SÁBADOS DE JAZZ APRESENTA:
CHARLES MINGUS
CHARLES MINGUS
As listas de “melhores” na música, existem para auxiliar a ressaltar grandes nomes e mostrar para o leigo qual o tamanho do artista retratado. No jazz há listas dos maiores inovadores, intérpretes, virtuoses, etc. Charles Mingus é comumente enquadrado como um dos três maiores compositores do jazz, ao lado de Duke Ellington e Thelonious Monk.
Charles Mingus Jr. nasceu no dia 22 de abril de 1922, num quartel militar em Nogales, EUA. Sua mãe era mestiça de negro e chinês e seu pai, um sargento branco, mas descendente de negros. Ressalto isso pois acredito que sua herança genética incomum seja um dos fatores da sua genialidade.
Estimulado pelas irmãs mais velhas que estudavam violino e piano, Mingus entrou no mundo musical, só que pelo lado da música clássica e, o primeiro instrumento que se interessou em tocar foi o trombone, mas como era muito pequeno para tocá-lo, optou pelo violoncelo. Com o passar dos anos, foi aconselhado por um amigo a trocar para o baixo com o argumento de que um negro, por melhor que fosse, jamais teria sucesso em orquestras de música erudita. Assim, direcionou-se para o jazz e o mundo ganhou um de seus maiores baixistas.
Ele adquiriu experiência rapidamente tocando em diversas formações de jazz, dentre elas, vale citar os grupos de Miles Davis, Charlie Parker e Duke Ellington, que era seu maior ídolo.
Como intérprete, Mingus tinha um som distinto. Cada nota soava com grande clareza. Como compositor, talvez nenhuma outra obra jazzística seja tão transparente, tão reveladora do ser humano que a criou.
Seu temperamento era explosivo ao ponto de arrancar um dente de um colega com um soco numa discussão, e, em muitos momentos sensível, gentil e inseguro ao ponto de chorar nos bastidores de uma apresentação caso algo desse errado.
Este grande artista nos deixou em 5 de janeiro de 1979, por problemas causados por uma incomum doença chamada de mal de Lou Gehrig, que causa paralisia muscular.
“ A música é a evidência de que a minha alma vai viver”
Charles Mingus
Fonte de pesquisa: Coleção folha clássicos do jazz nº 19
EM AÇÃO!
AUDIÇÕES
01 – I Can’t Get Started
02 – Alice’s Wonderland
Do álbum “The Black Saint and the Sinner Lady”
03 – Solo Dancer
Do álbum “Mingus, Mingus, Mingus”
04 – IIB.S.
Do álbum “Money Jungle”, com Duke Ellington e Max Roach
05 – Very Special
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!