas e que se desenrola em duas épocas distintas. Em uma, Meryl Streep contracena com Stanley Tucci formando um casal curioso - ela altona e ele baixinho -, mas que se amam de forma sublime, eu diria; em outra Amy Adams contracena com Chris Messina (que cara asqueroso! Vê-lo à mesa dá nojo!), formando também um casal de "almas gêmeas", mas ao contrário do primeiro, vemos alguns conflitos.
Julia Child (Streep) acompanha o marido nas andanças pelo mundo e nunca consegue se fixar em nada até descobrir o gosto pela cozinha, mais especificamente a francesa. Tem que lidar com o preconceito por ser estadunidense e mulher em meio a homens franceses no curso avançado de culinária, mas o preconceito maior vem de uma mulher: a diretora da escola. Com seu jeito amável e meio atrapalhado, consegue conquistar quase todos e faz amizades com duas colegas que estão escrevendo um livro, logo entrando no projeto e impondo naturalmente sua liderança. É obrigada a lidar com decepções quando tenta várias vezes publicar seu livro ou quando começa certa perseguição política ao seu marido, que a obriga a mudar-se de sua querida Paris. Meryl Streep está mais uma vez fantástica na interpretação e foi justíssima sua indicação ao Oscar. Não vi ainda o trabalho de Sandra Bullock (que levou o Oscar), mas adianto que para ter merecido o prêmio deve ter tido uma atuação fenomenal, acima de sua pobre capacidade (duvido!).
Julie Powell (Adams) é uma escritora frustrada que idolatra Julia e diante de uma vida sem graça como funcionária pública que vive levando desaforo pra casa, resolve fazer algo que gosta: cozinhar utilizando as maravilhosas receitas do livro de Julia Child. Para incentivar o "projeto", resolve montar um blog onde descreve suas experiências culinárias diárias, misturando com situações do cotidiano, criando assim uma espécie de diário. Moradora de uma sobreloja junto com seu marido, a menina passa por alguns maus bocados até perceber que seu blog desperta o interesse de várias pessoas, incluindo jornalistas famosos da área.
O filme é feito com muita sensibilidade e consegue ser cativante apesar da história ser bem "água-com-açúcar". A diretora mistura as duas crônicas de modo encaixado mostrando várias vezes situações semelhantes enfrentadas pelas duas protagonistas de forma paralela causando risos e comoções de modo eficiente.
Um aviso, antes de ver o filme, tenha a certeza de estar bem alimentado, pois ele dá uma baita fome com a quantidade de delícias culinárias que invadem a tela. Quase que dá para sentir o gosto ou o cheiro!
Nota: 6,5
Veja o trailer: aqui!
3 comentários:
É a história de um blog que virou livro que virou filme. Ao contrário do que costuma acontecer, gostei mais do filme que do livro, pois tem mais detalhes da vida de Julia Child e seus paralelos com a da autora.
Eu não li o livro, mas do filme eu gostei!
Valeu Edilson!
Olha, é bem difícil eu assistir um filme da Meryl Streep e achar ruim, ela é uma diva!! Amei esse filme, a história realmente é leve, assistir filmes assim é ótimo depois de um dia de trabalho estressante!! Adorei e adorei este! Valeu a pena! ;D
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!