Restando poucos álbuns históricos para apreciar, que foram lançados em 1978, seria impossível – e até injusto – não colocar ao menos um representante do movimento musical mais bem sucedido da época: o disco music. O problema é que a maioria dos hits não eram acompanhados de material relevante em seus respectivos álbuns, excessão feita a este trabalho da banda estadunidense, a Chic.
O grupo foi fundado pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards, ambos rockeiros que ganhavam a vida acompanhando outros artistas. Desaconselhados à investir no rock (pelo fato de serem negros), foram para o R&B e para o disco. Em 1977, Rodgers convidou sua ex-namorada La Belle, o baterista Tony Thompson e, por fim, a cantora Norma Jean Wright, que só aceitou entrar no grupo se fosse incluído em seu contrato uma cláusula que lhe permitisse manter a carreira solo paralelamente. Assim surgiu o Chic.
Entusiasmados com a demo de “Dance, Dance, Dance” e de “Everybody Dance”, os agentes da gravadora Atlantic logo os contrataram e a banda já estourou logo com o primeiro álbum, chamado simplesmente, Chic.
Houve o desejo de incorporar outra cantora, então Wright sugeriu sua amiga Luci Martin, que entrou para a gravação de C’est Chic, o disco apreciado hoje.
Site Oficial (de Nile Rodgers)
C’est Chic (1978)
Curiosidades do álbum:
- I Want Your Love ficou entre as 10 mais nos Estados Unidos e Le Freak ficou em 1º.
- Os riffs curtos e rápidos de Rodgers anteciparam o estilo pós-punk que hordas de músicos continuam a imitar até hoje.
- Várias músicas de rap, samplearam as linhas de baixo de Wright.
Audição
Meus Destaques em vermelho
01 – Chic Cheer
02 – Le Freak
03 – Savoir Faire
04 – Happy Man
05 – I Want Your Love
06 – At Last I am Free
07 – Sometimes You Win
08 - (Funny) Bone
Texto: Rodrigo Nogueira
Fonte Histórica: Wikipédia
Curiosidades: 1001 discos para ouvir antes de morrer
4 comentários:
Olá, Rodrigo!
Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho. Seu blog é fantástico! Fiquei fascinado com a variedade de gêneros musicais que você trata aqui.
"Chic" é mesmo fantástico! Para mim, é uma das bandas mais marcantes da disco music, com ótimas e vibrantes batidas.
Parabéns pelo seu trabalho! Já estou seguindo por RSS.
Um abraço!
Obrigado pela visita e elogios Adelson! Espero que volte mais vezes!
Parafraseando Herbie Hancock: “Quero fazer tudo que for possível para me tornar uma força de incentivo pelo multiculturalismo” e mostrar que o universo musical é bem mais amplo do que o que a mídia nos mostra.
Como já deve saber, passei um bom tempo por seu excelente blog ontém e fique muito satisfeito com suas dicas tão esclarecedoras e escritas de forma clara, diferentemente de outros metablogs que usam termos técnicos sem maiores explicações, como se seus leitores fossem experts, sem contar a falta de exemplos e visual para poder deixar claro sobre o que exatamente estão falando.
De todos os blogs do gênero, o seu é o que mais recomendo para quem quer aprender os "segredos" de ter um blog, parabéns!
Te devo uma visita no blog de seriados, mas já virei seguidor por lá também.
Abração!
Rodrigo,
Este blog também é perfeito, cara!
Lógico que é um estilo dançante, mas o Chic tem para mim uma das melhores "comunhões" de guitarra/baixo/bateria que já escutei. "Good Times" é prova disso!
Mais uma vez, muito obrigado Harley! Seu elogio é um grande incentivo.
Quanto ao Chic, concordo com seu ponto de vista.
Fique a vontade para aparecer, a casa é sua.
Abraço!
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, leia as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.
Obrigado por sua participação, fico na expectativa de seu retorno!